Nesta segunda-feira (08/04), a Prefeitura do Rio iniciou a operação de reordenamento público na região da Rua Uruguaiana, no Centro, onde camelôs se amontoavam, fazendo um verdadeiro túnel azul com tendas e barracas, muitos deles com produtos ilegais. Ao todo, 75 ambulantes foram legalizados e autorizados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) a atuar na região. Nas últimas duas semanas, a Coordenadoria de Controle Urbano, vinculada à Seop, realizou um mapeamento e identificou 120 vendedores em condições de regularização.
A ação desta segunda tem como objetivo garantir o cumprimento das regras estabelecidas para o comércio ambulante e o uso de área pública. Os agentes contam com o apoio da Polícia Militar.
Foi elaborado um projeto para o assentamento dos 75 profissionais no trecho da Rua Uruguaiana que fica entre as ruas Buenos Aires e Carioca. Todos receberão equipamentos padronizados para montar as barracas. Os outros 45 ambulantes poderão se regularizar em outros pontos da cidade e serão encaminhados à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda.
Os agentes fizeram uma lista de quem deseja um ponto de venda legalizado. O objetivo da ação é evitar crimes de receptação, especialmente de telefones celulares roubados e furtados na cidade. A Prefeitura vai realizar fiscalizações nos boxes.