Vereador quer faixas exclusivas para motos no Rio

Projeto de lei do parlamentar Vitor Hugo (MDB) visa instituir trechos somente para motocicletas nas principais vias de circulação do Município

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

De autoria do vereador Vitor Hugo (MDB), o projeto de lei Nº 1284/2022 visa a criação de uma faixa exclusiva para motocicletas nas principais vias de circulação do Município do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Segundo o texto do projeto, “a sinalização de que trata este artigo será feita de acordo com as normas estabelecidas pela Resolução nº 550, de 17 de setembro de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAM, e, ainda, será implantada entre as duas faixas à direita da via, em espaço delimitado de largura equivalente a duas motocicletas”.

A ideia é ter “uma faixa demarcada exclusiva nas principais vias da Cidade do Rio de Janeiro para passagem destinada às motos (Faixa Cidadã), com o objetivo de permitir uma maior fluidez ao trânsito, principalmente nos horários de maior fluxo, bem como, diminuir o número de acidentes com motocicletas que circulam entre as faixas de trânsito e estimular um comportamento cidadão e seguro entre motoristas e motociclistas”, diz o texto do vereador.

Dados divulgados pelo Anuário 2020 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro mostram que embora representem apenas 16,6% da frota automotiva, os motociclistas responderam por 56% dos acidentes durante a pandemia do Coronavírus. O levantamento aponta que ocorreram 27.681 acidentes com motociclistas no Rio. O número representa uma média diária de 76 ocorrências por dia, o que caracteriza um aumento de 26% quando comparado com 2019, último ano antes da pandemia.

A proposta será debatida na Câmara dos Vereadores e depois passa para ser sancionada ou não pela Prefeitura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Vereador quer faixas exclusivas para motos no Rioddr newsletter Vereador quer faixas exclusivas para motos no Rio

8 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao vereador pela iniciativa. Essa medida irá estimular o uso de scooters e motocicletas, melhorando o trânsito para todos. É medida de segurança, economia e praticidade. Quem tá reclamando certamente quer ficar em seu carro sozinho, mesmo tendo capacidade de 5 pessoas. Vejam como é a dinâmica das principais cidades da Europa, onde as motonetas e scooters tomaram conta do trânsito, o que foi bom para todos. Não sejam egoístas. Não olhem apenas pro próprio umbigo.

  2. Sempre tive carro e de 1 ano pra cá tbm tenho moto e uso mais ela por conta da economia com gasolina e tempo no trânsito. Não vejo necessidade de faixa exclusiva pra moto e sim retirar a faixa exclusiva azul pra ônibus principalmente. E ainda instalam radar pra multar quem desobedecer. Basta os carros se posicionarem em suas faixas que a moto passa. Concordo que tem muitos motociclistas imprudentes no trânsito.

  3. E batata frita nojenta que vira patrimônio cultural carioca, jogador argentino que vira cidadão carioca ( sem ao menos morar aqui há mais de 5 anos!)..Agora essa ideia de faixa exclusiva. Só pode ser sacanagem, né? Com tanta coisa nessa cidade, precisando da ação , urgente, desses vereadores, e os mesmo nessas palhaçadas..Na boa? A culpa e do carioca, que elege esses protozoários!

    • Acho incrível a mediocridade de boa parte da Câmara dos vereadores e da Alerj..os caras são uns verdadeiros parasitas..não tem um projeto de lei que seja de relevância..que impacte positivamente as pessoas que moram na cidade, no estado do RJ.

  4. A cada dia o espaço das ruas estão diminuindo para os carros. É faixa de ônibus, ciclovias e agora mais essa! Os motoqueiros não respeitam nada nem ninguém. Usam a moto como se estivessem na Moto GP, sobem calçada, assustam pedestres e ao invés de educar essa cambada, querem dispor de faixa exclusiva para os aloprados! Não quero essa tal faixa exclusiva para motocas! A lei é igual para todos! Que se faça cumprir! E os carros, que são quem realmente pagam pela manutenção das vias, como ficam? Sou a favor de uma redução de 30% do IPVA dos automóveis por conta da faixa de ônibus! Se tiver ciclovias para motos, vou querer um desconto de 50% do IPVA! E se não houver desconto, não haverá ciclovia para motos!

    • Exatamente, meu amigo. Tenho certeza que 80% ( ou até mais) dos acidentes envolvendo motos, tem os próprios motoqueiros como responsáveis! Mal educados, facínoras..

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui