Projeto quer implantar portaria nas escolas do RJ para reforçar segurança

A medida, de autoria do deputado Vinicius Cozzolino, visa reforçar os protocolos de segurança nas escolas depois dos últimos episódios de violência em unidades de ensino do país e do estado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Escola Manoel Cícero, na Gávea — Foto: Reprodução

Um Projeto de Lei que prevê a criação de portaria em todas as unidades da rede estadual de ensino do estado do Rio está em tramitação na Assembleia Legislativa. Trata-se do projeto nº 709/2023 de autoria do deputado estadual Vinicius Cozzolino (União). A medida visa reforçar os protocolos de segurança no ambiente escolar depois dos últimos episódios de violência em unidades de ensino do país e do estado.

Atualmente, muitas escolas não contam com vigias e porteiros, o que dificulta o controle de quem entra e sai da escola. Para acabar com esse problema, a proposta garante a instalação de um equipamento eletrônico, de preferência, catracas e uma equipe para supervisionar esse trabalho. 

Temos enfrentado dias difíceis e desde o ataque na creche de Blumenau, em Santa Catarina, os casos aumentaram absurdamente. Nossas crianças e jovens merecem estudar em um ambiente seguro, livre da violência e do medo. As portarias têm um papel fundamental na prevenção de invasões, roubos e violência em escolas e o objetivo do PL é fazer esse controle para coibir a atuação de agentes externos”, explica Cozzolino.

Alunos da rede municipal do Rio são apreendidos após ameaças de ataques a escolas  

Na útima quarta-feira (12/04), dois alunos da rede municipal de ensino do Rio foram apreendidos depois de serem acusados de ameaças de ataques a escolas da capital fluminense. A afirmação foi feita pelo prefeito Eduardo Paes, através de suas redes sociais.

Advertisement

A interceptação dos estudantes é fruto de uma força-tarefa envolvendo Prefeitura, Polícia Civil e Ministério da Justiça. A ação foi criada após os ataques a escolas em Blumenau São Paulo. Os dois já começaram a ser ouvidos pela Polícia Civil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Projeto quer implantar portaria nas escolas do RJ para reforçar segurança
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Colocar catraca e, supondo derem eletrônicas, ter alunos previamente cadastrados, para acesso biométrico, será de um custo enorme, na instalação e manutenção do equipamento e do sistema…
    Nem é frequente ver catracas em escolas particulares.
    Haver Inspetor treinado além de combater as causas dos ataques – a maioria por questão de ódio, problema psicológico comportamental atrelado às causas passadas, bullying, violência (portanto, necessário psicólogo presente mais que segurança presente).

  2. Basta melhorar o quadro de pessoal. Ter psicólogo na Secretaria da Educação. O psicólogo visitando as escolas com regularidade e acompanhamento permanente (o que de início impossível terceirizado, pois não há estabilidade, muda-se de profissional a todo ano, e o acompanhamento e confiança se perde). Para mais. colocar Inspetor escolar na porta enquanto durar o expediente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui