A Prefeitura do Rio divulgou o balanço da busca ativa por crianças que ainda não se vacinaram contra a poliomielite e, em média, 1.540 doses de vacina contra a doença foram aplicadas esta semana, o que mais que o dobro das 783 aplicadas na semana passada. Com isso, a cobertura vacinal está em 53,3%.
A busca começou na segunda-feira, (17/10), e a meta é chegar a 95%. No Rio, cerca de 150 mil crianças de 1 a 4 anos ainda não se vacinaram. O trabalho segue sendo feito pelos profissionais das clínicas da família e centros municipais de saúde que funcionam para a vacinação, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 12h.
O objetivo da intensificação da busca ativa é a atualizar a caderneta de vacinação dos cariocas entre 2 meses e 14 anos para garantir que estejam em dia com todas as vacinas recomendadas para cada faixa etária.
Doença
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar paralisia. A vacina é de extrema importância, pois é a única forma de prevenção contra a poliomielite.