Sou um blogueiro e há muitos anos. Antes do Diário do Rio tive vários outros. ainda na época que as pessoas perguntavam “blo o que?”, e tínhamos de explicar. Acho que meu primeiro blog foi em 2000 ou um pouco depois. Antes tinha página no GeoCities, oras, faço parte do Sacro Império de Reunião desde 98 e tenho twitter (@quintino) desde 2007 o que mostra meu nível de nerdice. Ou seja, sou um grande fã de internet.
Acho que estes fatores me dão condição o suficiente para analisar o trabalho feito até o momento pelos principais candidato ao Senado na internet. Estamos a menos de uma semana do começo da campanha eleitoral na TV e mais de um mês de campanha, o suficiente para que os candidatos já tenham mostrado para o que vieram.
Cesar Maia (DEM)
Se for usar o ex-prefeito como média para comparar as ações em novas mídias feitas pelos outros candidatos chega a ser uma covardia. Cesar Maia é um pioneiro na internet política no Brasil e não digo apenas pelo Blog que ele mantinha em 2005, as razões são outras
Pergunto a você, alguma vez já falou com um prefeito, governador, deputado e até vereador por email? Sabe qual o email pessoal deles? A maioria vai dizer não e se agora diz sim é porque Maia mudou a postura quando passou a abrir seu endereço eletrônico para a população. Os adversários diziam que ele estava distante da população e mostrou o contrário, com um canal de contato tão aberto passou a estar mais próximo.
Então em 2005 ele cria o Blog do Cesar Maia que em 2005 tratava da política nacional e ajudou muito na denúncia do mensalão. Pela primeira vez um ocupante do Executivo, passou a exercer pela internet a função de líder de oposição. A crítica vinha de quem dizia que ele passava muito na internet, hoje mostrou estar apenas a frente do seu tempo. Todo mundo quer um “blogzinho”, um “Twitter”. E bom lembrar que 2005/2006 foi o ano que as obras do Pan estavam a toda.
O interessante deste trabalho por tanto tempo na internet é que Cesar Maia continuou em campanha. A sua newslette, “Ex-Blog” é enviada de 2a a 6a para quase 40 mil pessoas, incluindo políticos e jornalistas. Fica fácil saber a opinião do político sobre quase qualquer coisa.
Isso tudo reflete na forma de fazer campanha em sua eleição para o Senado do Rio de Janeiro. Chamar apenas de site o www.cesarmaia.com.br é quase covardia. É um pequeno portal que dá entrada a várias outras ferramentas. E em tudo domina a cor da campanha, o laranja.
Primeiro é o Formspring de Cesar Maia, que está integradíssimo a idéia da campanha de “Fale Comigo, Eu Respondo”. Se for entrar nos outros formsprings (Picciani e Crivella tem) você verifica uma falta de perguntas, ou melhor, respostas.
Também é integrado no site o Twitter e o Flickr, ambos com as últimas atualizações. Além disso há o “Vlog Vamos em Frente” que são vídeos diários de Maia saindo do elevador e falando de sua agenda do dia e de alguma notícia do jornal. E falando em vídeo, seu canal no YouTube tem vários outros vídeos. até conta com uma animação de um dos jingles:
A campanha de Maia também conta com um Tumblr (deve ser a primeira campanha brasileira a usar um) com os Bastidores da Campanha. Detalhe para a logo, uma laranja, cor da campanha, meio mordida lembrando uma famosa maçã que circula em produtos de tecnologia.
E não falta espaço para fomentar o voluntariado. Além da Rede CM, uma comunidade virtual de voluntários da campanha do Cesar Maia, há um mapa que mostra a presença destes pelo estado. Um blog com fotos, vídeos e jingles de voluntários. Uma página específica para quem quer se inscrever para ajudar na campanha, outra para solicitar material (vira um mega comitê virtual). Um para ajudar a disparar email para conhecidos ou quem preferir há um espaço para downloads para o computador e redes sociais, sem ser aquele “downloads” de imprima seu cartaz em casa, além é claro de baixar o jingle da campanha com ringtone de seu celular. Os papéis de parede também fogem do foto e número da campanha. E, ufa, tem uma página que dá dicas de como colaborar na campanha.
Ufa nada, o site ainda mostra que alguns voluntários criaram blogs e twitter de apoio à campanha: Amigos do Cesar Maia, Eu voto Cesar Maia, Twitter dos Amigos do Cesar Maia, Twitter em apoio ao SenadorCM251.
Isso sem contar o trabalho redondo que a equipe dele faz no Facebook e Orkut. E soma outros detalhes do site como um Quiz, Sua biografia é contada em uma linha de tempo, em uma página com texto e vídeos de Maia explicando o início da caminhada política como secretário de Brizola, em 86 como deputado constituinte, em 90 como deputado federal reeleito, sua filliação ao PMDB e primeira candidatura para prefeito do Rio.
Ainda há uma página especial com algumas realizações do governo Cesar Maia e um mapa com algumas delas, incluindo biografia e locais que ele está visitando desde sua pré-campanha.
Concluindo, é uma campanha on-line quase perfeita, nível presidencial. E o melhor de tudo, em nenhum momento imita o Obama.
Números – Cesar Maia Online em 11 de Agosto
Twitter: 10.923 seguidores; em 750 listas; 6.184 tweets
Facebook: 4845 amigos; 2627 curtindo a página
Formspring: 4606 perguntas respondidas
Flickr: 3208 fotos
Youtube: Total de exibições de todos vídeos: 423467. Total dos 10 últimos vídeos: 3246 views
PageRank: 4
Jorge Picciani (PMDB)
Acho que o candidato do PMDB tem o 2o melhor site de campanha para o Senado do Rio, apesar de estar há anos luz do de Cesar Maia. Por exemplo conta na página inicial com dois quadros, o “Homem Jorge Picciani” e o “Político Jorge Picciani”, quando se clica em um dos tópicos abre a parte de um vídeo, uma idéia genial. Mas se fosse nos EUA, estou neste momento em uma internet de 600 Kbs e o vídeo abre lento, mal entendo o que diz o candidato.
É claro que a assessoria de Picciani também quer aproveitar o boom das mídias sociais, só que falha um pouco. Na página dedicada a isso é incluído, por exemplo, a Wikipedia que não chega bem a ser uma integração entre pesssoas. Essa parte poderia ser mais bem feita se quisesse realmente a participação de uma militância.
Na seção “Downloads”, ou “Faça Sua Campanha” que aparece no header, é o manual de uso da marca para os candidatos a deputado estadual e federal. “FAIL” total, aquilo lá devia ser algo para o voluntário. Na imagem para o Twitbbon (adesivar a foto) você clica e aparece um botão enorme: “Ir para Twibbon”. Sem contar quando se clica em email na verdade é um texto padrão que não pode ser mexido, coloca o email do amigo e ele nem vai saber quem enviou, já que não há opção de você colocar seu nome. No meu caso o email foi direto para o Spam.
Gostei do Quiz, sobre as funções de Senador. É bom que ao menos dá uma função ao site além da mera propaganda do candidato. De engraçadinho achei o “Defender e Avançar” com as propostas de Picciani.
É claro que a campanha de Picciani também criou uma rede social, o “Estamos Juntos” só que ao clicar nela você volta para a mesma página que mostra as outras redes sociais. E as dicas de apoiar são praticamente amadoras. Válido é que ali estão os downloads de papel de parede, por exemplo.
Há uma mapa “A Cara do Rio”, provavelmente querendo repetir o mapa dos voluntários de Cesar Maia. Só que no mapa feito, acho, em Flash é dominado por candidatos a deputado. Não é exatamente “A Cara do Rio”, é?
O Twitter de Picciani é meio chato, não há uma razão para você segui-lo, nem se for militante. Repete-se demais, fala basicamente coisas que estão no site. É artificial.
O canal do Youtube de Picciani é basicamente uma equipe de jornalista que grava seus discursos. Chatíssimo! Acho que a proposta é mostrar o número de apoio ou quantos lugares ele visita mas não gera o mínimo de interesse para que alguém assista. Talvez o maior destaque seja para a video biografia de Picciani mas ainda assim tem cara de documentário dos anos 70.
Acho que dá para sentir no trabalho em novas mídias de Picciani a falta de uma equipe especializada em novas mídias.
Números – Picciani em 11 de Agosto
Twitter: 2469 seguidores; em 131 listas; 1819 tweets
Facebook: 1439 amigos; 25 curtindo a página
Formspring: 18 perguntas respondidas
Flickr: 1073 fotos
Youtube: Total de exibições de todos vídeos: 23681. Total dos 10 últimos vídeos: 232 views
PageRank: 3
Lindberg Farias (PT)
Esperava mais de Lindberg, é um candidato que quer ligar sua imagem a Juventude, Renovação e não é assim que vejo seu trabalho em novas mídias. O site, por exemplo, é um padrão usado por Duda Mendonça em suas campanhas espalhadas pelo Brasil. E apesar de estar passando por algumas mudanças agora, que melhoraram, continua muito ruim.
Não existe nada de novo no site, se tivesse sido feito em 2006 não faria nenhuma diferença, com exceção dos links para facebook e twitter, claro. Acho que a maior novidade seria os álbuns de fotos estarem divididos em dois, um “Fotos de Lindberg” no próprio site, aquelas mais com ar de campanha oficial e outro “Fotos Com Lindberg”, com ele sempre acompanhado.
Em downloads não chega a ser para o voluntário e sim para as gráficas dos candidatos. E há os jingles para serem baixados mas nada de novo.
Em vídeos há uma divisão das categorias “Programas de Tv” com, vem, os programas do PT e de Lindberg para Tv nos últimos meses. Há o “Você Precisa Saber”, destaque para dois vídeos explicando a função do Senador, um do TRE e outro feito por sua campanha. O “Vamos Juntos” com a participação de Lindberg em eventos de campanha. E o “Nós Estamos com Lindberg”, vídeo com mensagem de apoio de alguns políticos.
Quanto a parte de voluntários é ruim de dar dó. Sério, entra lá e vê. Não merece nem comentários parece que foi feito em 15 minutos para uma apresentação no Jardim Escola do filho.
Nos seus tweets Lindberg tende a falar mais de sua agenda, de Dilma e de ações do governo Lula para tentar fazer uma conexão maior com presidente.
Números – Lindberg em 12 de Agosto
Twitter: 4361 seguidores; em 256 listas; 874 tweets
Facebook: 1389 amigos; 44 curtindo a página
Formspring: Não possui
Flickr: 367 fotos
Youtube: Total de exibições de todos vídeos: 3658. Total dos 10 últimos vídeos: 1231 views
PageRank: 0
Marcelo Crivella (PRB)
Convenhamos, entre nós, que Crivella nem precisaria de um site. A força do candidato está nos fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Mas como ele tem de conquistar outros eleitores marca a sua presença online.
O site de Crivella não é ruim, está dentro dos padrões. Não chega a ter os recursos de Picciani mas está a anos luz do de Lindberg. Dá destaque para as notícias e em especial para o apoio que o candidato tem do presidente Lula.
É destacado também no site os motivos para alguém votar no Bispo. Entretanto a biografia é mal feita de doer e nos Projetos Sociais há apenas “Projeto Nordeste” e “Cimento Social” parece que o candidato não fez nada e uma área que é tão cara para ele.
O site tenta inovar com um mapa mostrando as cidades com recursos aprovados para municípios do Rio de Janeiro. Poderia ser mais bem produzido porém é válido para a campanha dele se quiser mostrar que trouxe verbas para as cidades que visita. Há ainda links para outras ações dele no Senado, só que são bem chatinhos.
As fotos que estão no site são mais para a imprensa do que para um leitor eventual do site ou um militante que queira uma foto sua com o Bispo. A galeria de vídeos não conta com nada interessante, quem iria assistir uma entrevista fake com ele? Especialmente longa…
Não existe um espaço para downloads, ou para interação entre os voluntários. É realmente um site para constar. Acho que o maior trunfo de Crivella nessa área é o blog Amigos do Crivella, bem mais interessante que toda a campanha on-line do candidato.
Números – Marcelo Crivella em 12 de Agosto
Twitter: 2729 seguidores; em 201 listas; 838 tweets
Facebook: 2579 amigos; Não há opção curtir a página
Formspring: 10 perguntas respondidas
Flickr: Não possui
Youtube: Total de exibições de todos vídeos: 6680. Total dos 10 últimos vídeos: 1190 views
PageRank: 3