As secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc) e de Estado de Saúde (SES) vão promover a Semana de Conscientização sobre o vape nas escolas da rede estadual, que oferecem o Curso de Formação de Professores.
Os colégios estaduais Professor José Accioli, em Marechal Hermes, na Zona Norte; Julia Kubitschek, no Centro, e Sara Kubitschek, em Inhoaíba, na Zona Oeste, serão visitados por médicos especialistas para falar sobre os malefícios gerados pelo uso do dispositivo. A visitação acontece até quinta-feira (14).
As ações fazem parte da campanha “Vape é Jogo Sujo”, cujo objetivo é conscientizar os estudantes sobre o tema. Nas palestras, os alunos terão explicações sobre “o que é o cigarro eletrônico”, “qual tipo de substâncias ele tem e o que diferencia ele do cigarro tradicional;” “como a substância age no corpo”; “quais principais doenças o cigarro pode causar” e “como parar de fumar”, entre outras questões, segundo Tempo Real
Apesar de proibida no Brasil, desde 2009, a venda de cigarros eletrônicos é uma realidade contra a qual a sociedade tem lutado intensamente. Segundo estudos do Ministério da Saúde, o número de brasileiros de 18 a 24 anos que já usaram vapes aumentou de 19,7% para 23,9%, em 2023. O que faz da campanha algo urgente.