Quando pensamos em praia no Rio de Janeiro, logo remetemos a lugares como Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul, e Barra da Tijuca, na Zona Oeste. E é justamente nesse último bairro que está localizada a Praia dos Amores, um espaço ainda não tão conhecido do grande público, mas bastante interessante para quem procura sair da agitação das mais famosas.
Considerada uma extensão do Quebra-Mar, trecho da extensa orla da Barra, a Praia dos Amores fica ”embaixo” do Elevado do Joá é conhecida por ser bastante rasa, com águas muito tranquilas. No entanto, é importante destacar que sua utilização está diretamente condicionada com a maré não estar alta, pois a faixa de areia desaparece.
É uma das menores praias do Rio e consegue oferecer dias de águas cristalinas e com uma mudança de visual – que nem parece ser na Barra – com casas e prédios mais baixos, restaurantes e ângulos da Pedra da Gávea. Contudo, a mesma praia pode reservar águas poluídas pelo esgoto do Complexo Lagunar da Barra – a Praia dos Amores fica na foz da Lagoa da Tijuca, ao lado do Quebra-Mar, debaixo da Ponte da Joatinga.
A maré influencia diretamente a qualidade da água, por isso, para não tomar um susto com dia de praia suja, especialistas dão dica de como saber quando a praia estará cristalina. De acordo com oceanógrafo David Zee, o visitante tem que observar o movimento, o horário, da maré e até as fases da lua.
“O ideal é ir às luas nova e cheia, na maré de sizígia (quando a superfície do oceano sobe e desce mais que o normal). Nessa situação, quando a maré está na baixa, ela vaza com força, quando está na cheia, entra com força. Se você for em um dia de lua cheia e lua nova procure ver o horário de maré cheia. E, nesses horários que o mar entra com muita força, a maré vai estar muito limpa, muito bacana para curtir. Quando estiver baixando, vai estar toda suja”, explicou Zee, ao G1.
Protegida do mar aberto, a praia raramente tem água agitada, e atrai praticantes de stand up paddle, caiaque e jet ski, entre outros esportes náuticos.
”Já fui algumas vezes à Praia dos Amores e super indico. Em dias de sol e maré baixa, é um lugar ideal para curtir um mar calmo e com cenário belíssimo para boas fotos. Vale muito a pena ir”, diz Rebeca Fonseca, moradora de Jacarepaguá.
Vale ressaltar que a região do Jardim Oceânico, onde está situada a Praia dos Amores, é considerada quase que um sub-bairro da Barra, por ter ”vida própria”. Por lá, há também a Ilha da Gigóia, considerada por muitos como a ”Veneza carioca”, um local totalmente aprazível para fugir da agitação do Rio de Janeiro sem sair da cidade.
Como chegar
A Praia dos Amores fica a uma distância de aproximadamente 25 minutos a pé da estação de metrô Jardim Oceânico. Além disso, as linhas de ônibus 863, 301/302, 565 e 548INT3 passam pela região.