Até 30 de junho, a estação Carioca do MetrôRio dá lugar à exposição fotográfica “Diversidade Ambiental: Ciência e Arte” organizada Núcleo de Fotografia Ambiental e Científica (BioCenas) e pelo laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). A mostra tem curadoria da historiadora da arte, Vera Beatriz Siqueira, e conta com paisagens deslumbrantes dos biomas brasileiros e do Rio de Janeiro.
As imagens são resultado das pesquisas de campo realizadas por alunos e de pesquisadores dos programas de Pós-graduação em Oceanografia e em Ecologia e Evolução da universidade. O trabalho destaca a diversidade ambiental brasileira, por meio da união entre a ciência e a arte, convidando o público à conscientização ecológica.
Ao todo, a exposição conta com 15 fotografias, divididas em três estruturas cúbicas que compõem a Galeria Itinerante da Uerj. Um cubo é dedicado exclusivamente ao bioma preponderante no Estado do Rio: a Mata Atlântica e seus cinco ecossistemas. Outro é focado nos mamíferos aquáticos da Baía da Guanabara e da costa da cidade. E um terceiro cubo é dedicado a cinco dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampa e Pantanal.
A exposição é uma realização da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj e tem como objetivo popularizar a ciência e o conhecimento produzidos pelos programas de pós-graduação da universidade, com o apoio do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (Proext-PG| Capes).
Serviço
Exposição gratuita ‘Diversidade Ambiental: Ciência e Arte’
Local: estação Carioca/Centro do MetrôRio, no acesso B (Avenida Chile).
Data: de 17 a 30 de junho
Curadoria: Vera Beatriz Siqueira – PPGHA|Uerj
Acervo fotográfico: BioCenas e Maqua
Realização: Universidade do Estado do Rio de Janeiro|Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa
Fomento: Capes|Proext-PG
Apoio: MetrôRio
Classificação indicativa: livre