O sufoco dos passageiros que utilizam os trens da SuperVia foram registrados e transformados em números. Um estudo da Agência Reguladora de Transportes do Rio de Janeiro (Agetransp) revela que, entre junho e agosto de 2022, os trens da SuperVia atrasaram 1.818 vezes em todos os remais da empresa, uma média de 20 atrasos por dia.
O Ramal Santa Cruz é o ‘campeão’ de notificações, já que atrasou 603 vezes. A maior parte dos registros deste ramal foram feitos no mês de junho, com 422. Ainda no mês de julho a SuperVia determinou um aumento no tempo na grade oficial de intervalos. Ou seja. o que era considerado atraso pelo passageiro, passou a ser o intervalo oficial.
A SuperVia informa, por meio de uma nota, que realiza estudos periódicos com o objetivo de adequar toda a grade de horários operacionais com a atual realidade do sistema. E a empresa ainda afirma que “as melhorias no sistema ferroviário da SuperVia vêm ocorrendo, mas é um processo que leva tempo”.
É honesto relembrar que a SuperVia vem sofrendo com os furtos de cabos de energia. No mês de junho, 768 viagens foram atrasadas devido ao furto nas linhas ferroviárias. O mês de agosto teve o menor registro, com 82 atrasos por furtos.
Confiras os dados:
- Junho
Atrasos total: 1.242
Atrasos pelos furtos de cabos de energia: 768
Sem justificativa: 468
1º lugar nos atrasos: Santa Cruz – 422 atrasos
- Julho
Atrasos total: 254
Atrasos pelos furtos de cabos de energia: 147
Sem justificativa: 98
1º lugar nos atrasos: Santa Cruz – 94 atrasos
- Agosto
Atrasos total: 322
Atrasos pelos furtos de cabos de energia: 82
Sem justificativa: 235
1º lugar nos atrasos: Japeri – 167 atrasos