Ajustando-se às medidas de combate à proliferação do Coronavírus no Rio de Janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sediado no Centro da cidade, adotou, a partir desta terça-feira (24/03), uma nova maneira para receber documentos.
O Instituto criou o endereço eletrônico protocolo.rj@iphan.gov.br, passando a aceitar, provisoriamente, o recebimento de documentos através do referido e-mail.
“Essa ação foi traçada pelo Iphan nacionalmente, como uma das formas de enfrentamento a crise gerada pela pandemia. A indústria da construção e outros setores da economia dependem de nossos serviços relacionados à preservação do patrimônio cultural brasileiro. Com esse novo instrumento esperamos agilizar o atendimento nesse momento de calamidade pública. Mais do que nunca devemos cuidar uns dos outros”, disse Manoel Vieira, superintendente do Iphan-RJ.
Quem quiser fazer, mesmo assim, as entregas pessoalmente, deverá, primeiramente, agendá-las pelo e-mail.
E, para o correio eletrônico funcionar adequadamente, o Iphan solicita que os assuntos sejam especificados, isto é, para qual sub-unidade ou setor estão sendo enviados, através dos códigos:
- GAB – Gabinete do Iphan-RJ
- COTEC – Coordenação Técnica
- COAD – Coordenação Administrativa
- API – Assessoria de Patrimônio Imaterial
- ETCV – Escritório Técnico da Costa Verde
- ETMVP – Escritório Técnico do Médio Vale do Paraíba
- ETRL – Escritório Técnico da Região dos Lagos
- ETRS – Escritório Técnico da Região Serrana
Vale lembrar que a sede oficial do DIÁRIO DO RIO, localizada no Arco do Teles, próximo à Praça XV, no Centro, fica num edifício do século XVIII tombado pelo Iphan, que já autorizou as obras de restauro do imóvel.
Para quem tiver dúvidas sobre o novo procedimento para recebimento de documentos, o Iphan disponibiliza os seguintes números de telefone: | (21) 96784-4384 | (21) 99033-3814.
Acho que passada a crise poderiam continuar com o serviço via meio eletrônico..msis rapido e facil acesso. Para quem quisesse teria o atendimento presencial. Fica a sugestão.