Com a volta das atividades educacionais em todo estado do RJ, alunos de escolas de 16 municípios do Rio retomam às aulas presenciais nesta segunda-feira (19/10), depois de sete meses de interrupção por causa da pandemia da Covid-19. A volta às aulas está autorizada para estudantes do 3º ano do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA – Fase IV). Na capital, 19 escolas não vão reabrir. Nas unidades que voltaram a receber alunos, o movimento nas salas de aula foi tímido.
No Colégio Estadual José Leite Lopes, no Andaraí, onde funciona o Nave, programa de educação do Oi Futuro, são cerca de 120 estudantes distribuídos em quatro turmas de 3º ano do Ensino Médio. O professor de História e Sociologia Fernando Mauro, no entanto, estima que cerca de dez retornam à escola, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira.
Em unidades de ensino da rede estadual em diversas regiões da cidade, como no Colégio Estadual Amaro Cavalcanti, no Catete , na Zona Sul e no Colégio Visconde de CairU Méier, na Zona Norte, a maioria dos colégios registrou pouca adesão de alunos.
No colégio Paulo de Froutin, na região central da cidade, o movimento de alunos também ficou aquém do fluxo normal.
No último dia 16 de outubro, o secretário estadual de educação, Comte Bittercourt, anunciou a volta das aulas presenciais para alunos do terceiro ano do ensino médio, nesta semana. No entanto, 34 municípios do RJ não autorizaram a retomada das atividades.
[…] Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão liberados para voltarem às escolas, porém a frequência dos alunos no retorno foi baixa. A retomada gradativa ainda provoca desentendimentos entre sindicatos, pais de alunos e […]
[…] risco de contágio pelo Covid-19 e com a retomada autorizada pela prefeitura. O primeiro dia teve baixa adesão dos alunos, sendo um período de adaptação para os que quiseram voltar ao ensino presencial. As […]