No próximo sábado (30/11), a partir das 15h, acontece a última etapa da primeira edição do Circuito de Boxe das Comunidades, na Praça General Osório, em Ipanema. O evento é uma competição que engloba pugilistas das categorias infantil até elite (alto rendimento) das comunidades do Rio. A decisão da categoria Elite, card principal, está prevista para as 18h30. O evento é gratuito.
Depois da Cidade de Deus e Rocinha, duas dentre as quatro comunidades mais populosas do Brasil, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o boxe vai à área nobre da cidade ao lado do Cantagalo para a disputa do cinturão. Se por um lado a classificação da seleção da Região Central foi bem administrada e sem sustos na Cidade de Deus, o mesmo pode ser dito no embate entre as seleções das Regiões Oeste e Sul. Os combates na Rocinha foram equilibrados até o quarto duelo, quando a equipe do técnico Rubens Macarrão abriu vantagem. Melhor para a seleção da Região Oeste que venceu por 5 a 2.
Organizador do evento e contando com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Associação Brasileira de Pugilismo, Cesário Figueiredo quer democratizar cada vez mais o esporte. O ex-presidente da Federação de Boxe do Estado do RJ, único que conseguiu o Campeonato Brasileiro – bicampeão em 2017/2018 – confirmou que o Circuito de Boxe das Comunidades vai expandir para seis ou oito eventos em 2025.