Prefeitura do Rio faz balanço sobre Réveillon 2023

Veja os números gigantes da operação da Prefeitura do Rio para as festas oficiais do Réveillon 2023 no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Três milhões de pessoas celebraram o Réveillon nos nove palcos espalhados pela cidade do Rio. Somente em Copacabana, o público foi superior a dois milhões para receber 2023, em uma noite que marcou a retomada da maior festa de réveillon do planeta, após dois anos de pandemia de Covid-19. Apesar de alguns problemas que marcaram a noite, como som, segurança e fumaça nos fogos, que culminaram com reclamações da grande estela em Copacabana, Zeca Pagodinho.

Foi uma noite incrível. Após dois anos, o maior réveillon do mundo voltou e retomamos a festa em Copacabana com todo o seu esplendor. Cariocas e turistas celebraram a chegada de 2023 em um clima de paz, harmonia, amor e ao som de artistas incríveis do nosso país. Feliz 2023 para todos“, comemorou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Além de Copacabana e sua queima de fogos de 12 minutos, Penha, Flamengo, Recreio e Barra da Tijuca, Paquetá, Ilha do Governador, Ramos, Guaratiba, Se Petipa e Madureira também receberam o público para comemorar a chegada de 2023. Um clima de diversidade e inclusão.

Precisávamos celebrar esse recomeço após dois anos de pandemia. A festa está maravilhosa, inesquecível. Cariocas e turistas puderam curtir a virada de 2023 em paz e harmonia, com shows maravilhosos e muitos fogos. Essa festa é só o recomeço, vamos ter um ano de muitas alegrias, muitos eventos, mostrando que toda a cidade tem potencial para realizar momentos deslumbrantes. Vamos ter um 2023 de muitas surpresas” disse o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Advertisement

A participação de 30 instituições públicas no Réveillon 2023 garantiu fluidez à festa. 195 profissionais da CET-Rio coordenaram o trânsito nas ruas e mais de 1.500 agentes e guardas municipais planejam operações e apoio ao trânsito. E mobilizou mais de 4.400 garis, o maior número da história. Só Copacabana teve quatro postos médicos, com cerca de 300 profissionais de saúde e mais de 30 ambulâncias prestando atendimento. A festa foi acompanhada por novas telas do Centro de Operações Rio (COR), inaugurado no sábado, 31/12, um video wall com 125 telas de 55 polegadas, o maior da América Latina.

O balanço da ação institucional no Rio de Janeiro:

Ordem Pública e Guarda Municipal

Na Operação Réveillon 2023, foram utilizados 1.517 agentes especiais para fiscalizar os ambulantes e realizar o ordenamento urbano, enquanto 355 guardas municipais se dedicaram ao monitoramento e fiscalização do trânsito. A operação teve início na sexta-feira (30/12) e até a manhã deste domingo (01/01), os agentes apreenderam 9.724 itens como: 165 garrafas de vidro, 14 cabos de energia, duas churrasqueiras, dez carrinhos, duas mesas de som, dois amplificadores, quatro alto-falantes, cilindros, grelhas, etc.

Também foram aplicadas 540 multas, a maioria por infrações de estacionamento, 1.363 vendedores ambulantes ilegais foram removidos e 179 carros foram rebocados. Além disso, 19 pessoas foram detidas e levadas à delegacia por motivos diversos, como: furto de pedestre e desrespeito aos agentes quando abordados. Há também o registro de uma criança desaparecida que foi devolvida aos responsáveis.

Saúde

A unidade montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na orla de Copacabana com quatro postos de saúde, atendeu 469 pessoas das 17h30 do dia 31 às 5h do dia 1º. A maioria dos pacientes sofreu traumas (cortes, quedas, pancadas) ou desconfortos, muitos dos quais decorrentes do consumo excessivo de álcool. 60 pacientes precisam ser transferidos para um hospital da rede.

Cerca de 300 profissionais estiveram envolvidos na estrutura de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, operadores/administradores do posto, porteiros e uma equipe de 30 ambulâncias, composta por médicos, enfermeiros e motoristas. Aumentou o número de médicos nas unidades de referência que receberam pacientes transferidos – Miguel Couto/CER Leblon, Souza Aguiar/CER Centro, Salgado Filho e Lourenço Jorge.

COMLURB

Todas as festas oficiais de Réveillon do Rio de Janeiro geraram 892 toneladas de lixo. Só em Copacabana, principal palco de festas da cidade, foram 444,5 toneladas, quase metade do coletado em toda a cidade. Essa quantidade inclui os resíduos coletados na pré-limpeza das festas do dia 31 de dezembro, totalizando 27,9 toneladas, sendo 17,2 toneladas apenas em Copacabana. O número é superior ao de 2020, último grande réveillon antes da pandemia, quando foram recolhidas 762 toneladas de lixo, sendo 351 toneladas só em Copacabana.

Depois de Copacabana, o evento com maior acúmulo de lixo foi na Barra da Tijuca, com 137,2 toneladas. Ipanema, Leblon e São Conrado geraram 75,3 toneladas de resíduos. No Aterro do Flamengo são 56,3 toneladas. Seguiu-se Recreio (52,9 toneladas), Ilha do Governador (38,9 toneladas), Botafogo/Urca (23,2 toneladas) e Paquetá (20,5 toneladas).

A empresa colaborou com 4.456 catadores de lixo distribuídos em diversos canteiros de festas, equipados com 171 caminhões como compactadores e basculantes, 20 pipas d ?água para lavagem das vias com água de reuso, 67 conjuntos de equipamentos como pás mecânicas e pás pequenas, varredoras de médio porte e tratores de praia com implementos traseiros para peneiramento da areia.

Foram disponibilizados 2.000 contêineres de 240 litros e 1.000 caixas metálicas de 1.200 litros, em todos os pontos de festa, sendo metade em Copacabana. A operação especial de réveillon em Copacabana teve início no dia 31/12, com a pré-limpeza para a festa, com ações em toda a extensão da Av. Atlântica, incluindo o calçadão dos prédios, as pistas e as vias de acesso, com 376 garis, com apoio logístico de caminhões compactadores e vans.

A empresa também manteve quatro pontos de apoio logístico e coleta seletiva: entre a Rua Francisco Sá e a Rua Souza Lima, em frente à Rua Santa Clara, em frente à Avenida Prado Júnior e em frente à Rua Anchieta. Alguns garis também limpam os postos médicos montados para festas em Copacabana: Rua Duvivier (Praça do Lido), Rua República Peruana, Rua Santa Clara e Rua Xavier da Silveira e Rua Bolívar entre as ruas.

CET-Rio

A CET-RIO informou que os bloqueios do trânsito em Copacabana foram executados no horário do planejamento. Às 5h da manhã de hoje, a entrada no bairro foi liberada como previsto. Às dez horas, a pista das edificações da Av.  Atlântica foi aberta no sentido Leme. A da orla continuará interditada para área de lazer até às 18 h, como sempre ocorre aos domingos e feriados.

Assistência Social

Das 16h do dia 31 de dezembro às 6h do dia 1º de janeiro, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou 720 atendimentos a crianças e adolescentes em 13 postos da cidade. O serviço mais procurado é a identificação de crianças e adolescentes. Também foram realizados trabalhos de acolhimento e combate ao trabalho infantil. Ao todo, 125 profissionais da estrutura do SMAS participaram da operação de Réveillon em Copacabana, entre eles: assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais.

Divisão de Política e Promoção da Mulher

Não foi realizado nenhum tipo de atendimento no posto de acolhimento, montado pela Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher na escola municipal Doutor Cícero Penna (Avenida Atlântica, 1.976), para mulheres vítimas de violência durante a festa de Réveillon, em Copacabana. Assim como nenhum registro foi feito através do programa Tem Saída 24h!, via 1746.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Prefeitura do Rio faz balanço sobre Réveillon 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui