O secretário municipal de Ordem Pública e chefe do gabinete de crise da Prefeitura Gutemberg Fonseca foi o convidado desta terça-feira na live “Bate-bola com Felipe Michel“, pelo Instagram.
O secretário começou a conversa com uma boa notícia – a aeronave da Latam trazendo 40 toneladas de insumos da China, entre eles 150 respiradores, 1 milhão de máscaras e 200 monitores, já chegou ao Rio de Janeiro.
Ainda assim, Gutemberg admitiu que pode acontecer um lock down na cidade toda, caso a curva continue subindo.
“Tem risco de fazer lock down na cidade toda sim. Se chegarmos à carga máxima de ocupação e a fila continuar aumentando, precisaremos desacelerar a curva, tomando medidas para que o contágio não continue na mesma velocidade“.
O secretário explicou que, com a chegada dos respiradores e a abertura de novos leitos, a fila tende a diminuir, aí sim o lock down parcial será liberado.
“Tivemos que fechar ruas de alguns bairros onde estava havendo muita aglomeração. Flagramos em Campo Grande um jogo num campo de futebol e idosos jogando cartas sem máscara no calçadão lotado“. As informações são geradas pelas operadoras de celular.
Segundo Gutemberg, hoje 98% dos leitos estão ocupados, há 386 pacientes na fila e a média de internação é de 22 dias. Ele disse que o governo federal vai liberar em breve uma grande quantidade de cloroquina para ser usada nos hospitais.
Felipe Michel destacou a importância do Legislativo trabalhar em conjunto com o Executivo, editando projetos de lei que ajudem no combate ao COVID-19.
A tradução literal de ”lockdown” não é ”Tranca Rua” e sim Fecha Tudo