O Terreirão do Samba, localizado na região da Praça Onze, no Rio de Janeiro, será revitalizado e transformado em um espaço cultural com bares, restaurantes e uma cidade cenográfica que replicará as antigas casas da região. O projeto, desenvolvido pelo Consórcio Praça XI, vencedor da licitação promovida pela Companhia Carioca de Parcerias e Concessões (CCPAR), prevê a administração do local por 25 anos e busca tornar o espaço uma atração diária para moradores e turistas.
Além de novas áreas gastronômicas, o Terreirão contará com um museu dedicado à história do samba, palco para shows e estrutura com camarotes nas laterais. A ideia é criar um ambiente vibrante que homenageie a cultura e a música cariocas, com programações que vão além do carnaval, trazendo apresentações de convidados ao longo do ano.
Uso diário e revitalização
Atualmente, o Terreirão do Samba é subutilizado, sendo mais ativo durante o carnaval. Com o novo projeto, o consórcio pretende fazer do espaço um ponto de encontro para o público em todas as estações, tanto de dia quanto à noite, com atrações que celebrem a história e os ritmos da cidade.
O contrato de concessão, que será assinado no dia 15 de outubro, garante o uso do espaço à Associação Cultural e Recreativa Terreirão do Samba durante o carnaval. As obras de revitalização serão feitas em etapas, com a previsão de que o novo Terreirão do Samba seja entregue no primeiro trimestre de 2026, quando o espaço estará totalmente reformado e funcionando com as novas atrações.