O Trem do Samba, tradicional evento onde o estilo de música mais popular do Rio rola solto nos vagões da Central até Madureira, completa 25 anos de estrada (de trilhos) nesta quarta-feira (2/11). A “viagem” da edição 2020, no entanto, será virtual, na quadra da Portela, com shows em live pela internet.
Comandado pelo icônico sambista, Marquinhos de Oswaldo Cruz, o espetáculo vai reunir gente bamba como Jorge Aragão, Monarco, Nelson Sargento, Noca da Portela, Zé Luiz do Império, Tia Surica, Marquinhos Diniz, Gilsinho e Marlon Sete, a partir das 19h, nos canais Fitamarela e Trem do Samba, nas redes sociais.
Marquinhos de Oswaldo Cruz lamenta que o Trem do Samba não possa se espraiar pelas estações do subúrbio da Central, como fez nos últimos 24 anos, levando cerca de cem mil pessoas a bares tradicionais e quadras de escolas de samba de Oswaldo Cruz e Madureira, na Zona Norte.
Caminho que Paulo da Portela, um dos fundadores da Águia, fazia nos anos 1920 do trabalho à Zona Norte para apreciar o samba.
“Em razão da pandemia do coronavírus, o evento não poderá ocorrer da maneira tradicional: com muita aglomeração e calor humano. Porém, dada a importância do Trem do Samba para a cultura brasileira, não podemos deixar de comemorar. Por isso, manteremos de forma virtual o espírito de celebração, buscando reproduzir da melhor maneira possível o clima de festa”, disse Marquinhos.
Além dos sambistas convidados, a live também terá a participação das velhas guardas de Portela, Mangueira, Salgueiro, Império Serrano e Vila Isabel.
Ao contrário do que diz a letra do samba “Estrela de Madureira”, este ano o trem de luxo não vai partir da Central “para exaltar a sua arte que encantou Madureira”. Mas a live vai ajudar também com a arrecadação de doações de alimentos para o projeto social Mesa Brasil, do Sesc.
Serviço:
Live do Trem do Samba
Data: 2 de dezembro (quarta-feira), a partir das 19h
Endereço: canais Fitamarela e Trem do Samba, no Youtube e no Facebook
Classificação: livre
[…] de eventos, como o tradicional Trem do Samba, este ano em formato on-line, conforme divulgado pelo DIÁRIO DO RIO. No canal do youtube do projeto Empodera Samba estará disponível o documentário “Em tempo de […]