O Procon Carioca, órgão da Prefeitura do Rio vinculado à Secretaria Especial de Cidadania, notificou ao Bradesco para apresentar informações, no prazo de cinco dias, na sede do Instituto, no bairro do Estácio, a respeito de uma instabilidade no sistema bancário da instituição. De acordo com relatos dos consumidores, o problema causou créditos e débitos repentinos em suas contas na segunda-feira (27/11).
Por conta do ocorrido, alguns usuários disseram ter ficado até com a conta negativada. A fornecedora esclareceu, em nota, que “o processamento noturno do banco não atualizou corretamente o saldo da conta corretamente de um grupo reduzido de clientes e a situação deve ser regularizada em breve”.
Considerando a essencialidade do serviço bancário, bem como o dever de continuidade na prestação do referido serviço, o Instituto Municipal de proteção e Defesa do Consumidor solicitou os seguintes esclarecimentos: O que causou a falha no sistema bancário? Qual a previsão de regularização? Os dados dos consumidores foram afetados? Quais providências e procedimentos foram adotados pela empresa para com os consumidores que tiveram valores alterados de suas contas? Quais medidas foram tomadas para reduzir eventuais danos experimentados pelos consumidores que foram impossibilitados de utilizar o serviço da notificada?
O diretor-executivo do instituto, Igor Costa, informou que é preciso garantir que as empresas respeitem o que determina o Código de Defesa do Consumidor.
“O Procon Carioca segue atento para que o cidadão tenha os devidos esclarecimentos e que tenha seus direitos resguardados. Quaisquer dúvidas, basta procurar nossa equipe via canais de atendimento“, disse.