A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos deu início a um novo projeto de revitalização de áreas urbanas com uso indevido na cidade. Batizada de “Cantos do Rio”, a iniciativa tem como foco transformar pontos que vinham sendo tomados por lixo e abandono em espaços recuperados para a população. O primeiro local a receber o “banho de loja” foi na altura do número 94 da Rua Frei Caneca, no Centro do Rio.
“Cantos como esse da cidade, que viviam com lixo, com sujeira e depredações podem ser conservados como fazemos nos cantinhos da nossa casa. Esse projeto resulta justamente de um olhar mais carinhoso, mais cuidadoso, como esses lugares”, afirmou o secretário de Conservação, Diego Vaz.
O espaço, que chegou a ter o acesso fechado pela Unirio devido ao estado de abandono, passou por uma série de melhorias realizadas em parceria com a Comlurb e a RioLuz. O local ganhou um canteiro com plantas e um grafite da artista Guida, além de serviços de pintura, asfaltamento, nova iluminação, manutenção da calçada e implantação de rampa de acessibilidade.
“Assim, a gente vai recuperando aquele orgulho, aquele sentimento de pertencimento. Mais de 50 lugares já foram mapeados para receberem uma revitalização completa”, acrescentou Diego Vaz.
O projeto busca não apenas a melhoria estética, mas também o resgate do vínculo afetivo da população com o espaço urbano, valorizando a convivência e promovendo a conservação coletiva.