Centro do Rio ganha Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no País

Inauguração acontece no dia 18 de dezembro, às 18h. O museu fica na Rua Primeiro de Março, 22. O museu foi idealizado pelo historiador Luciano Magno, que exibirá mais de 100 mil itens do seu acervo particular

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prédio do Museu da Caricatura Brasileira, na Rua Primeiro de Março, 22 / Divulgação

No dia 18 de dezembro, o Rio de Janeiro ganhará um novo espaço cultural: o Museu da Caricatura Brasileira (MCB), único do gênero no Brasil. O museu, idealizado pelo historiador Luciano Magno, exibirá, periodicamente, mais de 100 mil itens do acervo particular de Luciano. O MCB ocupará 1.000 m² e terá 14 salas expositivas, distribuídas em 3 andares. O complexo cultural fica na Rua Primeiro de Março, 22, Centro do Rio. A inauguração será na quarta-feira, às 18h.

Além de historiador, Luciano Magno é colecionador e caricaturista. Magno é autor do livro ”História da Caricatura Brasileira’‘, além de presidente do museu, que integra o programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio de Janeiro. No local serão realizadas exposições históricas e contemporâneas, com obras caricaturistas de grande destaque das primeiras décadas do século XX, entre eles: J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Alvarus, Fritz e Nair de Teffé. Obras de artistas consagrados da fase contemporânea da caricatura no Brasil também serão expostas.

O Museu da Caricatura Brasileira é um entre diversos negócios ligados à área de cultura que estão sendo implantados, especialmente na região da Praça XV, por meio do Reviver Cultural, que foi lançado pelo prefeito Eduardo Paes. O programa ajuda comerciantes e produtores culturais a pagarem os custos das suas ocupações.

Através Reviver Cultural sobrados históricos e lojas vazias ou abandonadas foram revitalizados e reocupados, dinamizando o Centro da capital fluminense, principalmente a região da Praça XV. Estima-se que o programa tenha promovido requalificação de mais de 40 imóveis para abrigar atividades culturais diversas. Nas imediações do MCB diversos imóveis foram locados para fins culturais.

O Museu da Caricatura Brasileira trará as seguintes exposições na sua inauguração:

PRIMEIRO ANDAR:

A História do Primeiro Centenário da Independência do Brasil (1822 – 1922), com a exposição das obras de J. Carlos, Calixto Cordeiro, Raul Pederneiras, Luiz Peixoto, Seth, Nair de Teffé. No local, o público terá ainda acesso a imagens sobre a Semana de Arte Moderna, o Tenentismo, a derrubada do Morro do Castelo, entre outros temas.

SEGUNDO ANDAR:

Apresenta a Exposição ”Nair de Teffé & Hilde Weber – Precursoras Brasileiras”. A mostra homenageia a primeira caricaturista brasileira Nair de Teffé, e nossa primeira chargista, Hilde Weber. No pavimento, os visitantes poderão ver a Exposição Permanente (longa duração) sobre a História da Caricatura no Brasil, com obras originais, gravuras, pinturas e esculturas, de mestres da caricatura, desde o século XIX. Entre os artistas cujas obras serão expostas estão:  Angelo Agostini, Henrique Fleiuss, Bordalo Pinheiro, J. Carlos, Calixto, Seth, Alvarus, Fritz, Lan, Borjalo, Chico e Paulo Caruso e Luis Trimano.

TERCEIRO ANDAR:

No local estará exposto o acervo da ”5ª Bienal Internacional da Caricatura – Brasil”, com trabalhos de artistas ilustres da geração atual, como Cavalcante, Jorge Jardim, e Quim Duran, entre outros.

Acesse: https://www.facebook.com/groups/542334621428516

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio ganha Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no País
lapa dos mercadores 2024 Centro do Rio ganha Museu da Caricatura Brasileira, único do gênero no País

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui