Na contagem regressiva para a revelação dos cinquenta melhores restaurantes do mundo, o prestigiado ranking The World’s 50 Best Restaurants de 2024 já começou a surpreender os amantes da gastronomia. Nesta quarta-feira (24/05), foram divulgados os estabelecimentos classificados entre o 51º e o 100º lugar, e para orgulho nacional, apenas um restaurante brasileiro conquistou seu lugar entre os selecionados. Localizado no bairro do Humaitá, na Zona Sul do Rio, o Lasai se destaca como uma joia gastronômica, ocupando a cobiçada posição de número 58.
O brilho desse estabelecimento vai muito além de sua posição na lista. O chef responsável pelo Lasai, Rafael Costa e Silva, acaba de adicionar mais uma estrela Michelin ao seu currículo, totalizando agora duas estrelas sob sua liderança culinária. Não é a primeira vez que o Lasai alcança esse patamar de excelência, já que ocupou o mesmo lugar na lista do ano anterior.
O que torna o Lasai merecedor da sua posição no ranking é a abordagem à gastronomia. O restaurante não só prioriza ingredientes frescos e de alta qualidade, mas também adota uma filosofia de sustentabilidade, cultivando vegetais em suas próprias hortas no Itanhangá, e no Vale das Videiras, em Petrópolis. Além disso, a casa oferece uma experiência íntima e exclusiva, atendendo apenas 10 clientes por noite.
A América do Sul tem outros quatro integrantes na lista ampliada, localizados em Bogotá, Lima, Cusco, Quito.