Universidade Estácio de Sá desocupará edifício inteiro no Porto Maravilha

Instituição deixará o prédio que utiliza como unidade administrativa na Avenida Venezuela, que já foi sede da Rádio Tupi

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Edifício Venezuela, na Zona Portuária do Rio - Foto: Reprodução

A Universidade Estácio de Sá deixará de ocupar o tradicional Edifício Venezuela, localizado no número 43 da Avenida Venezuela, no bairro Saúde, região central do Rio de Janeiro. O edifício já foi sede da Rádio Tupi e da Rádio Mundial e também era em sua porta que era oferecido o famoso “Sopão do Zarur“, que era servido pelo antológico fundador da LBV, Alziro Zarur, à população carente, nos anos 40 a 70. O prédio pertenceu à família de Assis Chateaubriand, sendo vendido nos anos 90 para um investidor imobiliário espanhol, que, anos depois, vendeu-o a um fundo imobiliário, que terminou por alugá-lo à Universidade.

De acordo com informações divulgadas inicialmente pelo site especializado em fundos do mercado imobiliário ”Clube FII News”, o acordo contratual entre a faculdade e o fundo RBR Properties (RBRP11), dono do imóvel, prevê aviso prévio de 240 dias. Durante esse período, a Estácio deverá continuar arcando com todos os pagamentos previstos até deixar oficialmente o local. Os Fundos Imobiliários com cotas na Bolsa de Valores são obrigados a divulgar os resultados de suas locações, assim como quando seus prédios são ocupados ou desocupados.

Vale ressaltar que o local funciona como uma unidade administrativa da Estácio, e não uma unidade de ensino da instituição.

O DIÁRIO DO RIO, inclusive, entrou em contato com a universidade para comentar o assunto, mas a mesma informou que ”não comenta rumores desta natureza”.

Advertisement

Desocupação vai na contramão

A saída do Edifício Venezuela por parte da Estácio vai na contramão da ocupação que tem ocorrido na região do Porto Maravilha nos últimos tempos. A Zona Portuária carioca tem sido bastante procurada para ser a sede de diversas empresas.

A Sankhya, empresa mineira de gestão, considerada a ”Oracle brasileira”, se mudou recentemente para o Edifício Nova, sede da L’Oreal.

Outro exemplo é a Tezos, uma das pioneiras da rede de blockchain (código aberto), que também investiu em um escritório na região.

Isso sem contar o antigo e histórico Moinho Fluminense, primeira fábrica de moagem de trigo do Brasil. O espaço, que tem cerca de 27 mil metros quadrados, será reformado e passará a contar com escritórios e uma área de lazer.

Sopão do Zarur

O sopão do Zarur, uma sopa de feijão com macarrão que era servida à população pobre na porta da Emissora da Boa Vontade (antiga rádio Mundial) foi o embrião da Legião da Boa Vontade (LBV). Já nos primeiros anos de atuação, a Instituição notabilizava-se pela “Sopa dos Pobres”, também conhecida como “Sopão do Zarur”, que surgira no fim da década de 1940, pouco antes do registro oficial da entidade em 1950, com a finalidade de prestar auxílio às famílias brasileiras. Pouco tempo depois, quando o mundo ainda vivia sob as sombras da Segunda Guerra Mundial, o fundador da LBV convocou, do auditório da Emissora da Boa Vontade, a população brasileira para um novo enfrentamento. Pelas ondas sonoras, declarou “a guerra mundial contra a fome”.

Alziro Zarur foi um jornalista, radialista, poeta e escritor, que fundou a LBV.

ronda da caridade historica 1 foto arquivo bv 800 0 Universidade Estácio de Sá desocupará edifício inteiro no Porto Maravilha
Sopão do Zarur / Arquivo Legião da Boa Vontade (Divulgação)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Universidade Estácio de Sá desocupará edifício inteiro no Porto Maravilha
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui