Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra uma cena rara de se ver no Rio, nos últimos anos. As águas da Praia de Botafogo, uma das mais poluídas da cidade, apareceram cristalinas.
No filmagem, feita na altura do Botafogo Praia Shopping, é possível ver a areia, tamanha a transparência da água.
Em determinado trecho do vídeo, até um banhista se arrisca a dar um mergulho no mar.
Seriam as águas cristalinas de Botafogo um efeito direto da Quarentena.
O DIÁRIO DO RIO publicou no último dia 15 de abril, uma reportagem que mostra a aparição de tartarugas e peixes na Baía de Guanabara durante a quarentena.
De acordo com especialistas, o surgimento de animais em águas mais limpas, se deve a diminuição da poluição, resultado do número menor de embarcações que estão circulando no mar.
[…] Enseada de Botafogo – vista com águas cristalinas no dia 18/05, vale dizer – também tem sido ”alvo” das máscaras descartáveis, assim como o Arpoador e a […]
[…] Além disso, as águas da Praia de Botafogo apareceram limpas no início da quarentena. […]
[…] o vídeo da praia de Botafogo limpa aqui no Diário do Rio mexeu com meu coração. E mais ainda, a coluna de Sérgio Ricardo falando dos botos que voltaram a […]
O vírus somos nós!
A maldade somos nós!
Indiscritivel linda a praia de Botafogo. A quarentena conseguiu fazer em poucos dias o que montanhas de dinheiro vindos daqui e do exterior aplicados na limpeza da Bahia da Guanabara não conseguiram em décadas. Evidência da ação destrutiva do homem sobre a natureza. Que sirva de lição para as futuras ações: tirar da Bahia da Guanabara tudo o que a impede de respirar para que esse Caribe não abandone mais a cidade maravilhosa. A cidade mais linda do mundo merece conservar suas belezas.áa
Uma coisa e certa, o homem e o grande destruído da natureza!!
OLHA O “MITO” AÍ
QUERENDO ACABAR
COM NOSSA MEMÓRIA
“Governo estuda extinguir a Fundação Cada Rui Barbosa”
https://www1.folha.uol.com.br/amp/colunas/monicabergamo/2020/05/governo-federal-estuda-extinguir-fundacao-casa-de-rui-barbosa.shtml
É extraordinário. A natureza é sábia e basta o homem não invadir e a natureza agradece. Quando vamos aprender?
Para onde foi todo o cocô que é despejado todo dia na baia de Guanabara?
De fato, as embarcações devolvem o fundo e liberam a sujeira. Mas, a sujeira está lá.
Mas, é bom saber que há uma pontinha de esperança com relação à baia da Guanabara. O triste é saber que não foi Rio+20, eco92, ou QQ outro programa que conseguiu essa proeza de ver a baía cristalina. Mas, a dureza de uma tragédia sobre humanidade…
Caramba, vc precisa de faculdade pra aprender sobre o que está em vários blogs sobre o Rio antigo!!! Ficou surpreso ao saber a origem do nome aterro do Flamengo?!?
Que coisa linda! Faço pós em Planejamento Urbano e Ambiental na Cândido Mendes e uma das grandes razões pela qual a Praia de Botafogo tem águas consideradas impróprias é em razão dos sucessivos aterros que a região sofreu ao longo do século XX sendo o mais agressivo deles o Aterro do Flamengo (bem do ladinho) que inviabilizou aquela área da Baía de ”respirar” mais. Mais a frente temos uma Praia Extinta. Ali na região de São Cristóvão na altura da Ponte Rio Niterói tínhamos a Praia do Caju que era uma praia paradisíaca com águas cristalinas também. Vocês tem noção que extinguiram uma praia? Muito feliz com esse registro de Botafogo. Apesar da Praia de Botafogo estar mais próxima da boca do Atlântico e isso ajudar também na limpeza das águas isso prova uma coisa: é possível recuperar sim. Creio que seria a melhor solução o Porto diminuir suas atividades por força de lei ou mudar as atividades para longe do Centro e se instalar mais a fundo na Ilha do Governador, sei lá. Apesar de estarmos vivendo uma tristeza por conta desta epidemia e tanta gente morrendo, a natureza nunca foi tão grata como nesse tempo de isolamento, como provado em Veneza onde as águas ficaram limpas, a comprovada redução de poluição nas grandes cidades e agora esse registro lindo. A atividade humana sobre o planeta é que o destrói e o polui. Diminuindo essas atividades consideravelmente, vocês acham possível um dia a Orla de Botafogo se tornar novamente uma praia com banhistas alegres como nas décadas de 20, 30, 40?