Vargas vira albergue a céu aberto de moradores de rua

Uma das principais vias da cidade é usada como dormitório até no horário comercial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O relógio marca 9h da manhã, mas para um grupo de mendigo não existe horário comercial em pleno dia de semana quando a Avenida Presidente Vargas, a principal do Centro do Rio, é transformada em albergue a céu aberto. O trecho, feito de dormitório em plena luz do dia, fica entre a Rua Uruguaiana e a Avenida Rio Branco. “Parece não ter fim. Já temos a Feira de Acari versão Centro e agora eles, deitados ali sem serem incomodados. Não tem abrigo na cidade não?“, questiona a aposentada Regina Lima, de 70 anos.

Uma das principais vias da cidade é usada como dormitório até no horário comercial
Calçadão da Presidente Vargas vira quarto de mendigos em pleno horário comercial na altura da Uruguaiana (Crédito: Amanda Raiter)

O dormitório improvisado é ainda vizinho à Praça Pio XI, onde no início do ano, uma reportagem do DIÁRIO DO RIO denunciou que o edifício projetado por Oscar Niemeyer foi feito de banheiro e amanheceu com fezes. Além disso, o ponto final de ônibus nas proximidades exala o odor de urina, criando um ambiente desconfortável para os passageiros. “Esperar ônibus aqui é um horror“, relata uma estudante de 13 anos.

Procurada pela equipe de reportagem, a Secretaria Municipal de Assistência Social não se pronunciou sobre o caso até o fechamento desta matéria.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vargas vira albergue a céu aberto de moradores de rua
VIAAmanda Raiter
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Vamos abrir os olhos e falar a realidade sem partidarismo??? Temosa sanguessuga e o vampiro no poder da nação q quanto mias suga mais quer é mais tira possibilidade da vítima de produzir até mesmo o sangue. O resultado junto com mais imposto atras de imposto é inflação, queda de consumo, queda de emprego e decadência social. Fora os cortes e gastos com o consórcio midiático e “aliados” compráveis pra passar pano seco no chão chapisco q não tem mãos jeito.

  2. O RIO DE JANEIRO ESTÁ MORRENDO E A PASSOS LARGOS…NINGUÉM PERCEBEU AINDA??? É TRISTE MAS A CIDADE SÓ FOI MARAVILHOS ATÉ OS ANOS 70 NO MÁXIMO…ATÉ OS BONS ANOS 80 EM QUE VIVI MINHA
    ADOLESCENCIA – TEMPOS DOURADOS – JÁ HAVIA PROBLEMAS PONTUAIS.

    PERDI AS ESPERANÇAS.

    • O RIO ACABOU. DESCASO DE GOVERNADORES D PREFEITOS, INCLUSIVE DUDU PAES – QUE ESTÁ NA FRENTE NAS PESQUISAS – E OLHA Q NÃO CONHEÇO NINGUÉM Q GOSTE OU VOTARÁ NELE.

      O RIO DE JANEIRO PRECISA DE UM CHOQUE DE ORDEM E PODER PÚBLICO PRESENTE PERMANENTEMENTE SOBRETUDO NO CENTRO.

      MAS, OS POLÍTICOS NÃO QUEREM.

  3. Tem gente que precisa de ajuda, tem outros que só internando mesmo. Mas o bom mesmo é criar frentes de trabalho. Bota boa parte desse povo pra trabalhar. Na Cinelândia eles ficam brigando, bebendo, dizendo altos palavrões, ameaçando uns aos outros aos berros. Não dá.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui