Em setembro, moradores do bairro de Santa Cruz, no extremo da Zona Oeste do Rio, ficaram eufóricos com a possibilidade do bairro, que atualmente é o segundo mais populoso do Rio, de receber um shopping center. Isso porque o grupo AMMalls, recentemente, liberou as simulações do projeto do que seria o Parque Shopping Santa Cruz, que ocuparia um imenso terreno descampado na Avenida Padre Guilherme Decaminada, um dos principais acessos ao bairro para quem vem da Avenida Brasil.
O projeto do shopping center inclui 170 lojas e quase 3 mil vagas de estacionamento. Além das lojas, o empreendimento também abrigará uma área de bricolagem, um atacadão, e uma zona de “lifestyle” com restaurantes a céu aberto e áreas para eventos e até mesmo uma pista de gelo.
Os planos para a implantação do empreendimento no bairro vêm desde 2022, quando o CEO da companhia, Antônio Mamede, também fundador da AMMall, deu entrevista para o site “Revista Shopping Centers”. Antônio deu mais detalhes do projeto, que poderia atingir um raio de 300 mil habitantes que moram na região. No entanto, ainda não foram divulgadas datas para a conclusão das obras.
O Grupo, que tem sede no Centro do Rio, possui outros projetos ambiciosos para a Região Metropolitana. A companhia é a mesma que projetou e tenta tirar do papel o Parque Shopping América, que ocuparia a antiga sede do América Futebol Clube, na Rua Campos Sales, na Tijuca. Até agora, nenhum sinal de obras. O grupo ainda tem outros projetos como o Parque Shopping Caminho Imperial, no bairro do Campinho; o Parque Shopping Niterói; e o Power Outlet Itaboraí. Sem contar do Shopping Cidade Nilópolis, onde a empresa realizou os estudos para o proprietário do imóvel, que tem as obras paralisadas. Nenhum deles saiu do papel.