Na próxima segunda-feira, (26/09), o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Estado (Satamerj) fará uma nova paralisação de 24h contra a suspensão do piso salarial, com ato na porta do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio.
Marco Schiavo, presidente interino do Sindicato, afirma que o ato tem o objetivo de pressionar o Congresso Nacional para apresentar e aprovar as fontes de custeio da lei do piso da enfermagem. “Somente com a aprovação dessa fonte de custeio é que a categoria vai conseguir ter o cumprimento da lei do piso da enfermagem”, explicou.
As mobilizações acontecem após a liminar do ministro Luis Roberto Barroso que suspendeu, no dia 04/09, o piso da categoria em atendimento a uma ação movida pelos patrões privados da área da saúde. Os profissionais da categoria afirmam que as manifestações só serão cessadas, completamente, com o pagamento do piso salarial.
Os atos em favor da causa vêm acontecendo há mais de uma semana. Na última quarta-feira, (21/09), os profissionais protestaram com faixas, apitos e gritos na Rua São Francisco Xavier, no bairro Maracanã, na Zona Norte do Rio.