A produção de ação fluminense registrou uma produção bruta de 3,5 milhões de toneladas entre janeiro e maio de 2024. O avanço foi de 2,6%, em relação ao mesmo período do ano passado. O mês de maio registrou uma produção de 698 mil toneladas do minério – 27% da produção total do Brasil. O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de aço no País, perdendo apenas para Minas Gerais. As informações são do Instituto Aço Brasil (IABr), representante das empresas produtoras do minério no território nacional.
O governador Cláudio Castro (PL) celebrou os resultados do setor, ressaltando a importância do parque siderúrgico fluminense para a economia estadual e nacional.
“A indústria siderúrgica exerce um papel relevante no desenvolvimento econômico do Estado e do País. O setor mantém a economia em movimento, gera empregos, investimentos, fornece insumos para diversos outros setores, e contribui para o comércio exterior. Temos um importante parque siderúrgico instalado no estado e o crescimento da produção de aço reflete o avanço da economia fluminense”, comentou o governador.
Pelo acompanhamento do IABr, em maio a produção brasileira de aço bruto registrou um recuo de 7,4%, com 2,5 milhões de toneladas produzidas comparativo a maio de 2023. Já no acumulado anual, a produção nacional, no período, aumentou 0,6%, com a produção de aço bruto atingindo 13,5 milhões de toneladas.
“O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor nacional de aço, essencial para a construção civil e obras públicas, e seu consumo tem ligação direta com o progresso econômico”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.