A partir de agora, os cidadãos do Rio de Janeiro ficarão sabendo, a cada 15 dias, sobre as condições de qualidade da água que utilizam.
Isso porque foi publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta terça-feira (17/03), depois de sancionada pelo governador Wilson Witzel, a lei 8.754/2020, de autoria do deputados André Ceciliano (PT), Carlo Caiado (DEM) e Jorge Felippe Neto (PSD), que determina que, quinzenalmente, as concessionárias de serviços de distribuição canalizada de água potável do estado publiquem, em seus sites na internet, os resultados das análises referentes à água.
A nova lei tem como objetivo gerar mais transparência para a população, especialmente depois da “crise da água” enfrentada pelo Rio de Janeiro neste início de ano.
De acordo com a determinação, o detalhamento a ser publicado na internet deverá descrever, minuciosamente, o material coletado, além de informar, categoricamente, se a água está ou não própria para consumo.
Caso as normas não sejam cumpridas, as concessionárias serão advertidas. Mantendo-se o descumprimento por mais 5 dias, serão multadas.
Precisa ser divulgado o índice de todos os componentes.
Por que o PH não tem sido divulgado há anos?
Por que a quantidade de sódio também não?
E a eletrocondutividade?