A partir desta quarta-feira (1), o município de Miguel Pereira, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, ganha mais um reforço na sua Segurança Pública. A Secretaria de Polícia Militar e o prefeito André Português (PSC) inauguraram a 2ª Companhia Destacada do 10° BPM, estrategicamente localizada na entrada da cidade, próxima à RJ-125.
Com um efetivo de 120 agentes, Miguel Pereira e cidades vizinhas, como Paty do Alferes serão patrulhadas ostensivamente, para que população local e turistas desfrutem de um cotidiano seguro durante as suas atividades.
O governador Cláudio Castro (PL) destacou que, com a criação de novas atrações turísticas, o município tem atraído um contingente de visitantes cada vez maior. Por isso, investir em segurança é primordial para os rumos da cidade.
“A cidade de Miguel Pereira está recebendo um número expressivo de visitantes, com a inauguração de novas atrações, como o Parque dos Dinossauros e a Rua Coberta. Por isso, vimos a necessidade, junto com o prefeito André Português, de inaugurar a companhia na região,” disse o chefe do Executivo estadual.
André Português, por sua vez, ressaltou que o Governo do Estado tem respondido prontamente às demandas da região, cujo desenvolvimento só vem a somar ao turismo fluminense.
“A nova companhia está estrategicamente localizada em uma rodovia com grande circulação de veículos, ampliando a capacidade de controle da criminalidade em toda a área. Mais uma vez o Governo do Estado nos atendeu prontamente, quando explicamos sobre a necessidade de trazer para Miguel Pereira uma unidade policial,” afirmou o prefeito de Miguel Pereira, que já conta com uma base do programa Segurança Presente, para combater a criminalidade local. No dia a dia, policiais militares e guardas municipais fazem patrulhamento a pé, de moto e viatura, no centro comercial e nas áreas turísticas da cidade.
Miguel Pereira tem passado mudanças profundas que impactam não somente a Região Serrana, mas também a economia do Estado do Rio. O prefeito André Português e sua equipe elaboraram um criterioso planejamento para transformar a cidade na “Gramado fluminense”.
No dia 9 de janeiro, André Português concedeu uma entrevista ao DIÁRIO DO RIO, na qual ressaltou que a cidade possui diversos indicadores bem avaliados não somente pelos moradores da região, mas também por turistas e observadores externos. Segundo ele, o investimento na vocação natural da cidade: o turismo, é um dos trunfos para a boa avaliação do município.
“Planejamos e preparamos equipamentos para que a cidade fique ainda mais forte nesse setor. Temos uma meta de receber cinco milhões de turistas por ano. Um dos exemplos é o Parque dos Dinossauros, que é o grande projeto de turismo do Rio e do Brasil no momento. É o maior parque de dinossauros do mundo, com 1 milhão e 400 mil metros quadrados. E o segredo é que juntamos entretenimento à natureza. Esse 1 milhão e 400 mil metros ficam em área de mata atlântica e colocamos lá a magia dos dinossauros, que é um assunto que não prescreve. Com isso, vamos trazer só no parque um milhão de turistas por ano,” disse André Português ao DDR.
Os novos projetos não param por aí. Ao Diário do Rio, o prefeito enfatizou que, para transformar a cidade na “Gramado fluminense”, a prefeitura inaugurou a Rua Coberta, um projeto inspirado na cidade sulista. Ele adiantou ainda que, no final de fevereiro, será inaugurada a Maria Fumaça, que alçará Miguel Pereira à condição da primeira cidade brasileira com trem turístico.
“Acabamos de inaugurar a Rua Coberta, um projeto inspirado na cidade de Gramado. Nossa intenção é transformar Miguel Pereira na Gramado fluminense. E a Rua Coberta é um ponto alto de Gramado. Em Miguel Pereira são 10 restaurantes, dois panorâmicos, e duas salas de cinema. E vamos inaugurar a Maria Fumaça, no fim de fevereiro. Miguel Pereira ser a primeira cidade brasileira com trem turístico. O fim do percurso da Maria Fumaça vai ser na Rua Coberta, de frente para os restaurantes e cafés. Só a Maria Fumaça vai levar 920 mil turistas por ano para Miguel Pereira. Em junho, vamos inaugurar o Parque das Aves, uma área de soltura de pássaros que vai levar mais de 700 mil turistas para a cidade todos os anos, com restaurantes temáticos, diversão para as crianças. Criamos, também, um projeto que é a Serra Mais Bonita do Brasil, no acesso à cidade, que tem quase 12 km e plantamos 2.380 ipês amarelos e com isso teremos, todos os anos, por 30 dias, um espetáculo natural provocado pelas cores dos ipês,” destacou o prefeito.
André Português explicou que, para executar projetos de tamanha envergadura, a realização de parcerias é de fundamental importância. Os investimentos captados junto ao Governo Federal, ao Governo do Estado e às empresas privadas têm possibilitado a concretização das metas do plano de desenvolvimento de Miguel Pereira.
“O segredo da nossa cidade, primeiro claro que é a sabedoria que Deus nos dá em conduzir tudo. Em segundo são essas grandes parcerias. Uma delas, muito forte, é com nosso querido governador do estado do Rio de Janeiro. Sem ele nada seria possível. Não tivesse o empenho pessoal do governador Cláudio Castro, muito do que fizemos não seria possível. Não aconteceria. Nós buscamos também grandes parcerias com o Governo Federal e com empresas privadas. O governador Cláudio Castro conseguiu trazer a confiança novamente dos investidores ao Rio de Janeiro e, com isso, proporcionou que a cidade de Miguel Pereira voltasse a crescer. Em uma dessas parcerias foi possível criação do Parque dos Dinossauros, o maior do mundo nesse quesito,’ explicou o chefe do Executivo de Miguel Pereira.
André Português lembrou ainda que, apesar de a cidade ter sido politicamente emancipada há 67 anos, permaneceu sem receber investimentos relevantes por quase 40 anos. O seu desafio como prefeito é reverter o atraso gerado por tamanho abandono. Tal objetivo tem sido alcançado através de preparação, planejamento e muito trabalho. Segundo André Português, a população de Miguel Pereira pode esperar grandes realizações ainda em 2023 e muito mais para os próximos anos.
“A população pode esperar que a gente vai finalizar todos os projetos que a gente anunciou. Começamos agora uma grande parceria com o Governo do Estado. Um dos maiores problemas da cidade era a questão do seu abandono nos bairros, pavimentação. Uma cidade que tem sessenta e sete anos de emancipação política e há mais de quarenta anos não tinha nenhum tipo de investimento e a gente veio resgatar nesses quase seis anos (se a gente extrair dois anos e meio onde o mundo parou que foi a pandemia), temos apenas três anos e meio de governo. E o que a gente conseguiu avançar nesses três anos e meio não se avançou nos mais de sessenta anos que a cidade tem. Tudo é planejamento. Tudo na vida que não tem planejamento não se tem resultado e Miguel Pereira a gente se preparou muito para governar. Como eu disse, primeiramente eu agradeço a Deus que é ele que está me dando sabedoria, saúde e direção para conduzir a cidade. Além disso, tem o preparo, uma boa equipe, uma belíssima equipe de secretariados, pessoas capacitadas em cada área, e a ajuda da população.”
Leia a entrevista completa: “Prefeito de Miguel Pereira, André Português afirma que vai transformar a cidade na ‘Gramado fluminense”