Localizada no município de Piraí, no Sul Fluminense, a Represa de Santana, por pouco, não foi ponto de partida de uma tragédia local. Após fortes chuvas, a barragem quase transbordou. A situação teve seu ponto crítico no último domingo, 19/05, quando as águas do Rio Paraíba do Sul alcançaram níveis altíssimos.
As águas chegaram a entrar em casas, ruas, praças, entre outras localidades.
Após a estiagem, a situação normalizou. No entanto, o problema e a preocupação são constantes. Especialistas, em contato com o Diário do Rio, contaram que temem a falta de manutenção da represa, resultado de má gestão.
Eles destacaram, ainda, que o sistema hídrico do estado do Rio, com suas transposições, barragens e represas, tem mais de 100 anos de existência.
No início deste ano, o Diário do Rio publicou uma matéria sobre as condições das barragens do Rio de Janeiro. O problema segue acontecendo.
– A nefasta cultura da irresponsabilidade com a coisa pública no país é endêmico, nenhum político ou funcionário é responsabilizado pelo descaso criminoso. A política de “tolerância zero” aplicada com sucesso em Singapura e a solução.