Antiga sede do Automóvel Clube será transformada em hub de energia e finanças no Centro do Rio

Icônico edifício na Rua do Passeio está fechado desde 2004

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio do antigo Automóvel Clube do Brasil / Reprodução: Internet

O histórico prédio no Centro do Rio que abrigou o Automóvel Clube, no início do século passado, passará por um processo de revitalização para ser transformado em um hub de economia verde e finanças. Segundo informou o jornalista Ancelmo Gois, a Prefeitura vai iniciar, em maio, as obras de restauro orçadas em R$ 37 milhões.

Após a reforma, o imóvel, que esteve perto de virar um hotel, se transformará no Centro de Energia e Finanças do Amanhã. A ideia, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Chicão Bulhões, é “ser um hub de economia verde e transição energética, reunindo no mesmo lugar empresas que atuam nesses segmentos, universidades e governo, com o tripé mercado, educação e pesquisa”.

Paco do Ouvidor Antiga sede do Automóvel Clube será transformada em hub de energia e finanças no Centro do Rio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O Poder Público ainda está em negociações com o Rio Energy Bay – uma instituição sem fins lucrativos, que conta com grandes empresas, e que é parte de um projeto global do MIT (MIT Reap) —para estar à frente do projeto.

Automóvel Clube

Localizado no número 90 da Rua do Passeio, o edifício, durante décadas, serviu à elite carioca da época, que queria fomentar a cultura automobilística como meio de transporte, lazer e esporte. Ganhou grande importância histórica para o Brasil porque foi em sua sede que o então presidente João Goulart fez, em 30 de março de 1964, fez seu último discurso antes do golpe militar.

Advertisement

5 passeios históricos pelo Centro do Rio de Janeiro

Por mais de trinta anos o edifício abrigou o Automóvel Clube que durante a década de 90 ainda assumiu a função de posto do Detran-RJ. Por motivos financeiros, o imóvel foi alugado para a instalação do Bingo Imperial em 1996. Após muitos protestos por parte da população, o prédio foi leiloado e arrematado pelo município que se encarregou da desativação do estabelecimento no ano de 2003. Durante esse mesmo ano, o imóvel foi novamente ocupado pelo Automóvel Clube. No ano seguinte, o edifício foi esvaziado e desde então se encontra fechado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Antiga sede do Automóvel Clube será transformada em hub de energia e finanças no Centro do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui