Quintino: Eduardo Paes reclama enquanto deveria governar

Cercado por um terceiro escalão de cabos-eleitorais de ex-secretários, o Prefeito ainda não entendeu que o que quer, só vai conseguir se puser essa gente pra trabalhar pela valorização do espaço público.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Eduardo Paes em ônibus do BRT Rio - Foto: Reprodução

Eduardo Paes tornou habitual usar o seu Twitter para reclamar. No último sábado, 9/4, foi do uso do Galeão como pista de corrida de Stock Car, em evento que teve a presença do governador. Wagner Victer falou sobre isso em sua coluna no DIÁRIO DO RIO. E não é sobre isso que quero falar, se o Galeão não está sendo usado o suficiente, de algum lugar tem que tirar dinheiro, além do Stock Car trazer divisas e visitantes para a cidade. A questão aqui é falarmos sobre o hábito de reclamar do prefeito, que vem se tornando regra.

Insisto, gosto muito de Eduardo Paes, ele representa um Rio que pode dar certo, um Rio que conecta Zona Sul ao Subúrbio e ao Centro, um trabalhador incansável, mas não é só para simbolizar a figura do “Prefeito Cariocão” que foi eleito. Paes foi eleito para governar, micro-administrar, verificar se as pessoas que nomeia estão de fato fazendo alguma coisa, e em alguns momentos é de se duvidar que esteja fazendo isso.

Como um comerciante vai investir em nossa cidade se na frente de seu comércio tem toneladas de camelôs clandestinos que são controlados por milicianos? Eduardo Cavaliere estava até fazendo um bom trabalho na demolição de prédios construídos pela milícia, mas não é só de lá que vêm os proventos daquela classe de criminosos. O aluguel de espaços de camelôs – na Zona Oeste e no Centro principalmente – também prejudica a cidade, a economia e os próprios trabalhadores.

Advertisement

Cadê o Prefeito que não vê que o subprefeito do Centro vive enfiado em São Cristóvão e Caju, e que o Centro que parece estar nas prioridades de seu plano de governo é ignorado pelo seu terceiro escalão? Será que o Prefeito não sabe que tem ferro velho ilegal funcionando do outro lado da rua da Subprefeitura? Será que Paes não vê as bancas de jornal fechadas, em ruínas, e sendo usadas como depósito de mercadoria por vezes roubada e falsificada, de camelôs? O prefeito já viu a banca de jornal na Rodrigo Silva que ocupa a calçada inteira? Aliás, será por ordem dele que a lei que regula o funcionamento das mesmas bancas virou papel higiênico e letra morta?

Andar pelas ruas dá a sensação de uma cidade deixada a própria sorte. Como explicar que nada seja feito, que o camelô retirado na segunda esteja de volta na terça? No dia em que foi inaugurada a nova área de excelência havia 47 ambulantes no buraco do Lume. Uma semana depois, havia mais de 60. Apenas se vê o abandono total do Poder Público e o resultado de um Subprefeito desaparecido no Centro. Isso, temos de deixar claro, se chama incompetência e deixa as coisas como estão.

O simpático e inoperante subprefeito Pavão é cabo-eleitoral de Pedro Paulo, assim como a pior subprefeita da história – a inútil Ana Ribeiro, da Zona Sul, que foi promovida a cuidar dos eventos da cidade e acaba de investir 500.000 reais do nosso dinheiro num evento gospel que pretende destruir o que restou da Quinta da Boa Vista. Aliás, evento que recebeu autorização do mesmo Cavaliere, no apagar das luzes da sua gestão no Meio Ambiente. Uns votinhos neopentecostais não fazem mal, e que se dane a Quinta, que vai receber uma horda de 50.000 pessoas, dez vezes mais que sua capacidade. Conveniente.

Já trabalhei em controle urbano e é algo a ser feito diariamente; é uma construção, tijolinho por tijolinho. A Prefeitura precisa se mostrar presente sempre, a Guarda Municipal tem de estar na rua todos os dias e trabalhando, ostensivamente. Nada de ficar só olhando o WhatsApp ou conversando e sim agindo pela cidade. Paes sabe como faz. Fez isso muito bem no passado. Quando não se pensava em inúteis normas de compliance que ninguém cumpre, idealizadas por mais um secretário-candidato pra se promover mais do que pra fazer qualquer bem à cidade, tínhamos o eficiente Matieli à frente da ordem pública.

O outro problema, o dos mendigos, já passou dos limites – é insuportável. Recentemente, uma mulher foi esfaqueada por um deles nas ruas, e aí – lógico – temos alguém que vai sair em defesa deles aqui. É o que chamo do falso bom mocismo, tendo como maior representante o infame Gabriel Monteiro. Todos os dias alguém é atacado por um deles; ontem nas redes sociais o assunto era o mendigo maluco que soca a cara de mulheres – só mulheres – em Botafogo. Antes disso foi o que esfaqueou uma mulher que fumava do lado de fora do hotel South American, em Copacabana. Todo dia um caso diferente de agressão gratuita por um deles.

Não gosto muito de tocar na questão dos transportes no Rio, pois a solução é muito, muito difícil: acho que passa mais pela aplicação daquele conceito de cidade compacta do que de sonhar com a excelência do sistema que temos. Não fui eleito e nem quero ser, e aqui é onde termina meu liberalismo, porque só enxergo algo que realmente funcione com injeção firme de recursos públicos: metrô e trem. Mas Paes não pode só reclamar como eu, pois ele sabia onde estava se metendo quando se candidatou.

O Rio tem tudo para funcionar: tem empreendedores corajosos, tem – milagre! – uma das melhores Câmaras de Vereadores dos últimos tempos, apesar de seguir com alguns frutos muito podres. Mas é preciso que Eduardo Paes pare de pensar em eleições, e que tome necessárias ações impopulares. É preciso que volte a valorizar o espaço público. Desde começar a limpar a cidade de camelôs, pichadores e vândalos, invasões de imóveis públicos e privados, ferros velhos clandestinos e mendigos defecando e copulando na frente de todos. É preciso bloquear eventos e festas que destruam e desvalorizem o espaço público; os benefícios devem ser medidos antes de se autorizar ou mesmo de se investir dinheiro público na organização de festividades, que devem trazer divisas e lucro à cidade, e não um rastro de destruição. O votinho de hoje é a grande rejeição de amanhã.

Assim, os votos virão: a preferência do público pela ordem e asseio públicos é acachapante. Não precisa ter medo. Os advogados da porcaria, da imundície, da desordem, do atraso e da incompetência são uma minoria. Barulhenta, mas minoria.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quintino: Eduardo Paes reclama enquanto deveria governar
Advertisement

22 COMENTÁRIOS

  1. Para ser um bom subprefeito, tem que ter perfil, conhecer a região e gostar do que faz.
    Digo isto por experiência própria, quem me conhece, sabe onde quero chegar.
    Não pode ser indicação por ser amigo ou pq simplesmente ajudou na campanha.
    É uma função muito importante para a região.

  2. Voces apoiaram o Prefeito!e agora choram as “lagrimas de crocodilo” Quintino? Enquanto não tirarem o “VLT” da cidade e promoverem o comércio, a degradação urbana irá continuar! Voces investiram pesado nas “bocas” imobiliárias depois da decadência,mas não entendem nada de cidade!Não estudaram para isso! São autoritários e querem resolver tudo na porrada, lamentavelmente!Porque este jornal não abre um debate sobre o Centro da Cidade para discutir com quem entende, e não só com políticos fascistas e capitalistas? Fala sério! São muito prepotententes!Não entendem do Centro e nem da história da cidade e de suas reais necessidades!Estarei à disposição, pois sou estudioso e não um aventureiro , e não é de agora,mas conheço todo processo de degradação do Centro e de tofdas as principais cidades do mundo! Acabem com esta prepotência e teimosia, e abram o debate!Isso é sadio e resolve. AbraçO e saudações cariocas!

    • Paulo, porque não monta um blogue e expõe pra nós as suas posições? Acabar com o VLT é loucura – muito dinheiro já foi gasto na estrutura e acabar com ele apenas ensejaria um direito à indenização gigantesco para a empresa – algo que a coletividade não poderia pagar agora sem falir. Essa ideia não faz sentido, nem com todos os seus estudos.

  3. foi um pessimo elegermps o Eduardo Paes para novo mandato esta omisso em governar a cidade junto com seus assessores muitos mendigos pelas ruas e calçadas muitos camelos diversos burraco nas calçadas abandono do BRT estamos perdido ..

  4. O Fabiano tá e daí? Comprar BRT que nunca sai. Tirar camelô da rua que nunca sai. Iluminar rua que é pura obrigação e aliás nem todas estão iluminadas e que começou com o outro ruim do Crivella, nem Eduardo Pães foi. Tudo obrigação de quem administra uma cidade, é mais do mesmo. Eu quero ver ele fazer melhor do que isso. Estamos é bem mal de políticos nesse Rio de Janeiro.

  5. Para EP a única coisa que realmente importa, é distribuir dinheiro público para os mandantes nas escolas de samba, sem requerer prestação de contas e auditoria do uso (doação) de muito dinheiro do contribuinte para quem não precisa e tem vida obscura. Afinal, sambar na passarela para “aparecer”, é preciso.

  6. Parabéns ao Prefeito ou sub prefeito que cuida da rua Dias da Cruz no Meier, pois as ruas adjacentes fora do centro do bairro estão entregues as ruinas é morador de rua, invasores de casas, carros estacionados em coima das calçadas… Quanto ao centro da cidade do rio de Janeiro o que falar está realmente largada aos moradores de rua que quando pedem algo intimidam os incautos que por medo dão dinheiro a eles, a Rua atrás do teatro na praça Tiradentes em frente a Biblioteca Portuguesa virou um sanitário a céu aberto e merda por todos os lugares, na rua paralela é usada pelos amigos da maconha que fumam sem ser incomodada pela policia que fica na praça dentro do carro no ar condicionado, na rua Uruguaiana é impossível caminhar, pois os camelos tomaram conta das ruas. Gostaria de ver os nossos agentes públicos pagos por nossos impostos atuarem a nosso favor, pois são os primeiros a abusarem de sues poderes estacionando as sua viaturas publicas sobres as calçadas. Vamos fazer uma lavagem com água e creolina nas calçadas infestadas de fezes na parte da manhã, pois nossos agentes só começam a trabalhas depois das 09hs.

  7. EP teve a grande oportunidade de cuidar da cidade quando havia dinheiro para copa e para olimpíadas. O pouco que foi feito foi de péssima qualidade tal como o BRT para o qual ele está gastando muito do nosso dinheiro para tentar fazer funcionar aquilo que por razões eleitoreiras, foi feito às pressas e, portanto, com péssima qualidade. EP é apenas mais um dos piores prefeitos que a cidade já teve. A diferença é que quem é observador, já sabia disso em razão de sua administração anterior.

  8. Gostaria muito de saber o que se passa com vocês do Diário, adoram dar porrada no Eduardo Paes (enfrenta uma série de problemas, criados pela gestão anterior, a começar pelos ônibus) e são só elogios para esse paspalho do Claudio Castro (cara que rouba o estado na cara de vocês e nada falam).
    A poucos dias disseram que a popularidade dele, havia despencado para vinte poucos pontos, quando na verdade era de pessoas muito satisfeitas, e outros quarenta e tantos achavam ser o governo regular (que vcs omitiram), ou seja, os insatisfeitos era trinta por cento.

    • O VLT Carioca, a Porto Novo, o BRT são todas dívidas e problemas que Paes Palho mesmo gerou em seu primeiro mandato. Crivella empurrou com a barriga até entregar os problemas para quem os criou. E até agora o Paes Palhão não pagou as dívidas!

  9. Paes Palho eh um fanfarrão, que só pensa em samba e o nosso dinheiro no bolso dele, a Zona Oeste está abandonada, parece que aqui não tem moradores.
    Não votei no Paes Palho, essa culpa não carrego.
    Bem feito pra quem votou nesse idiota.

  10. Quem voltar ao momento da eleição vai ver que o Quintino era só amores com o Paes. De repente virou todos os canhões para ele. Comparem! Teve uns calos pisados? A virada é indiscutível. Aliás, o editor-chefe atualmente tá mais pra Stalin que pra Gandhi!

  11. Acho engraçado esses colunistas e seus apoiadores, principalme te aquo do Diário do Rio, que parecem jogar contra a cidade e ter algum tipo de ranço com o atual prefeito, pois não vejo em nenhum momento sequer uma matéria sobre as benfeitorias que estão sendo implementadas na cidade:
    Não vi sequer uma matéria sobre o recapeamento de vias importantes das zonas norte e sul;

    Não vi sequer uma matéria sobre a renovação da iluminação da cidade e seus benefícios para a segurança e economia na conta de luz;

    Não vi sequer uma matéria sobre as ações da SEOP para retirada de mendigos das ruas;

    Não vi sequer uma matéria sobre a retirada de camelôs clandestinos das ruas e seus “restos” que atrapalham as calçadas;

    Não vi sequer uma matéria sobre a compra de cerca de 500 ônibus articulados para compôr a nova frota do BRT;

    Não vi sequer uma matéria sobre a entrega de uniformes e materiais completos para os estudantes da rede municipal logo na inscrição de matrícula ou sobre as aulas que fluem a pleno vapor.

    Reclamar do que está ruim é fácil, gera audiência e inflama os incautos. Quero ver fazer jornalismo de verdade, com IMPARCIALIDADE e RESPEITO, divulgando apenas fatos, sem apelar a um desvio de foco para manipular o leitor com opiniões pessoais e políticas.

    Toda notícia tem três formas de abordagem: a boa (positivista e que “não vende jornal”), a ruim (negativista e que “gera ibope”) e a real (que apresenta apenas os fatos de forma imparcial, deixando o leitor LIVRE para tirar suas próprias conclusões, sem ser influenciado pela opinião do redator). Antes de escrever seus comentários, ANALISEM, ESTUDEM, PESQUISEM, busquem uma visão macro da situação, expandam seu campo de visão e principalmente PENSEM!!!

    • Fabiano, a situação é de abandono mesmo. É verdade que estão ocorrendo recapeamentos, mas a decadência da cidade fala mais alto. A iluminação trocada é uma empresa privada, a Smart Luz – prefeitura tá fora da jogada. Quanto aos camelôs e mendigos, o que mais vemos hoje são camelôs e mendigos por aí. A compra de 500 ônibus deu com burros n’água: menos de 1/3 comprados e serão entregues em dezembro!! O leilão deu deserto em sua maioria, um fracasso retumbante! O governo está ruim, Eduardo Paes Palho está cada vez se provando mau gestor e que aquele primeiro governo foi realizador apenas porque ele tinha dinheiro farto nas mãos. Está se igualando ao Crivella. Só que Paes Palho ainda tem alguma imprensa amiga – o que faltou ao Crivella.

  12. Achei uma ótima abordagem sobre o que está acontecendo com a nossa linda e abandonada Cidade do Rio. Nosso Prefeito é um reclamão que parece estar entrando em desespero pela sua inatividade em determinados setores da Cidade. Ele está sendo engolido pela outra lei que funciona em paralelo. Infelizmente já perdeu a mão do controle. Mas vamos investir em Carnaval para esquecer essas mazelas. E tenho dito!

  13. Gostei da abordagem, principalmente, por comprovar que Insegurança Pública não está circunscrita, apenas, a criminosos.
    O pouco zelo e desinteresse de gestores eleitos no exercício de seus cargos também agravam e realimentam o problema.
    Gostaria de incluir na abordagem publicada o risco de vida diário existente acima das cabeças dos pedestres e dos condutores que transitam / dirigem por calçadas e/ou ruas do Rio de Janeiro representado por múltiplos cabos e fios amontoados, não identificados e presos a postes enferrujados, vergados ou largados em calçadas / pistas de rolamento como no trecho da Rua São Clemente, Bairro Botafogo, entre os n°s 114 a 134 (Fundação Casa de Ruy Barbosa).
    O canal Augusto Acioli de Oliveira criado no YouTube para produzir matérias de interesse público contém inúmeras denúncias do fato.
    Convido a todos a visitá-lo, bem como postarem um comentário nas matérias que entenderem como de utilidade pública.
    Atenciosamente,
    AAO.
    20220412, Rio de Janeiro.

  14. Artigo exelente!
    Meus parabéns!

    O Eduardo Paes vai depender se o AMIGÃO dele o Lula vai ser eleito.

    Se o Lula perder a eleição os anos de 2023 e 2024 o cidadão da cidade do Rio de Janeiro vai comer o pão que o diabo amassou.

    Mas este artigo foi muito bem escrito.

    Na verdade ele descreve a verdadeira personalidade do Paes

    Um reclamao,que só tem a solução se tiver dinheiro na mão.

  15. Eduardo Paes Palho já enterrou sua carreira. Pode dar a descarga. No geral, concordo com o texto. Bom que você esteja tocando em temas sensíveis. O Paes Palho está acostumado à imprensa amiga. Quando era o Crivella, a Globo batia todos os dias nos hospitais. Hoje nada mudou nos hospitais e a TV nada mais fala. Já quando a imprensa bate, Paes Palho fica desnorteado e nervosinho.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui