Manhã deste sábado terá banquete e celebração na Igrejinha dos Mercadores

A refeição no Centro que vem com uma aula sobre a gastronomia do século XIX, caminhada histórica na região e um verdadeiro concerto sacro durante uma Missa Solene ocorre neste sábado e ainda há vagas para a data

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, onde o passeio termina, com coral e grande orquestra - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

Um passeio todo especial com experiência gastronômica num faustoso banquete de café da manhã servido como no final do período oitocentista, somado a uma viagem no tempo à era Vitoriana, com odores e sabores, mas também música sacra e muita história. E além de história, rememorar as raízes da fé católica que inspirou os portugueses a desbravar o mundo. O já tradicional evento do restaurante Sobrado da Cidade que vem reunindo pessoas de todas as regiões do país nas imediações da Praça XV aos finais de semana se repete na manhã deste sábado (27/4).

O restaurante funciona num histórico sobradão dos anos 1800 com três andares e a fachada azulejada em azul e branco à moda portuguesa e holandesa e um interior cuja decoração é considerada uma das mais caprichadas do Centro Histórico, na área que vem ficando conhecida como Pequena Lisboa. A casa, localizada na Rua do Rosário, sempre foi um espaço de história e cultura, desde o prédio escolhido com suas paredes em pedra de mão e óleo de baleia, até os detalhes do espaço que tem, por exemplo, uma linha do tempo que conta a história do imóvel e de seu primeiro proprietário, um barão dos tempos do império. Depois disso, o mesmo prédio foi sede da Brasserie Rosário , que fez sucesso em sua época, e agora a badalação vem sendo reeditada pelo restaurante, que funciona 7 dias por semana.

O projeto Reviver Cultural, da Prefeitura, gerou a ocupação de mais de 30 imóveis junto ao Paço Imperial e ao Arco do Teles. Ao lado do próprio Sobrado, já foi inaugurada a linda Casa Tucum, que vende produtos e artesanato indígenas. A região da Praça XV tem recebido mais e mais novos negócios e experiências inovadoras, com inauguração de novas galerias de arte, bares e restaurantes, e foi reforçada pela recuperação da histórica Igreja dos Mercadores, de 1743, e que passou a celebrar missas com coral e grande orquestra aos sábados e domingos ao meio-dia, além das missas comuns de dia de semana, sempre no mesmo horário. A Igreja tem um carrilhão de 12 sinos que ressona em certos momentos de cada celebração e que também dá as horas, e seus sinos foram totalmente restaurados.

Neste mesmo estilo de ‘revival’, o Sobrado da Cidade leva o cliente a viajar no tempo até o século XIX. No final de semana passado, um grupo de 48 comensais vindos de Juiz de Fora ficaram maravilhados com a beleza da liturgia, as músicas sacras e, é claro, o delicioso banquete. O restaurante contratou uma historiadora especializada em gastronomia antiga e promoveu um grande estudo gastronômico de receitas que eram degustadas no fim do século XIX pelos cariocas, preparando um menu diferenciado e único, para ser saboreado, na primeira refeição do dia, por quem, além de comer, quer saber mais sobre o Rio Antigo, os costumes da época e a rotina dos cariocas daquele momento histórico; cada ingrediente é explicado individualmente. Foi dado à refeição que é servida em louças e pratarias antigas, um nome que diz respeito ao período: Café Histórico. Mais que apropriado.

Advertisement

O estabelecimento oferece este Café imperial com o cardápio da época, adaptado às proporções e gostos dos dias de hoje. O menu vem escrito em francês, como era na época. É um verdadeiro banquete, como aqueles que eram compartilhados pelos cariocas de antigamente. Além disso, serão explicadas detalhadamente as escolhas do cardápio, para aumentar a imersão cultural na época em que o Rio era Capital de um Império nos trópicos. O evento tem sido realizado algumas vezes por mês e ocorre de novo neste fim de semana. Tanto no sábado quanto no domingo, mas o domingo já está esgotado, com ingressos disponíveis apenas para a manhã de sábado.

WhatsApp Image 2023 06 12 at 12.27.33 Manhã deste sábado terá banquete e celebração na Igrejinha dos Mercadores
Foto: Divulgação do Sobrado da Cidade, que tem sede num prédio so século XIX e se localiza colado num imóvel que sediou o primeiro banco do Brasil, na rua do Rosário.

A refeição – café da manhã reforçadíssimo, diz o restaurante – terá uma duração de uma hora e meia. Mas a aventura na história termina por aí! Depois de forrar o estômago num ambiente bonito, refrigerado e de ser servidos por garçons e garçonetes com uniformes de época, chega a hora de aprender tudo sobre a região da Praça XV, ou Largo do Paço. Uma caminhada guiada pela região – que vem tendo grande melhora nos índices de segurança, além de um enorme movimento cultural e gastronômico aos sábados e domingos – se seguirá à refeição, tudo com o acompanhamento de um guia de turismo especializado, que vai contar, tintim por tintim, o que se sabe sobre a cultura e a história locais. Afinal, foi ali que o Rio se tornou a Capital do Império Português; ali o Imperador disse que ficava, e ali nasceu a nação brasileira como se conhece hoje, com suas glórias e também mazelas. O restaurante fica próximo ao histórico Arco do Teles, ao Paço Imperial e todos os Centros Culturais da Região, que incluem o dos Correios, o da Marinha, do Banco do Brasil e o Convento do Carmo, sem contar algumas das mais fantásticas igrejas barrocas do país.

O leve passeio-caminhada, que não tem subidas e nem aclives, termina exatamente às 12h em frente à histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, cujos sinos voltaram a badalar recentemente, após uma reforma promovida por empresários. Na igrejinha de formato elíptico e decoração rococó, um raríssimo órgão de fole de 1873 recém-restaurado, junto com uma orquestra e coral conduzidos pela cantora lírica – soprano – Juliana Sucupira, vão encher a linda nave com suas imagens do século XVIII e cortinas de fina renda com música clássica religiosa da melhor qualidade, enquanto uma missa solene será celebrada, em latim, no ritual do Papa Paulo VI. Tem até percussão, e o Aleluia ao final é uma experiência única. Fotos são permitidas e o evento – um verdadeiro espetáculo de música erudita – é aberto ao público, além dos convidados.

A missa histórica, com músicas de compositores como Handel, vai colocar os comensais – além dos frequentadores da igreja, que é aberta – numa experiência de paz e meditação, com o rico odor de incenso dos velhos turíbulos de prata dos mercadores da região, que ergueram a igrejinha com muito suor e esforço. A Igreja dos Mercadores foi reaberta no mês de junho do ano passado depois de uma grande reforma, após quase 4 anos de portas fechadas. Com iluminação profissional, a igrejinha está tinindo, e lembra a época em que seu estatuto foi assinado, por Dom Pedro II.

Com lugar cativo na cerimônia, junto ao grande público, os comensais terão acesso à estátua de Nossa Senhora da Fé, em tamanho natural, construída em mármore de lioz português, que foi derrubada junto com a antiga torre de sinos por um projétil disparado pelo encouraçado Aquidabã, numa revolta de 1893. E mais, vão conhecer a própria…bala de canhão! Como a imagem caiu de 25 metros de altura e não quebrou nada além de 2 dedinhos, o fato foi considerado um Milagre Carioca, e o artefato se encontra disponível pra visitação junto à Santa. Também uma exposição museológica sobre a história da igreja e da devoção à Virgem da Lapa foi instalada no local e pode ser vista, num pequeno museu.

A recuperação da Igreja e de seu acervo contou com a contribuição do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, e nas missas solenes de sábado e domingo com grande orquestra e coral a irmandade conta com o apoio do restaurante Sobrado da Cidade.

Paco do Ouvidor Manhã deste sábado terá banquete e celebração na Igrejinha dos Mercadores
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Serviço / Sábado (para este Domingo, os ingressos estão esgotados)

  • Horários do Evento:
    09h30 – Café Imperial século XIX
    11h – Visita Guiada Histórica e, ao final, às 12h, chegada à Igreja dos Mercadores, onde estará sendo celebrada uma Missa Especial com coral e grande orquestra.
  • Endereço: Sobrado da Cidade – Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro
  • Valor por pessoa: R$ 250,00 (para moradores do Rio com comprovante de residência) ou R$ 300,00 para turistas
    *No pix ou cartão de crédito.
  • Reserva e pagamento antecipado.
  • No máximo 48 participantes
  • Informações e reservas pelo WhatsApp: 21 97978 4353

[Além dos meios de transporte públicos – o restaurante fica próximo às barcas, ao Metrô Carioca e na cara do VLT-Praca XV, é possível estacionar próximo, no Terminal Garagem Menezes Côrtes, e a caminhada é de 5 minutos]

Abaixo, algumas fotos da Igreja, que é bem tombado nacional, e é protegida pelo IPHAN.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Manhã deste sábado terá banquete e celebração na Igrejinha dos Mercadores
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Manhã deste sábado terá banquete e celebração na Igrejinha dos Mercadores
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui