Por: Ana Flávia Assumpção (Diretora da Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)
A segunda edição da pesquisa do Setembro Amarelo, realizada pelo Instituto Rio21 em parceria com o Diário do Rio, investigou junto aos cariocas como andam os níveis de otimismo, ansiedade e de felicidade ao longo do ano de 2022. 21,4% dos entrevistados disseram estar muito otimistas (9 e 10 na escala). Isso representa um aumento significativo em relação aos dados coletados em 2021, na primeira edição da pesquisa, quando apenas 14,2% dos respondentes fizeram essa afirmação:
Já em relação aos níveis de felicidade, também houve um aumento de avaliações positivas de aproximadamente 7 pontos percentuais em comparação com o ano passado. Em 2022, 22,2% dizem que estão muito felizes (9 e 10 na escola) contra 15,1% em 2021.
Por outro lado, os níveis de ansiedade da população carioca estão altos: mais de ? dos respondentes afirmaram que estão muito ansiosos (9 e 10 na escola) em 2022. Ainda assim, houve uma queda significativa em relação ao ano passado, momento em que quase 60% dos respondentes se classificavam dessa forma.
A pesquisa também mostrou que as mulheres declararam estarem mais ansiosas que os homens em 2022, com média de 7,2 contra 6,5. Além disso, os jovens, entre 25 aos 29 anos, estão mais ansiosos do que as demais faixas etárias: com uma média de 8,2. Os menos ansiosos, por outro lado, são os de 60 anos ou mais, com média 6.
A análise dos dados mostrou que houve uma melhora significativa nos níveis de otimismo, felicidade e ansiedade dos cariocas entre 2021 e 2022.
Mapeamentos como o realizado por essa pesquisa são importantes para fornecer evidências e orientar o planejamento de políticas públicas na área da saúde mental, melhorando cada vez mais a vida dos cariocas.
Outros resultados dessa pesquisa serão divulgados ao longo dos próximos dias. Confira mais dados: