O Rio de Janeiro, com sua geografia impressionante, oferece oportunidades únicas para os visitantes explorarem além dos roteiros tradicionais. Uma das experiências mais emocionantes voo de asa-delta, considerado um dos mais bonitos do mundo. O primeiro voo no município rolou em 1974, pelas mãos do ousado francês Stephan Dunoyer de Segonzac. Acompanhando o boom global da asa delta, ele queria mostrar aos brasileiros o potencial do esporte e, ao mundo, as belezas daqui. Então decolou do Corcovado, sobrevoou a Zona Sul e pousou no Jockey Clube da Gávea.
Atualmente, os voos têm partida do topo da Pedra Bonita, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Localizada a 517 metros acima do nível do mar, a rampa da Pedra Bonita está inserida na área do Parque Nacional da Tijuca. O acesso é feito pela Estrada das Canoas, aproximadamente 7 km da Praia do Pepino, onde ocorre o pouso. A subida até a rampa é facilitada por uma estrada calçada, acessível a qualquer carro em boas condições. Na área, há lanchonetes, banheiros para visitantes e pilotos, proporcionando conforto e conveniência.
Existem duas rampas de decolagem: uma para asa-delta, com estrutura em metal e madeira, e outra em grama sintética e madeira, destinada às decolagens de parapentes. As rampas permitem decolagens do quadrante de vento SW até NE, proporcionando condições ideais para voos com aproveitamento de lift e térmicas.
Ambas as rampas são controladas por fiscais, responsáveis por verificar a documentação e autorização do piloto, além de supervisionar os procedimentos de segurança prévios à decolagem. Uma estação meteorológica na rampa e câmeras de vídeo também auxiliam na garantia das condições ideais para os voos.
O pouso oficial ocorre na Praia do Pepino, em área gramada próxima à sede do clube, ou na extensão da faixa de areia do canto direito da praia. Os passeios de asa-delta estão sendo comercializados a R$ 800 por pessoa, com duração média de 5 a 20 minutos. Não é necessária nenhuma experiência prévia para realizar o voo duplo de asa-delta, sendo a única exigência da Associação Brasileira de Voo Livre o limite de peso do passageiro, que não deve ultrapassar os 100kg. As reservas podem ser feitas através das páginas das empresas associadas ao local, e os voos podem ser agendados individualmente ou em grupos.
É um voo de instrução, como se fosse uma aula experimental numa academia, caso a pessoa tenha interesse faz o curso completo e se torna piloto de voo livre! Todos os pilotos são credenciados pela ANAC e homologados pela CBVL, são aerodesportistas!
O Clube São Conrado deVoo Livre ( CSCVL) opera dentro da legalidade segundo as normas da ANAC, sendo o terceiro lugar mais visitado pelos turistas de aventura depois do pão de açúcar e corcovado. Cobrar pela atividade é legal no mundo inteiro, inclusive no RJ por ser considerado o melhor lugar do planeta para a prática do esporte..
Tem quem pague?
Gostei da divulgação.
É proibida a prática de cobrança por voo duplo. Alguns burlam as regras fazendo com que a pessoa que vai saltar se inscreva como se fosse para um curso e pague, hipoteticamente, a primeira mensali. ?
Você está totalmente desinformado ! O CSCVL opera dentro da legalidade com o aval da ANAC ( departamento da aviação civil ) .