Com belas copas, como a dos ipês rosas da foto, registrada no Downtown, na Barra da Tijuca, a Fundação Parques e Jardins aumentou para 70 o número de imagens incluídas no Roteiro dos Ipês. O guia celebra a época de floração desta árvore, que é símbolo do inverno carioca, em suas variações de cores como rosa, roxo, branco e amarelo.
O roteiro, que tinha 40 imagens, ganhou mais 30 fotos, clicadas por moradores e visitantes do Rio de Janeiro e enviadas ao órgão municipal, que pretende fechar sua lista com 100 ipês registrados por toda a cidade, ainda nesta semana.
Quem vir um ipê que ainda não esteja no roteiro, e quiser incluí-lo, deve fotografá-lo e enviar a imagem por mensagem direta ou postá-la nos comentários do canal oficial da Fundação Parques e Jardins no Instagram. É nele que a fundação está postando as imagens das árvores, em fotos individuais e sequências de vídeo.
Outro destaque na atualização do Roteiro dos Ipês foi Campo Grande. O bairro da Zona Oeste, que já tinha ipês fotografados nas ruas Itaúnas, André Gonçalves e União da Vitória, ganhou mais seis imagens dentro do roteiro, nas ruas Pardal, Poatã, Aldair Criciúma e Macedo Coimbra e nas estradas da Posse e da Caroba.
Outros locais de ipês que entraram na atualização:
- Zona Sul
Rua Dois de Dezembro (Flamengo)
Rua Correa Dutra (Catete) - Zona Norte
Recanto do Trovador (Vila Isabel)
Rua Andrade Neves (Tijuca)
Rua Dona Maria (Vila Isabel)
Rua Marquês de Queluz (Irajá)
Rua Valter Seder (Vista Alegre) - Zona Oeste
Rua do Império (Santa Cruz)
Praça Quincas Borba (Sulacap)
Estrada Rodrigues Caldas (Taquara)
Bosque da Freguesia
Alguns pontos da primeira lista do Roteiro dos Ipês:
- Monumento aos Pracinhas (Aterro),
- Parque dos Patins (Lagoa),
- Praça David Ben Gurion (Laranjeiras),
- Rua Orsina da Fonseca (Gávea),
- Bio Parque (Quinta da Boa Vista),
- Estacionamento da Uerj (Maracanã),
- Praça Copérnico (Pavuna)