Vinicius Farah será o novo vice de Cláudio Castro

Novo vice de Cláudio Castro foi prefeito de Três Rio, seu secretário de governo, além preso na Operação Furna da Onça e investigado por enriquecimento ilícito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Claudio Castro e Vinicius Farah em Três Rios - Foto: Rafael Campos

Foi batido o martelo para o novo candidato a vice-governador de Cláudio Castro (PL), no lugar de Washington Reis (MDB), ex-prefeito de Duque de Caxias e que teve sua candidatura impugnada pelo TRE-RJ depois de decisão do STF que o condenou a prisão. O escolhido é o deputado federal Vinicius Farah, a indicação acabou vindo pelo União Brasil, maior partido da coligação de Castro.

A indicação de Farah é uma derrota tripla da família Reis, que começou com a vitória de Márcio Pacheco no TSE sobre Rosenverg Reis (MBD), a perda da posição de vice na chapa de Castro e seguida da não indicação do vereador do Rio Vitor Hugo (MDB), de seu grupo político e que era visto como um dos favoritos.

O União Brasil sugeriu os nomes de Farah e do deputado estadual Márcio Canela, ligado ao presidente estadual do partido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo. O governador Cláudio Castro, que já tinha relação de proximidade com Farah que foi seu secretário de Desenvolvimento Econômico, acabou preferindo seu nome.

Quem é Vinicius Farah?

Vinicius Farah Vinicius Farah será o novo vice de Cláudio Castro

Vinicius Farah é formado em marketing,iniciou sua carreira na política aos 23 anos, quando foi o quarto vereador mais votado de Três Rios em 1988. Foi prefeito do município de Três Rios de 2009 a 2016, tendo sido anteriormente vice-prefeito entre 2005 e 2008. Por ocasião de sua gestão na prefeitura trirriense, Vinicius foi o vencedor das edições de 2012 e de 2014 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, tanto no âmbito estadual quanto no federal, na categoria Melhor Projeto.

Advertisement

De fevereiro de 2017 a abril de 2018, foi presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ). Nas eleições de 2018, Vinicius Farah foi candidato a deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro, ocasião em que foi eleito para a 56ª legislatura (2019–2023) da Câmara dos Deputados do Brasil.

Foi nomeado secretário de Desenvolvimento Econômico pelo governador Cláudio Castro. 

Denúncias contra Farah

Vinicius Farah Vinicius Farah será o novo vice de Cláudio Castro

Mas com Farah vem algumas bagagens, em sua campanha em 2018, o TRE-RJ apreendeu 30 veículos que teriam sido alugados pelo DETRAN-RJ para o transporte de pessoas para o local onde a candidatura de Vinicius Farah ao cargo de deputado federal nas eleições de 2018 seria lançada, em Três Rios. Outros 6 carros do Detran-RJ foram apreendidos no dia seguinte junto com seus Boletins de Transporte Diário (BDTs), que comprovaram o deslocamento dos veículos até Três Rios no dia anterior. A ação de fiscalização foi realizada após o TRE-RJ receber denúncias e colher informações em diligências a respeito do uso da máquina administrativa do Detran-RJ em benefício da campanha eleitoral de Farah. A assessoria de imprensa de Vinicius Farah afirmou que os carros apreendidos pelo TRE-RJ foram alugados pela coordenação da campanha eleitoral do político e que os ônibus e vans apreendidos não tinham qualquer vínculo com a campanha. Já a assessoria de imprensa do Detran-RJ negou a informação de que teria alugado veículos para o lançamento da candidatura de Farah

No mesmo ano, Farah teve sua prisão temporária decretada durante a infame Operação Furna da Onça. A alegação era que quando ele foi presidente do Detran-RJ parlamentares da ALERJ alocavam mão de obra comissionada ou terceirizada por votarem favoravelmente aos interesses do Grupo Facility/Prol, vencedora dos contratos para fornecimento de mão de obra nos postos do Detran-RJ, na Alerj. O mandado de prisão temporária de Farah não foi renovado e nem convertido para prisão preventiva, sendo o político solto poucos dias após ser preso

Já em 30 de janeiro de 2019, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) deflagrou uma operação, denominada Operação Barão de Entre-Rios, que visa investigar o suposto enriquecimento ilícito de Vinicius Farah. Os agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão e 10 de bloqueio de contas bancárias nos municípios do Rio de Janeiro e de Três Rios. Investigações feitas anteriormente indicaram que o patrimônio do político é incompatível com o declarado em eleições passadas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Vinicius Farah será o novo vice de Cláudio Castro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui