Rio de Janeiro completa 458 anos de fundação

Em quase cinco séculos de existência, o Rio coleciona muita emoção, história e vivência. Neste 1° de março comemora seu aniversario com um evento no Centro Histórico, que testemunhou o nascimento da civilização brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Parque Bondinho Pão de Açúcar / Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Em 1502, após a chegada dos portugueses, um velejador chamado Gaspar de Lemos navegou através do Pão de Açúcar e avistou a famosa Baía de Guanabara. Foi aí que o local que hoje chamamos de Rio de Janeiro foi “descoberto”. Porém, apenas no dia 1° de março de 1565 o Rio de Janeiro foi oficialmente fundado, por Estácio de Sá, e batizado como São Sebastião do Rio de Janeiro. E nesta quarta-feira (01/03), essa história faz aniversário, o Rio de Janeiro apaga suas velinhas e completa 458 anos de fundação.

E para comemorar, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, irá realizar um super evento de aniversário da cidade bem na esquina da Rua do Mercado com a Rua do Ouvidor, no Centro Histórico, às 18h. Logo ali na região do Paço Imperial, onde o Brasil como o conhecemos nasceu, com a vinda de Dom João VI e a transformação de nossa cidade na única capital de um império europeu fora do velho mundo. Além da festa, Paes, ao lado do atuante subprefeito Alberto Szafran, vai inaugurar o primeiro trecho do programa de iluminação histórica do Centro do Rio, considerado o berço da civilização brasileira.

Capital do Brasil

Em cinco séculos de existência, o Rio coleciona muitas emoções e vivências.

Em 1808, a família real portuguesa veio para o Rio de Janeiro, a cidade se tornou capital do Império Português (com o Brasil elevado a Reino Unido) e eventos importantes, que contam a história do Brasil Real e Imperial, aconteceram nas ruas do Rio. Por exemplo, em 1818, no Centro, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na esquina da Sete de Setembro, ocorreu a aclamação de Dom João VI como rei de Portugal, Brasil e Algarves. Os convidados viram o príncipe europeu se tornar rei fora de seu continente — isso nunca ocorreu em outro lugar.

Advertisement

Também foi na Igreja do Carmo que dois Pedros foram coroados imperadores, depois que o Brasil declarou independência de sua “metrópole”, em 1822, deixando de ser colônia. Ali ao lado, no Convento do Carmo, morreu Dona Maria Primeira, mãe de Dom João e única monarca européia a morrer por aqui.

Alguns anos mais tarde, em 1889, a capital do Império assistiu à queda da monarquia, com o golpe militar de 15 de novembro. A transição da Monarquia para a República começou em 1889 e a grande transformação do país só acabou, efetivamente, em 1930. Na época, a cidade, com a Proclamação da República, tornou-se a capital federal; antes era “município neutro”.

O Rio de Janeiro manteve sua posição até a inauguração de Brasília, como capital da república em 1960. Assim, o Rio de Janeiro já foi capital de reino, império e até da república.

Centro e a construção do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, como mostram os fatos históricos, sempre foi relevante para a cultura e a economia do país.

Antes de se tornar capital, o Rio já era de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil. O começo do Rio, como conhecemos hoje, foi, de acordo com as cartas dos portugueses, no Morro de São Januário, mais tarde conhecido como Morro do Castelo, e depois na Praça Quinze ou Largo do Paço – que até hoje é Centro vital e cultural do Rio. Além disso, a região Central também concentrou o primeiro sinal de urbanização do Rio, com uma estrada construída no século XVII para levar a produção de açúcar ao Porto do Rio.

Também em meados do século XVII, o comércio marítimo transformou o porto e as imediações do Largo do Carmo, atual Praça XV, em centro econômico e administrativo do Rio setecentista. Nesta época foi construido o Arco do Teles, ultima construção do tipo remanescente na cidade, onde, aliás, fica a sede do DIÁRIO DO RIO.

largo do paco ano 1830 big 768x418 1 Rio de Janeiro completa 458 anos de fundação
A atual Praça XV, palco da Revolta da Cachaça

Grandes eventos

Outros grandes eventos aconteceram na Cidade Maravilhosa e podem ser listados aqui, como: a cidade foi palco principal dos movimentos abolicionista e republicano na metade final do século XIX. Assistiu à Revolta da Vacina, em 1904; recebeu a Exposição Internacional comemorativa do Centenário da Independência do Brasil (1822-1922); sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, em 1992; os jogos panamericanos em 2007, a Copa do Mundo de 2014; e os Jogos Olímpicos de Verão de 2016. Até mesmo uma convenção internacional de Art Déco já foi recebida no Rio, pois a Cidade Maravilhosa é dona do maior monumento neste estilo arquitetônico no mundo: o Cristo Redentor. Desde 2012, parte da cidade foi designada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade; e, em 2019, recebeu o título de primeira Capital Mundial da Arquitetura.

A cidade é um dos destinos turísticos mais procurados pelos viajantes. Musa de artistas, pintores viajantes e artesãos, chegou a inspirar toda uma coleção do maior mestre vidreiro da história, Émile Gallé. Apresenta uma intensa vida cultural, redes de lojas, museus, praias – como Copacabana, Ipanema e Leblon – gastronomia de ponta e parques, além da maior floresta urbana do mundo. É uma Cidade Maravilhosa!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro completa 458 anos de fundação
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rio de Janeiro completa 458 anos de fundação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui