A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está lançando uma vaquinha na internet para arrecadar dinheiro e reformar o prédio da Reitoria, na Ilha do Fundão, Zona Norte, que que foi atingido por incêndio no mês de abril.
Projetado em 1957, o edifício Jorge Machado Moreira já foi considerado um ícone da arquitetura e símbolo de elegância e modernidade. Naquela época, chegou a conquistar o primeiro lugar na Exposição Internacional de Arquitetura, em São Paulo, na categoria prédios públicos.
A UFRJ vem sofrendo com o déficit orçamentário e a falta de investimentos nos últimos anos, segundo a própria universidade, o imóvel não recebe reforma por falta de orçamento para manutenção.
A falta de verba ameaça o retorno das aulas.
Após governo liberar parte do orçamento, UFRJ prevê funcionamento até setembro
A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comunicou que o Governo Federal liberou R$ 152 milhões para a instituição de ensino. Mesmo assim, a previsão é de que, com esses recursos, a universidade só consiga funcionar até setembro. Antes, havia risco de fechamento em julho.
Um levantamento do portal de notícias “G1” mostrou que em 11 anos o orçamento do Ministério da Educação para as universidades federais caiu 37%.
Vai ver que a UFRJ vai alegar que o dinheiro também pegou fogo?
Já não basta o dinheiro que eles queimam sem qualquer efeito para o desenvolvimento intelectual e científico do país?