Churrascaria Fogo de Chão demite 690 e manda conta pra Witzel
A Churrascaria Fogo de Chão demitiu 690 funcionários, e quer que recebam sua rescisão do Governo Estadual. Desnorteados, empregados demitidos não sabem como fazer para receber.

Funcionários não sabem o que fazer para receber o saldo da rescisão e alegam terem sido enganados

Alegando ser forçado pelas consequências da pandemia do novo coronavírus, o famoso restaurante de carnes demitiu nada menos que 690 funcionários no mês de abril. Só no ponto de Botafogo, de frente para a baía de Guanabara, dos 82 funcionários, 73 foram demitidos. Situação semelhante ocorreu na filial da Barra da Tijuca. A empresa continua funcionando, trabalhando apenas com ‘delivery’. Além do drama natural causado por demissões, o problema maior é que a empresa se recusa a pagar todas as verbas rescisórias dos empregados, alegando que esta seria uma obrigação do Governo Estadual. O caso se parece com a demissão de 579 empregados da Pizzaria Parmê, que noticiamos ontem aqui.

A churrascaria, hoje uma grande empresa multinacional com ações comercializadas na Bolsa de Nova Iorque – NASDAQ – foi vendida em 2018 à Rhône Capital por 560 milhões de dólares (cerca de 3 bilhões de reais). A Rhone gerencia cerca de 50 bilhões de reais em fundos e investimentos no mundo inteiro.

O DIÁRIO DO RIO teve acesso ao documento que o departamento de RH da empresa fez para os empregados assinarem no dia 4 de abril. Intitulado “Comunicação de Rescisão do Contrato de Trabalho por Ato de Autoridade“, a churrascaria afirma que por conta da disseminação do novo coronavírus, e dos decretos estaduais determinando o “encerramento das atividades” do restaurante, e também por conta do que trata o artigo 486 da CLT (aquele citado pelo Presidente Bolsonaro, na polêmica declaração do dia 27 de março), os empregados estariam sendo demitidos. No mesmo documento, a churrascaria afirma que “o pagamento de suas verbas rescisórias nos termos do art 486 da CLT, deverá ser a cargo do GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, autoridade que decretou a paralisação das atividades do EMPREGADOR“. Ou seja, para receber suas verbas rescisórias, o ex-funcionário teria que cobrá-las do tesouro estadual.

A Fogo de Chão afirma também no documento, que, “por mera liberalidade” (ou seja, não porque a lei a obrigue, mas sim porque quer dar este benefício ao empregado), vai depositar na conta dos empregados o saldo de férias (proporcionais e vencidas), o adicional de 1/3, e o décimo terceiro proporcional “em até 10 dias”. O documento é reproduzido ao final desta reportagem, e se baseia basicamente no tal artigo 486 da CLT.

O ato causou a revolta de vários funcionários. O barman Felipe Castro, com 4 anos de casa, é um dos que estão indignados. “Para mim, usaram de má fé e do momento pra beneficiar a empresa“, disse. O barman, que é portador de necessidades especiais e teve que retornar para o Piauí por não ter mais condições de se manter no Rio, falou com o DIÁRIO via redes sociais. “O gerente da loja, Sr. Vagner, fez primeiro uma reunião e falou que iria pagar tudo, só não pagaria o aviso prévio. Nós aceitamos e ele mandou assinarmos aquele papel. Assinamos em confiança“, lamentou o funcionário. A funcionária N., na empresa há mais tempo que Felipe, completou: “Botou todos de férias por 10 dias e depois fez reunião para demitir todos e falando que a multa e aviso era pelo Governo, mas como vamos fazer para receber? Ninguém soube informar.”

Funcionários citam que quando descobriram que não iriam receber seus direitos, teria entrado no circuito o Diretor de Recursos Humanos Marcos Ono, mas que sem ter como explicar efetivamente como fariam para receber, o executivo teria bloqueado todos os funcionários que buscam explicações, em suas redes sociais e whatsapp. “Ao menos pra mim acabaram pagando 20% da rescisão, mas ainda afirmam que vamos ter que cobrar o resto do Governador. O que não entendo é que o restaurante continua funcionando pra delivery. Nós dávamos o sangue por essa empresa, eu não tinha hora, os clientes gostam da gente, nós também somos a Fogo de Chão“, disse G., ex-funcionária do restaurante da Barra.

Eu acho que o seu Wagner mentiu pra gente assinar sem ler. Depois que veio a história que a gente não ia receber o resto. Concordamos em não receber o Aviso Prévio, o resto eles enrolaram a gente“, revolta-se Felipe.

Cliente da Fogo de Chão de Botafogo, Bruna de Barros soube da história pela reportagem. “Sinceramente, eu acho que além da comida e da vista, o charme da churrascaria era a educação e a alegria dos funcionários, que pareciam trabalhar alegres e nos tratavam como reis. Fiquei chocada. Não vou comer numa empresa que trata os empregados assim, acho que vale o boicote“.

Ao tratar com a imprensa no fim de março, o presidente Jair Bolsonaro citou o tal artigo 486, usado pela Fogo de Chão no documento. “Tem um artigo na CLT que diz que todo empresário ou comerciante que for obrigada a fechar seu estabelecimento por decisão do respectivo chefe do Executivo (…) Os encargos trabalhistas quem paga é o governador e o prefeito. Tá ok?

Elton Batalha, professor de Direito Trabalhista da Universidade Mackenzie, acredita que essa tese deve ser muito utilizada em ações nos próximos meses, mas não acha que ela prosperará: “Provavelmente, quando o Judiciário apreciar essas ações, considerará que o 486 da CLT não é aplicável à situação, pois o ato governamental de determinação de quarentena (e consequente paralisação de atividade) é justificável ante o surto da Covid-19. Caso a atitude governamental não se justificasse cientificamente, seria diferente“, diz.

Os advogados Mauricio Gasparini e Mariana Bissolli Cerqueira Cerezer, da área trabalhista do escritório Finocchio & Ustra, entendem “que o risco da atividade econômica é do próprio empregador e não pode repassá-lo a terceiro, o que inclui órgão da administração pública, de modo que se espera a prova cabal da sua indevida interferência“. Ou seja, traduzindo o juridiquês, para eles, o governo só teria que arcar com a indenização caso não tenha uma justificativa justa e suficiente para ter mandado o restaurante fechar suas portas. Será que uma pandemia – que é mundial e grave por excelência – reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, não seria tal justificativa?

Para o advogado Vinícius Cordeiro, a medida “não é legal, além de mostrar uma grande insensibilidade social“. Cordeiro entende que “cabe até, se os empregados quiserem agir de forma coletiva, o pedido de reintegração ao trabalho, com grandes chances de acolhimento” pela Justiça do Trabalho. Ele defende que “não há como jogar a conta no Governo“. Para João Pedro Figueira, também do ramo, “o Art. 486 da CLT está sendo claramente distorcido pela empresa. Incrível impor ao Governo o ônus que é deles. No final, quem fica desamparado é o empregado“.

O DIÁRIO verificou que alguns advogados – franca minoria dos consultados – acham que o artigo citado pela Fogo de Chão e pelo Presidente da República poderia ser utilizado. Alguns deles entendem que só poderia ser utilizado se a Fogo de Chão tivesse efetivamente paralisado suas atividades, o que não ocorreu, pois o Delivery segue. Mas todos eles concordam com uma coisa. Este dispositivo da lei nunca foi largamente utilizado antes, e não há uma fórmula pronta para que os funcionários, usando este artigo, receba o que lhes é devido. Isto significa que, mesmo se no fim a Justiça do Trabalho considerar o procedimento válido para a situação deles, podem se passar muitos anos até que vejam a cor do dinheiro.

Procurada pela reportagem do DIÁRIO DO RIO, de manhã cedo, a assessoria da churrascaria não respondeu à reportagem. Numa entrevista ao jornal Folha de São Paulo, no dia 8 de maio, o executivo Paulo Antunes, que comanda a empresa no Brasil, disse: “Desligamos a maior parte [dos funcionários], para que eles tivessem acesso ao FGTS e passassem o período de crise com caixa“. Na mesma entrevista, o executivo disse também que a rede pretenderia recontratá-los, depois. A entrevista do dia 8 fala em 400 demissões.

Comunicação de Rescisão do Contrato de Trabalho por Ato de Autoridade” mandando a conta da rescisão dos seus empregados do Rio para o Governador Wilson Witzel pagar. Será que a gorjeta está incluída?

ATUALIZAÇÃO – 15 de maio de 2020

Cerca de 24 horas após a publicação da matéria, o Fogo de Chão enviou ao DIÁRIO DO RIO a seguinte nota oficial a respeito do assunto, que reproduzimos na íntegra:

”O zelo por nossos colaboradores sempre foi compromisso central da filosofia de trabalho do Fogo de Chão. Reforçamos que atuamos seguindo as normas do artigo 486 da CLT, indenizando os membros da nossa equipe de acordo com a lei, para que todos tivessem acesso ao pagamento de férias e 13º salário, além do acesso ao Fundo de Garantia e seguro desemprego. A expectativa do Fogo de Chão Brasil é, à medida que os restaurantes reabram e a economia melhore, recontratar gradualmente a nossa equipe.”

232 COMENTÁRIOS

  1. […] No último dia 14/05, você leu em primeira mão aqui no DIÁRIO DO RIO que a rede de churrascarias Fogo de Chão havia demitido 690 funcionários – devido à crise econômica causada pela pandemia do Coronavírus – e que, utilizando-se de um artigo da CLT, deixaria a cargo do Governo do Estado o pagamento das verbas rescisórias aos funcionários. […]

  2. Oh, que bonitinho!

    Vamos manter o empreguinho de todos sem ter receita, só o empresário fazer empréstimo, vender todos os bens e mesmo assim, depois de tudo, ainda sofrer processo trabalhista de funcionários mentindo descaradamente só para ganhar mais trocados.
    Empresa não é ONG amigão, não faz favor nem caridade.
    Tem lucro, contrata. Teve prejuízo demite.
    Empresa é para dar dinheiro ao empresário,o funcionando não passa de passivo necessário.
    Não gostou do que leu, lamento mas cedo ou tarde a alguém teria que saber a verdade.
    Bate na porta do governador, reclama lá!

  3. Nos Estados Unidos nos 35 ou mais restaurantes da Fogo de Chão, também foram mandados todos embora, mas nos USA o governo garante os funcionários por 8 meses salário integral.

    • O artigo 486da CLT acredito ser válido.
      Advogados fiquem atentos ao fato do Príncipe.
      Os governadores que erraram na estratégia econômica por conta das demissões em massa são responsáveis pela indenizações.
      A churrascaria Fogo de Chão é excelente o atendimento de qualidade.
      Importante gera emprego para mais de 700 pessoas sendo pega de surpresa pelo fato do vírus.

  4. Eu acho engraçado e pertinente alguns comentários. Quando veio a crise da agua no rio de janeiro, Cedae, ficou acertado da empresa dar desconto na fatura nas próximas faturas. Acontece que como ela é do Governo do Estado, ninguém mais se lembra e ninguém cobrou mais a fatura. Agora o Governador manda fechar e não quer de novo assumir o debito. Aqui estou lendo um monte de “trabalhador” falando um monte de asneiras. Empresa não é CARIDADE se tem prejuízo demite e se for por fato alheio a sua responsabilidade, que o real causador assuma o que foi proposto. Acho engraçado quando empresa oferece a seus funcionários participação nos lucros ( férias, 13 salario, abono e etc…) todo mundo não fala nada. Agora assumir prejuízo ninguém quer….quebra de maquinário, receita comprometida, funcionário que falta por motivos diversos ( criança doente, dentista, brigou com a mulher, encheu a cara de cachaça, etc…) Ainda vem uns entendidos dizer que nos EUA…..EUA se vc é dispensado não tem multa rescisória, não tem 10% pro governo, adicional de 1/3 de decimo terceiro fora que o trabalhador americano É MUITO MAIS PRODUTIVO QUE O DAQUI. Enfim se vivemos em mundo globalizado pelo menos tenham alguma condescendência com aquilo que escrevem e quem acha bobagem que escrevi faça um favor: LEVANTA A BUNDA DA CADEIRA E VAI SER ÚTIL AO SEU PAÍS MONTANDO ALGUM TIPO DE NÉGOCIO AJUDANDO SEUS CONTERRANEOS A TEREM EMPREGO. Chega de discursinho maroto, vai ver o que é bom ser empreendedor neste país de malandros e funçionários públicos marajás (que em casa percebem seu dinheirinho sem desconto ainda pleiteiam aumento).

  5. Muito bom saber disso. Que outras empresas façam isso. Quem sabe assim esse genocida chamado Witzel tome vergonha na cara e deixa de ser um matador da economia do RJ?

  6. Eu não posso saber como estão esses funcionários ..eu só sei q sou empresária ..fiz empréstimo no banco e mandei embora ..e vou dar a conta p o governo sim ….mas sem prejudicar as pessoas q me ajudaram a construir tudo q tenho …não justifica …eles são milhonarios ….conheço fogo de chão de nova York …..eles venderam em 2018 ..por bilhões ….deveriam de ter feito o acerto com o empréstimo . E cobrar o empréstimo …assim eu penso ….não pode misturar as coisas …amo mais meus funcionários do que qualquer amigo..ou parente ….eles sim ..são seus servem ….na minha empresa eu sou respeitada ..pq na dou o meu direito p ninguém ..não misturo as coisas ..eles não sabem q eu cuido deles sem eles saberem kkkkkk ..mas eles tem direito de receber da empresa ….o tempo de casa ..agora no exato momento ..e depois a empresa fogo de chão resolve com o governo ..eles transferiram um problema deles p o governo …..não pode misturar . Entenda isso …eu TB vou dar todas as minhas contas p o governo …mas sem deixar ninguém morrer de fome ….isso e pegado …..não pode …me perdoe pelo meu desabafo …quem não concorda comigo …pede a deus por mim …quem me achou idiota ..seja funcionário …..quem não e funcionário ..se coca no lugar deles ……tudo nessa vida tem um fim e uma solução ..só p morte que não ……não estou julgando a empresa fogo de chão …estou triste pelas pessoas q ela colocou na rua sem acertar ..e colocou p o governo ..isso aí e no mínimo dez anos p resolver ..nós vivemos no Brasil…..nunca esqueça …

  7. O art. 486 da CLT é claro. O que a maioria tenta fazer é modifica-lo sobrea “justificativa” da “interpretação”. O que o legislador infraconstitucional quiz dizer é exatamente o que está escrito. Por essas interpretações é que estão acontecendo as decisões mais vergonhosas do STF. Está certa a Fogo de chão que foi obrigada pelo desgoverno do RJ a demitir a maioria dos funcionários. Inexiste culpa ou intensão alguma da empresa.

  8. O que acontece é que a empresa está se beneficiando de uma lei trabalhista que só prejudica o trabalhador, não estou defendendo a empresa estou sim indo mais além, culpa disso tudo são as figuras que criam e fazem o que bem entendem com as leis ou seja , a corja de deputados, criam leis dúbias que dão margem à várias interpretações cabe ao outro safado da capa preta analisar ao seu bel interesse, se o julgado é seu amigo e toma whisky com ele, julga-se de uma forma, se não é amigo, porrada nele com a lei.

  9. Para de cair no conto do vigário gente!!! No final quem saí perdendo é o povo. Somos nós que após a pandemia pagaremos mais e mais impostos. Os donos do restaurante continuarão com o dinheirinho deles e quem fica defendendo político ( inclusive Bolsonaro ridículo com o mísero salário dele de 23 mil que não consegue nem pagar um advogado – ahhh, ele tem a AGU que somos nós quem pagamos -, não paga despesas de onde mora – porque somos nós quem pagamos o palacete que ele mora-, não paga alimentação – porque somos nós quem pagamos-, não paga segurança – porque somos nós quem pagamos – e por aí vai , coitado!) vai ficando com a trolha dos impostos. Quando o brasileiro vai aprender que político só joga a favor deles no Brasil? No dia em que a política deixar de ser profissão no Brasil, quem sabe? Esse país é uma piada.

    • É você deve ser do grupo que come caviar, não sabe o que é ter que trabalhar pra pra trazer o alimento pra casa, pagar as contas, e que agora estar dependendo da ajuda de quem pode dá um pouco de arroz feijão pra poder se alimentar. E pagar as contas não dá. Você deve daquele grupo de pessoas que não enxerga um palmo a frente do nariz. O João Dória, não foi uma vez siquer fazer uma visita a periferia, pra ver a calamidade que ele com a politicagem dele causando. Ele um criminoso um genocida.

  10. A empresa está certíssima em aplicar o artigo 486 da CLT.
    O estado tem todo o direito de aplicar a quarentena, mais tem que assumir os compromissos mensais das empresas.
    Esses Governadores e Prefeitos, querem copiar o que acontece nos países de outro mundo, em termos de direito mais obrigação nenhuma
    . A Itália por exemplo colocou o povo em quarentena mais crédito durante todo o período 80% dos salários dos empregados, sem exceção. Passou dar para as empresas subsídios de sobrevivência. Ninguém passou necessidade na Itália e todos se mantiveram em quarentena sem nenhum trabalho para o governo.

  11. Engraçado que na hora que precisam ,eles dependem de vc ..
    Na primeira oportunidade que tem ,prega todo mundo na rua e o governo que pague!
    Se tivessem o minimo de consideraçao n fariam isso ,agiriam c respeito .É nítido a falta de respeito,muita malícia

    Boicote já

  12. Brasileiro é um povo treinado para ser enganado e ficar calado, a matéria cita um artigo citado pelo presidente e chama o mesmo de irresponsável? kkkkk
    Uma pena o Brasileiro não estar devidamente apto a ouvir verdades, o presidente queria que a empresa estivesse aberta, o dono da empresa mandou a conta para o estado. No fim de tudo, quem paga a conta seja federal, estadual ou municipal somos nós! Acorda Brasileiro, vamos ser realista quanto a nossa situação econômica e política, fora que nos demais isso ai continua sendo causa ganha na justiça. Não deem mole e vão atrás de seus direitos. Quanto ao Jornal sejamos honesto, se existe o artigo citado o presidente foi irresponsável? Kkkkk bizarro

  13. Na minha opinião, todos os funcionários desta churrascaria, que tiveram seus empregos prejudicados, deveriam procurar um bom advogado e entrar na justiça o quanto antes,para reaverem o dinheiro pelo qual os mesmos tem direito a receber, é justo que,se a empresa os demitiu, que pague suas recisões por completo, porque,o que eles disseram aos ex-funcionários não tem fundamento, isso não existe,eles tem que se responsabilizarem pelos seus atos absurdos e não ficar jogando a conta para o governo pagar.E este negócio de falarem que depois a gente vai recontratar, é conversa pra boi dormir, só um idiota para acreditar neste bando de pilantras.Com certeza a empresa não vai recontratar ninguém, isso está na cara.

  14. O Governo não decretou o fechamento e sim a suspensão parcial e temporária das atividades por questões sanitárias. Só na cabeça de boçalminios esse entendimento da Lei pode prosperar.

  15. O triste e que estamos falando de um lugar que dinheiro não falta né
    Fui uma vez jantar na fogo de chão sozinho gastei 350 reais, aí te pergunto precisa disso ? Precisa fazer seus funcionários que colocaram todos os dias sua dedicação passarem por isso ? E ainda mais nessa situação ? E triste mas a realidade e que empresário não estão nem aí pra mão de obra dele o que realmente importa e seu bolso!!!

  16. Ô “Tia do Zap” , se Deus quiser o seu bolsolixo não vai ganhar nada em 2022, no máximo um impeachment nós cornios que inclusive já vem a cavalo…

  17. Fiquei aqui pensando, o estado pagar a recisão , porque ??? Por acaso foi os governadores quem criou e distribuiu o vírus ??? Aí em cima uma pessoa disse não ter nenhum “Embasamento” , hospitais cheios e várias mortes diárias por conta desse vírus não é o bastante, então não sei o que é, se uma empresa desse porte faz uma coisa assim, o governo deveria pagar sim a recisão e banir de vez uma bosta de empresa dessa do estado , cambada de oportunista , bom divulgar para depois que isso tudo acabar , fazer uma boa campanha , #forafogodechao.

  18. Esses empresários bolsonaristas são uma piada… Espero que os clientes, de fato, realizem um boicote devido. Que falta de sensibilidade absurda… Ainda mais vindo de uma empresa riquíssima como a Fogo de Chão. Atitude ridícula jogar esse peso nas costas da parte mais fraca da equação, típica desse povinho insensível, retardado e egocêntrico igual nosso presidente psicopata.

  19. Todo capitalista também é socialista. Se a situação for de lucro, ele é capitalista privacionista, mas se for de prejuízo, ele é socialista.

  20. Churrascaria fogo dê chão só Status respeito com funcionários nunca existiu na realidade todas churrascaria são assim funcionário são os últimos lugar.?????

  21. O. Comércio não está fechado pq quis.. Foi OBRIGADO pelo governo do estado, nada mais justo do que o mesmo arcar com a custas… É fácil sair assinando decretos e cada um que se exploda né, arquem com a bucha agora.

  22. Trouxa é quem acredita nessa coisa, logo em tempo de eleições dinheiro público sendo gasto sem fiscalização, SC e RJ que o digam olha ai o escândalo dos respiradores superfaturados.
    Essa pandemia vai durar até o fim das eleições para prefeito e vereador.

  23. Não entendo porque esta empresa fez isso, como todos eles desejavam o estado é mínimo e a iniciativa privada é a melhor forma para resolver os problemas econômicos, no primeiro obstáculo jogam a obrigação para cima do estado, onde está a meritocracia de quem faz e resolve tudo

  24. Coisa triste isso de demissão. E quando há má fé da empresa então. Mas o que mais me dói mesmo é ver que grande parte dos brasileiros pegaram ranço dos governadores. Pessoalmente concordo com as medidas tomadas e acho até que deveriam ser mais duras. Quero ver os que batem no peito dizendo querer trabalhar, sendo que em dias normais não trabalham, caírem doentes, não terem atendimento é ainda culparem o governo, os médicos e enfermeiros que já estão no limite. Fora que depous que morrerem vão deixar as famílias desamparadas por esse desespero em trabalhar. Só vou dizer mais isso: a conta da pandemia todinha será nossa. Dai vamos pagar também pela recisão de contrato de todos que forem demitidos? os espertinhos das empresas jogarão esse caô para cima dos
    ex- funcionários. Eu já estou quebrada, com salário reduzido em 30%. Vou culpar quem mesmo?
    O problema gente é mundial.

  25. Querer cobrar do governo?? Eta cara de pau do fogo de chão,, nasceu se fosse o governo deixava eles abrirem porque independente de abrirem o comércio os lucros não seriam os mesmos, ou seja, eles teriam que demitir do mesmo jeito. E aí contrariam do governo também? É jogar para o colo dos outros a responsabilidade já que todos no mundo estão sofrendo com a pandemia.ACORDA FOGO DE CHÃO

  26. Eu já falei. E mais uma vez vou falar.

    Em momentos de pandemia, catástrofes, situações de exceção, quem navegou em ondas da bonança dos lucros só quer se salvar e a seu patrimônio.

    E falo, em especial, dos grandes grupos, daqueles com ações na bolsa, que de tudo são capazes para não perder um centavo – veja que a Fogo de Chão tem papel negociado na bolsa.

    Então o Estado tem, sim, que atuar firme sem aceitar lobby de grandes empresários e dos mais afortunados quando suas operações estão dando lucros que fazem encher e encher os cofres.

    Se governo brasileiro taxasse melhor grandes patrimônios, teria mais recursos para fazer como França, Inglaterra, Alemanha, etc e desempenhasse com mais justiça o seu papel como Estado.

    Acha que os recursos (na matéria abaixo) que os países estrangeiros é fruto de mágica?

    https://economia.ig.com.br/2020-04-15/ate-r-28-mil-auxilio-durante-a-pandemia-pode-ser-15-vezes-maior-fora-do-brasil.html

    Não. É do patrimônio e grandes fortunas que esses países taxaram. Veja (nessa outra matéria) que impostos sobre a herança chegam até 60%.

    https://terracoeconomico.com.br/imposto-sobre-heranca-e-desigualdade/

    E sobre doações também não ficam de fora – alguns tributam até a Religião.

    Alguém sabe quanto se cobra de imposto sobre herança no Brasil? No máximo 8%.
    Logo, não podemos falar que famílias são construídas com esforço e trabalho, pois muitas, de geração em geração, não tem essa meritocracia e sim privilégio.

    Está na hora de redistribuir riquezas, de incentivar o desenvolvimento, e no plano assistencial, dar condições para mudanças e enfrentar crises como a vivenciada agora, com apoio aos trabalhadores, pequenos e médios empresários que são as que mais empregam e sofrem no momento de crise.

  27. Lamentável, injusta e desleal essa postura da Empresa Fogo no Chão. Não foi o governo quem os contratou então, se a empresa demite funcionários, por não ter condições para mante-los que pague os seus direitos e não jogue na conta do Governo. Quem sofre é o trabalhador que doou o seu sangue e por conta de uma fatalidade mundial perde seu emprego e fica a deriva de seus direitos. Vai colocar o governo na Justiça?? Não vai receber nunca!! A Fogo no Chão que deve ser processada! Se não paga, fecha as portas e saia do Brasil. O prejuízo está no bolso de todos. Ricos e pobres.. O correto é cada um se reorganizar para a superação e não lesar, a quem se dedicou pelo seu trabalho e crescimento da empresa. Atitude mal caráter.

  28. Caraca,uma empresa se prevalece de uma mp que mal foi votada pra deixar seus colaboradores sem receber seus direitos que por anos prestaram seus serviços a empresa,que com seus serviços se enriqueceu, e na hora do vamos ver joga nas mãos do governo,e prefeito da cidade pra arcarem com funcionários!
    Trairagem,eu acredito que quem tem que arcar com isso(pagarem todos os colaboradores é a empresa e não o governo ou prefeito) p na hora de meter a mão nos lucros foi a empresa.
    E ainda que a empresa (restaurante) continua em pleno funcionamento.
    Balela dessa empresa.

    • Essa lei está na CLT desde 1943.
      O próprio governo estadual e municipal está impondo multas ao cidadão por circular no período da pandemia.
      Fomos, estamos e seremos ainda, roubados, baseados nas legitimidades das inúmeras leis que temos no NOSSO PAÍS.

    • Eu concordo que é o governador que tem de pagar porque foi ele que feixor não é o estado. É o governador e o prefeito que não avaliaram o o desemprego em massa que ia ocorrer, e isso não falta de senilidade. E porque eu conheço a realidade das pessoas que moram na periferia.

  29. A empresa esta certa,e com certeza mais empresas irao por este lado,os governantes fizeram estas leis e eles roubam todos vcs vao ver qdo comecarem a cobrar do governo como.a.pandemia ira acabar rapidinho hospitais irao esvaziar

  30. Atitude do Fogo de Chão de demitir funcionários em plena pandemia forcando os assinar documentos em branco abrindo mão de seus direitos é absurdo, cfe depoimento das vítimas. Além disso, culpar o governo do estado pelas dificuldades financeiras é deplorável.

  31. É impressionante o que estamos vivendo no Brasil !!!!!! A classe trabalhadora sendo massacrada e humilhada pelo poder econômico e tem pessoas que ainda defendem o errado !!!!! Quando se tem um negócio, todos os riscos são de responsabilidade do empresário. É simples assim. Se a moda pegar, abriremos um negócio e quando as coisas não forem favoráveis, demitimos os funcionários e os mandamos cobrar do governo. Não precisa ser muito inteligente, para observarmos aí, mais um oportunismo de quem age de má fé !!!!!
    O que está acontecendo com o Brasil ????

  32. Nessa lógica se alguém morrer pq foi infectado no trabalho a conta é de quem? Ah é….não tem como provar que foi infectada no trabalho né? Ok…

  33. Uma covardia por parte da empresa repassar a teoria do risco da empresa para o poder público, acredito que o poder judiciário não irá acatar o artigo 486 da CLT, logo o poder público terá como provar que houve uma pandemia mundial, sinto apenas que os trabalhadores não irão receber tão cedo os seus respectivos valores!

  34. Essa empresa só está usando a pandemia pra dispensar seus funcionários e colocar a culpa no governo. A muito tempo que ela está péssima, fraquíssima em seus produtos e vivia fazendo promoções e mandando por e-mail. Uma empresa quando está bem, não recorre a esse tipo de artifícios. Tudo voltando a normalidade fique sabendo que será boicotada por mim e meus amigos. Lamento pelos funcionários.

  35. Empresa lixo, ganhou milhões às custas de empregados e clientes e agora fazendo esse papel canalhês, bando de patifes. É fácil jogar a responsabilidade em outros ! Sejam homens, seus covardes

  36. Kkkkkk ai ai
    E so colocar na justiça
    Ai quero ver si nao paga
    Essa e boa.

    Si fuder com esses ricos do kralho viu
    Coitado do pobre ja si lasca de todo jeito ai vem esses empresários safados.

  37. Essa empresa tem é muiiiito dinheiro. Os governadores não trouxeram o coronavirus, é uma situação totalmente atípica, nunca passada antes por nós. Portanto, o artigo 486 da CLT não se aplica para aliviar ou tirar a responsabilidade da empresa. E quando essa pandemia passar, vai ser muito mais fácil esses empregados voltarem à ativa do que essa empresa voltar a lucrar os milhões de antes.

    • Concordo com tudo que disse, menos com uma coisa, os governadores sabiam da pandemia antes do carnaval, foram avisados pelo presidente da república e assim mesmo, deixaram acontecer. O governador do Rio de Janeiro é responsável pela situação sim, o carnaval foi o grande divisor de águas, teria evitado a morte de muita gente se não tivesse acontecido.

  38. Que os donos da churrascaria se desfassam dos seus bens pessoais, honrem as dividas trabalhistas e briguem com o estado. O funcionário perde o emprego e ELE tem que cobrar de outro , enquanto os donos da churrascaria ficam tranquilos????valha-me Deus!!! Não tô defendendo o estado, mas se forem pagar todo mundo que já perdeu ou vai perder o emprego, que na verdade tá usando o dinheiro do contribuinte (nossos impostos), já era.
    Sabe quando vai receber do governo?nunca!!!! O estado não fornece insumo pra hospitais, tem gente morrendo em cadeira nas UPAs e hospitais, se pagar FUNCIONÁRIO de empresa porque o dono não quer pagar, entro na justiça contra o governo, governador, etc
    Lamento por quem tá perdendo o emprego e desejo boa sorte!!

  39. A multa de Fgts é uma das maiores piadas da clt. A empresa é forçada a fechar e ainda recebe MULTA ? Quem concorda com isso realmente só da valor ao emprego de si próprio

  40. A pandemia não é culpa dos governadores mas a falta de auxílio aos empresários é culpa sim do GOVERNO FEDERAL!!! Ridícula essa atitude da churrascaria, me perdeu como cliente assim como o Madero. Como se alguém em sã consciência fosse comer lá em meio a uma pandemia desse porte. Ignorância do empresário brasileiro é pouco.

  41. Empresa fajuta, se vcs demitiram vcs que paguem todos os fireitos trabalhistas dos funcionários. O governo não tira dinheiro do bolso e quem paga a contas são os contribuites.voces Bolsonaristas proprietários do Fogo Chão, a qualidade já vinha sendo péssima já a muito tempo e agora para chamar a atenção demitem quem carregou a empresa nas costas sustentando seus proprietários. Se caso venha reabrir será um boicote total.
    BOA SORTE AOS FUNCIONÁRIOS QUE MERECEM NOSSOS RESPEITOS.

  42. Os empregados não irão deixar de receber nada, a diferença é que quem vai pagar vai ser o Estado, tal como está na lei. O próprio estado que faz as leis, obriga a fechas mas não alivia um centavo de imposto, tem que cumprir a lei, ou estamos vivendo em um estado de anarquia.

  43. Infelizmente a empresa age corretamente.
    STF, Estados e Prefeitos são os verdadeiros culpados pela quebradeira que virá.
    Somos impedidos de trabalhar, mas obrigados a usar máscaras?
    Quarentena vertical, já.

  44. Muito interessante!!!
    Quando as vendas melhoram e ficam acima do normal como em datas festivas por exemplo, esses empresários pagam uma porcentagem maior de impostos ao governo? Ou pelo menos aumentam os salários dos funcionários? Com certeza não…gozam gananciosamente de seus lucros exorbitantes…e quando pioram as coisas quer dividir a conta? E pior, prejudicando quem ajudou a construir o patrimônio da empresa…

  45. Eita gota serena. Nois brasileiros sempre so.os vitimas destes politicos para eles meterem a mão em nosso dinheiro nao da nada
    Agora vai tentar pegar no dinheiro deles.
    Tenta receber um precatorio . faz uma cobrança ao governo mete uma multa no governo. Doi né seus bandidos é bom que pague esta conta
    Vamos dividir o prejuiso pois quiseram esconder de nois em janeiro para nao ter prejuiso no carnaval se virem assuman e pague a conta.
    Se os politicos tivessem fechado o nosso amado pais nao teria entrado esse virios mais nao se preocuparam .estamos em guerra quimica so vai sobreviver quem tem condiçoes isso se chama um limpa na discrimonaç@o social. Bem feito pague a conta agora Rio de Janeiro a grana ta sobrando se nao tiver pega emprestado com cabral e garotinho eles tem

  46. Entro com essa reclamatória trabalhista, contra a Fogo de Chão, de graça para os colaboradores demitidos.
    Barbada… Não tem como perder.

  47. Nossa.. que lindo!

    Então é culpa do Bolsonaro? É isso mesmo? A empresa manda embora e passa a conta para o governo do ESTADO e a culpa é do Bolsonaro? Que interessante!
    Quando interessa, vai alguém no STF e anula as decisões do Presidente. Agora, estão usando essa desculpa esfarrapada para culpar o caro. Bacana isso. Não vejo a hora de votar nele novamente em 2022, só para continuar assistindo o desespero da galera.

  48. Qual séria a melhor notícia.

    690 funcionários da churrascaria fogo de chão contrai corona vírus e morrem.

    690 funcionários são demitidos por causa do corona vírus.

    churrascaria fogo de chão enfrentará a pandemia do corona vírus juntos com os funcionários e provocarão que Unidos venceremos.

    O bem mais precioso e a vida, e neste momento é oque importa,,

  49. Empresa é um negócio. Se não tem mercado, não vende seu produto. Então fecha ! Simples assim. Não tem obrigação de fazer assistência social, para isso pagamos impostos referentes a cinco meses do ano !! Não é da empresa o ônus pela irresponsabilidade ( para não dizer outra coisa) do governante de plantão. Os governadores estão quebrando a economia e mandando a conta para outros pagarem. Não é assim que funciona. Fizeram merda, agora arquem !!

  50. Isso é reflexo de briga entre estados e govdrno federal. Ao invés de se empenharem para manter os empregos, empresários mal carater, que tem condições de tomar outras atitudes ou honrar seus compromissos, tiram proveito . Boicotar esse delivery é uma solução para mostrar a indignação, mas quem tiver paciencia acione na justiça, acrescente danos morais, materiais e o qie mais puder. 690 recebendo na justiça a 30% de honorários, pagos pela empresa mais os “penduricalhos” da ação, o bolso deles irá chorar.

  51. Quer dizer que os proprietários agem de má fé com seus funcionários,descartando os mesmos como lixo,e a culpa é do Presidente? Me poupem,viu? Ele não fala demais,ele é espontâneo e honesto e de maluco não tem nada. Realmente quem deveria pagar por essas demissões seriam os governadores,sim,pois são eles que estão promovendo o caos c suas medidas protetivas de mentira,para encher os bolsos de dinheiro,sem se importar c a dor dos mais pobres. Por favor, não coloquem a culpa disso no Presidente. Que cada um responda por seus atos, não fiquem atribuindo culpas a quem não tem.

    • O seu Presidente é tão honesto que queria interferir na Polícia Federal para proteger o filho Flávio das acusações de corrupção na Alerj e de lavagem com dinheiro de imóveis. Ê honestidade boa! Viva a nova política!

  52. Devemos guardar e divulgar os nomes destas empresas para que depois que esta pandemia acabar lembremos que estes empresários não fizeram nada por nosso estado e nem muito menos por nosso país. Querendo apenas escravos para manterem seu belo padrão de vida. Devemos também aprender a votar pois a respeito desse sr. Presidente a única coisa que podemos esperar é o mesmo que destes empresários imundos…NADA.

  53. Juro que eu queria ser Advogado.
    Entraria com as ações de todos os empregados e mais uma contra a empresa por má fé.
    Como uma empresa de desse tamanho, multinacional, tem uma atitude dessas?
    Sabem o que vão dizer qdo forem questionados ?
    Que foi o Gerente de RH que fez isso.
    Que não e a orientação da empresa .
    Tem que ser expulsa do País.

    • A empresa está respaldada pela lei. Se a lei existe tem que ser cumprida, o estado não deu desconto de imposto pra ninguém, nem o salário do governador saiu um centavo. Eles que paguem oras.

  54. Ainda há imbecil para dizer que os empresários estão certo?
    Demitir talvez sejas a saída, mas que arque com as responsabilidades trabalhistas! Agora é um país sem lei, onde eles que propõe o que fazer? Seria muito simples se quem tá no “poder público” quisesse resolver, fecha total o empreendimento, toma pelas forças dos órgãos competentes maquinário, prédio, ações e paguem os funcionários demitido.

  55. Tudo culpa dos políticos que transformaram uma crise de saúde em política, e os bestas defendendo A e B, os dois lados estão errados, mas é preciso ponderação.
    A presidência observa só o lado econômico, claro é o que lhe cabe, mas não pode jogar contra o povo, incitar empresários a ” jogar duro contra o estado” porque é “guerra” só faz estas coisas acontecerem. Minimizar uma pandemia mundial como gripezinha é outra irresponsabilidade.
    Os estados precisam focar na saúde, claro os hospitais em mais de 90% dos casos são de responsabilidade deles, mas pra isso precisam restringir trânsito e comércio pq o povo é INCAPAZ de seguir uma regra de saúde…..sim, o povo tem grande parcela de culpa mas é tratado como coitadinho. O lado ruim é que esta situação cria crise econômica, mas precisa-se optar, crise depois ou mortes aos montes hoje….
    Somem isso ao fanatismo polarizado deste país e pronto….o rascunho do mapa do inferno está feito……duas vertentes políticas se exibindo e medindo forças e um povo dividido por ignorância, falaram tanto da tática comunista de alienação e de dividir pra conquistar mas continuam fazendo a mesma coisa com camisa diferente.
    Agora só esperar os fanáticos meterem o pau nesse comentário, como sempre, se é diferente de mim precisa morrer…..

    • Se eu sou o governador eu pagaria e tiraria todos os alvarás de funcionamento dessa empresa pois a final eles ainda estão funcionando .. fecharia todas as portas deles.

  56. A corda sempre rompe do lado do mais fraco, falta de respeito pelos funcionários que foram tratados como escravos da churrascaria, sem direito algum, mas a justiça de Deus não tardará e ele vão pagar em dobro o que estão tirando dos funcionários.

  57. Com certeza a culpa de tudo isso e do presidente.
    O cara simplesmente não quer deixar o deputados, governadores e Prefeitos roubarem mais neste país.
    Vê se pode…
    Os políticos não vão ter outra chance nem tão cedo , somente com as compras todas liberadas sem licitação é que finalmente podem fazer um dinheirinho sujo Extra.
    Esses Bolsonaro tem merda na cabeça mesmo…

  58. Se fosse uma empresa de porte pequena esse ato seria justificado,mas uma rede,e que fatura muito, tem é que pagar todos os direitos devidos. Não conheço a rede e pergunto: Essa rede fez alguma ação social em relação a essa pandemia, ou mostra-se somente em obter lucros?

    • Sou ex funcionário sai de lá antes do ocorrido. Éramos como escravos não ganhavamos horas extras, nem muito menos banco de horas, feriados não recebíamos e também não ganhavamos dias. Quantas vezes trabalhei na minha folga e nao batia o ponto. Quantas vezes passei da minha hora e pediam p bater o ponto antes p depois repor. Uma empresa multinacional não deveria ter feito isso c os funcionários “escravos” pq a comissão de frente a “Gerência” nunca nos valorizou se achavam melhores que todos! Quem fazia funcionar a churrascaria era os “escravos” que ganhavam pouco . Estão funcionando como Delivery sim ficaram só as “panelinhas” quer dizer só os melhores

  59. O que é lamentável é a visão do grande empresário, uma vez que nesse momento deveria amparar seus empregados, que quando estão trabalhando são úteis, nas num momento que não tem opção, são descartáveis. Abram mão de seus lucros, porque a população toda tem que pagar por isso
    O dinheiro não é do governador é público é de todos. Não é justo. Amparem seus empregados. Sejam humanos. Vocês não vão levar dinheiro no caixão.

  60. Achei que o restaurante foi mal intencionado e abusou da boa fé dos funcionários que acreditavam na empresa. Não entendo como uma rede deste porte não aguenta arcar 2 a 3 meses com custos dos colaboradores que doaram sangue para a empresa por anos. Esse “presidente” TB que fala pelos cotovelos e não tem filtro na boca acaba gerando discórdias e desavenças num país como o nosso que já é cheio de oportunistas. Nunca mais coloco meus pés neste restaurante e espero que muitos façam boicote.

  61. Como se com esta pandêmia mesmo que tivesse liberado iriam ter fregueses ! Quem tem dinheiro esta segurando pois nâo sabemos o que vem pela frente.

  62. Na minha opinião a culpa é do presidente que fala coisas sem sentido e também do fogo de chão que por anos usou a mão de obra e agora descarta como se fosse lixo. Nunca mais entro neste restaurante. O melhor artigo deles era a equipe.

  63. Eu acredito que essa empresa e muitas estão agindo de má fé..não é possível que uma empresa de grande porte, não tenha uma reserva para poder se manter por 3, 4 meses, ou então ela já estava quebrada e aproveitou a pandemia para colocar a culpa no governo

  64. “Povinho deve se lascar no comunismo”. Ao menos dá para ver que quem move a economia são os CPFs; não os CNPJs. Pelo visto, o colega – sabichão-mor da internet – não sabe muita coisa de economia, sociopolítica e tão pouco tem empatia pelo próximo.
    Adendo: achar que todo empresário está nadando em dinheiro é desvaneio bobo. Muita gente dá duro para sustentar a sua família, além da responsabilidade que tem pelas famílias dos seus funcionários.
    Prefiro mil vezes um empresário a um rentista parasita que apenas busca o lucro, passando por cima de vidas e nações.
    Resta, passado todo esse lamentável momento, saber a nós cidadãos consumidores dar a devida resposta a esse tipo de empresa (Madero, Riachuelo, Fogo de Chão, Smart Fit…). Todo apoio ao pequeno empresário ético!

  65. Infelizmente o Sr Jair Bolsonaro, devido a uma declaração imbecil, está previlegiando os grandes empresários, essa fogo no chão, e uma multinacional onde tem seus ativos na bolsa de valores, e concerteza tem um planejamento para qualquer tipo de crise pó menos com um caixa para 6 meses, a realidade e uma só o Presidente está desesperado e incentiva o desemprego no país com essa declaração, uma pessoa que se mostra preocupado com desemprego, vem em rede mundial e da uma declaração que a empresa pode usar o artigo da CLT, jogando a culpa no governo, isso não e nada a mais que briga política, se fosse o estado faria um decreto sancionando que a empresa que demitirem em massa seus funcionários e não pagar as verbas recisorias terá seu alvará suspenso até que quite sua dívida com o funcionário.
    Seus bolsonarista, lulista, dilmista, temista, prestem atenção o Brasil e do povo eles estao apenas no poder, eles não sao o poder, eles estão milionários e vocês aí brigando, Bolsonaro não presta, lula não presta, Dilma não presta e quem entrar não vai prestar todos que entram, entram para se aproveitar.

  66. O artigo 486 da CLT esta claro e correto, os governadores, tem que responder sim, e arcar com as recisoes trabalhistas e com todos os encargos devidos pelas empresas que fechou por ações dos governos, enfim são responsáveis por não tomarem as medidas a tempo, ou seja as medidas preventivas em portos e aeroportos internacionais, medidas essas de prevenção a Pandemia, tudo poderia ser evitado com ações de prevenção dos governos, que ao meu ver não houve a tempo essas medidas, Aliás deixaram o Carnaval Acontecer, na mais absoluta normalidade, na irresponsabilidade dos governadores, portanto são responsáveis pelas consequências dos seus Atos, como um fato pode respingar no outro, os governadores devem Arcar com as recisoes e suas verbas trabalhista, nas empresas que vierem a fechar, pelas devidas atitudes restritivas dos respectivos governadores, Bolsonaro ao meu ver está isento dessas responsabilidades, Lembrando que são de exclusiva responsabilidade dos respectivos governadores e prefeitos, Aliás quero fazer uma referência a todos os brasileiros, todo cidadão deveria entrar com uma Ação de indenização, contra os governadores por. Danos Morais, Danos Materiais, e Danos irreparáveis a vida dos Cidadãos, Lembrando tudo na Questão da “PANDEMIA”, Portanto Governadores são responsáveis (Sim), Por Tais Atos, Volto a repetir Que um Fato sempre pode Respingar em outro.

    • uma aparte da sua fala os Governadores não tem autonomia em portos ou aeroportos pois são de fiscalização FEDERAL, em janeiro o governo federal chamava a covid de gripezinha então culpar carnaval ou governadores e excluir o presidente que não colocou a ANVISA nos portos e aeroportos pra nem que seja pra verificar a temperatura de voos internacionais. Sou biologo e posso falar que não houve barreiras fitosanitarias nestes locais. Entao o Sr Jair tem culpa sim e se tem que processar inclua o Gov. Federal também.

  67. E lamentável uma crise ,gerada por governadores corurruptos. O empresário não está ,errado infelizmente. O cara gera empregos,paga impostos.vem um bandido igual a witsel e dória ,quebra o Brasil. O empresário sempre paga a conta. Funcionários se juntem e partam para a porta do governo,e comece tomar uma ação contra os bandidos.

  68. Na hora do lucro, ninguém falava nada…
    Empresa com ações na bolsa, com patrimonio de mais de 50bi, com possibilidades de suspender contratos ou fazer acordos, usando da estratégia de deixar os vulneráveis na mão? Uma vergonha

  69. Claro que o governo fechou o estabelecimento por conta do risco de morte causado por essa pandemia. Cadáveres não frequentam churrascarias.

  70. Manda a conta para a “casa do (c)oranavírus” imbecil de carteirinha.
    Quem e o que te garante que se tu abrir tua bodega o povo vai pra lá?

  71. Quantas pessoas falam sem algum fundamento técnico para justificar suas opiniões.. Ninguém deseja mal a ninguém.. Mas sejamos sensatos… Quarentena só funciona pra ricos que podem manter sua geladeira cheia e assistir bom filmes enquanto alguns se matam pra que eles vivam assim.. O ideal para evitar a pandemia sem dúvidas é o isolamento total dentro de uma bolha…”O que só os ricos podem”, desde que existam pobres se matando de trabalhar para que eles assim vivam… MUITO FÁCIL!! Vamos lutar pelo isolamento desde que tenhamos quem nos leve comida e etc…. “Cambada de ignorantes”

    • Tem que boicotar mesmo, as pessoas trabalharam duro para tomarem uma paulada dessas na cara por causa de má fé da empresa.

      Sabe o que é o pior? Ler nesse artigo que o presidente indiretamente incita as empresas a fazerem esse tipo de ação, ao chegar e declarar que existe um artigo na clt para isso, e assim ferrar com os estados, ou seja, ferrar a economia de um estado porque discordou dele.
      A culpa é da pandemia, da doença essa ideia de ficar jogando culpa em cima do outro não está ajudando em nada, muito menos essa de querer ficar disputando poder.
      Essa é a hora do povo esquecer ideologia política, esquecer lado e se unir, olhar como está acontecendo em outros países e entender que não são os governadores que estão errando em seguir exemplos que deram certo, o erro tá em quem acredita o contrário, temos que nos espelhar nas medidas que estão salvando as pessoas, e não em uma hipotética falência. Se as restrições tivessem sido respeitadas, talvez estivéssemos mais próximos de sair dessa, porém, do jeito que estamos caminhando, vai demorar muito para isso.
      E pensem, dizem que 70% vai pegar a doença, mas em qual pais chegou a 70%? Só no Brasil tem que ser assim?

  72. Uma multinacional que se beneficia de todos os créditos do Estado deveria ter a decência de ao menos pagar os funcionários. Até porque o lucro de um prato é exorbitante.

  73. Empresário bolsonarista é isso aí hahahaha vai ver se ele vendeu os cartões, se tirou um centavo da sua conta? Quer é continuar ganhando sempre. Lixo bolsonarista

  74. Típica aitude escravagista em tempos de falsa democracia. Lamento pelos trabalhadores e suas famílias. No entanto creio que por ignorância muitos deles elegeram Bolsonaro.

  75. Acredito no bom senso e responsabilidades nesse momento difícil, pra funcionários saber que suas contas chegam e vc não tem condições de salda-läs , o empregador sabe que esse momento vai passar ,e esses funcionários, que sempre vestiu a camisa da empresa,não vai estar lá pra com sorriso e simpátia atender ,quando ele retomar a atividade.
    Isso é que penso, bom senso e muito cuidado no trato do ser humano .

  76. Se a empresa de alimentação não consegue se adaptar em meio a pandemia, quem dera as empresas de vestuários!!!
    Falta um pouco de estratégia de mercado.

  77. A palavra base do GADO renovado é comunismo. A ignorância é tamanha, que para esses quem desaprova a vergonha que é esse desgoverno federal é petista!! E para aqueles, que desaprovam a vergonha que foi o pt, quem desaprova é bolsonarista. E se acham os inteligentes, os guerreiros da nação. Menos, beeeemmmmm menos!!! Existe muito, mas muito mais o que considerar do que Lula, Bolsonaro, e a cabeça de ervilha de quem entra nessa narrativa nanica, onde a único “vencedor” é um projeto de poder, seja qual for, e não um projeto de país. Já tá dando na gota essa mediocridade!!!! De saco cheio da ignorância alheia!! Ainda vem com vai estudar!! Ah, vá te catar animal!!

  78. Para variar a imprensa está distorcendo tudo!
    Querem que o empregado receba seus direitos mas não deixam a empresa trabalhar. Muita gente não tem noção do que é uma empresa e a imprensa fica criando polêmica. Se tivessem algum senso de realidade estariam pedindo a cabeça dos políticos que estão ganhando sempre muito com qualquer crise. Está infeliz vá pedir satisfações para o seu governador !

  79. Uma empresa negociada na bolsa por mais de 3 BILHÕES de reais, nao consegue manter por 3 meses cerca de 690 funcionários, mesmo com a ajuda do governo que se dispôs a pagar parte do salário?

    Na crise quem perde é só o funcionário pobre. O patrão jamais.

  80. Gente acorda,essa empresa e tão vitima quanto vocês desse sistema corrupto.Por que que só as empresas e funcionários são os prejudicados com a pandemia?Nenhum politico foi afetado com a quarentena,por que sera?

  81. As pessoas deveriam deixar de consumir nesse restaurante,tudo isso, é mais um embarque na onda irresponsável, do débil presidente da República.

  82. Ah, que lindo. Os lucros exorbitantes a churrascaria não divide com o Estado e o prejuízo quer dividir? Não são esses que pregam o Estado mínimo? E o dinheiro é público, nosso, eu quero é que o canalha do dono seja autuado.

  83. Creio que a empresa deveria arcar com as rescisões, porém, o ônus moral dos desligamentos fica a cargo desses governadores e prefeitos safados que estão tocando o terror obrigando às empresas fecharem suas portas, por conta desses decretos de isolamento absurdos.
    Como uma empresa que não está operando, ou operando parcialmente, pode arcar com os custos de suas despesas administrativas?
    Acorda Brasil…

  84. Uma empresa antes de mais nada tem que ter ética para com seus funcionários, pois são eles que fazem o nome do estabelecimento e entregam assim resultado.
    Lastimável tal atitude e empresas desse tipo não merecem o nosso respeito e nem siquer nossa presença.

  85. E onde foi parar a opção de suspensão do contrato de trabalho por 60 dias e ou a redução de carga horária por 90 dias?Será que a empresa não não está informada sobre as MPs? Ou estão aproveitando uma oportunidade de ocasião? Demitem e depois do período de pandemia encontraram com salários mais baixos.

  86. Não existe almoço grátis! Esses governadores vagabundos que estão paralisando o país com o aval desse STF de Bandidos, deveriam pagar essa conta com o dinheiro do próprio bolso, e serem expulsos da vida pública.

  87. Os governadores e prefeitos que estão ficando com dinheiro que vem pra eles nesta pandemia e o povo continua morrendo de fome e sendo ludibriado com notícias alarmantes para benefício deles e a globo também deve pagar pois ela faz parte desta onda de terrorismo com a população, de tempos em tempos existe no universo uma seleção natural..

  88. É trágica a situação acima em comento, mas, como Advogado e também com militância na Área Trabalhista, certamente o dispositivo da CLT citado e utilizado como pilar para as demissões, não servirá como justificativa para se isentarem da obrigação contratual quanto ao pagamento das Verbas Rescisórias dos seus colaboradores.

  89. Tudo tem dois lados!!! A empresa com mais de 70 funcionários do nada fica sem faturar, ficando com as despesas de aluguel,luz, água, contador, fornecedor, manutenção etc… Tudo isso poderia ser evitado se pudessem funcionar de uma maneira mais controlada, com mais cuidado na higienização, mas não os governadores estaduais querem ver o caos!!! Meus sentimentos aos funcionários e aos empregadores que sobrevivem nesse país de corruptos!!

  90. Bolsolixo! Impeachment já! O Brasil tava bem melhor sem você!
    Vamo vê se o diabo vai ter pena do amiguinho dele e carrega de volta pra casa antes. De onde nunca devia ter saído.

  91. Cadê a resposta do governador que não deixa a empresa abrir a portas se quiser?
    Se a empresa estivesse funcionando normalmente e o povo respeitasse a quarentena não saindo de casa para jantar fora, eles iriam demitir do mesmo jeito os garçons, porém teriam a obrigação de pagar certinho.
    Dá-lhe ação trabalhista agora, como se o judiciário estivesse com pouco trabalho.
    No final das contas quem paga é sempre o povo.

  92. Coisa de gente sem caráter! Como se os Governos tivessem originado a pandemia. Mais uma ideia de Jerico do Bolsonaro, que só pensa em reeleição.

  93. Antes de mais nada empresário e trabalhador. Neta situação a onde a empresa vinha tendo seu lucro corretamente pagando seus fornecendores normal. Vc não sabe como-me difícil ser Emprearios no Brasil . Porém seja um mês apenas vcs trabalhadora e pessoal que não conhece Ramo, pra vcs ver quando de taxas absurdas e juros. Não tem que aguenta vive neste país e mante uma estrutura e empresas neste Brasil infelismente, ainda tem que paga a recissoes e multa rescisórias fgts e Inss patronal e inss da empresas. Meu e coisa de louco fora aluguel fornecedores pra ter uma renda no mínimo de 5% vai cata coquinho Brasil… a situação é delicada empresários venda almoço pra janta a real situação empresários trabalhador e não pilantras que ganha com corrupção . Este aí não tem probelama .. agora não é fácil paga isso tudo nesta situação de calamidade, e ainda nós somos taxando como bandidode pro TRT, uma vergonha não tenha dúvida sempre vamos perde as ações milhonarias quando um trabalhador coloca a empresa na esfera judicial é lamentável . Nesta situação que tá r é difícil definir quem vai paga a conta . Mais acho justo que sim que governo pague essa bolada já basta as corrupções que Brasil enfrenta Roubos e mais Roubos . Mais graças a Deus que este govenro deu uma parada pq pessoal aí ficou comendo-nos ser preso, mais mesmo assim tem notícia todo dias neste Brasil sobre corrupção nos Estado e municípios… e agora que vem com força nesta pandemia a onde está solto as compras emergencial acorda Brasil . Que governo pague esta conta aí dos trabalhadores seus direitos ?

  94. Esse Iago e o famoso pobre de direita, sacrifique sua vida em nome da economia. A empresa com ações na bolsa fica com choromingo. Otario quem em plena pandemia vai arriscar vida em churrascaria. Absurda atitude.

  95. O correto, no meu entender, seria pagar os direitos dos funcionários, e ela, a empresa entrar com ação contra o município, ou o Estado, requerendo o ressarcimento dessa despesa. E não os ex-funcionários tomarem essa medida.

  96. Que o governador pague mesmo. Já recebeu uma baita grana do governo federal e decretou quarentena em todos os tipos de estabelecimento sem avaliar os impactos. Agora tem que assumir os malefícios provocados pela atitude politiqueira dele.

  97. Estamos apenas no início, os governantes estão resguardados de seus respectivos ganhos, a população que se lasque, correto era um plano motor, e não o que estão fazendo, após a epidemia vem uma onda de demissões, como todos estarão sem dinheiro para gastar no comércio, após a onda vem um tsunami gigantesco!

  98. Empresa com ações nos EUA pertence a uma rede internacional de 50 Bilhões , para de querer se beneficiar da situação e paga os pobres coitados .

  99. O governo tem que pagar mesmo.
    Só reduzir o salário dos governantes e seus benefícios. Muito fácil botar a culpa nos empresários que também estão tendo prejuízo absurdos com essa pandemia mas entendo também que funcionário é o lado mas frágil e portanto mas prejudicado infelizmente.

  100. No final nem a empresa no o governo quem vai pagar essa conta é o funcionário que deu seu suor no dia a dia e está saindo de mãos abanando !absurdo essa atitude !

  101. Meu Deus. O nível doa comentários só mostra como o povinho deve mesmo se lascar no comunismo. Vão estudar econômica seus imbecis!

    • As pessoas gostam de comparar aqui com outros países do mundo, então lá vai:

      Nos EUA, Alemanha, Inglaterra, França, os impostos são bem altos, especialmente, sobre o patrimônio
      Chega-se a taxar heranças em 60%

      Também sobre grandes fortunas e as classes mais altas.
      Os impostos em relação às camadas da classes baixa e média, tem menos impacto na renda, eis que distribuídos de forma a não atingir produtos e serviços básicos.

      Soma-se a tudo isso um menor nível de corrupção e desvios de recursos públicos, com isso o Tesouro daqueles citados países conseguem extender um colchão maior para a crise do que o “nosso Brasil”.

      Então, o que acontece no Brasil onde 2% detém 80% das riquezas é uma enorme concentração das riquezas.

      No Brasil, precisa urgente promover distribuição para combater as desigualdades e atuar nas ações sociais necessárias

        • Em momentos de pandemia e catástrofes, de exceção, quem navegou em ondas da bonança dos lucros só querem se salvar e q seu patrimônio.

          Então o Estado tem, sim, que atuar redistribuindo as riquezas.

          Se governo brasileiro taxasse melhor grandes patrimônios, teria mais recursos para fazer como França, Inglaterra, Alemanha, etc e desempenhasse com mais justiça o seu papel como Estado.

          Acha que os recursos (na matéria abaixo) que os países estrangeiros é fruto de mágica?

          https://economia.ig.com.br/2020-04-15/ate-r-28-mil-auxilio-durante-a-pandemia-pode-ser-15-vezes-maior-fora-do-brasil.html

          Não, é do patrimônio e grandes fortunas

          https://terracoeconomico.com.br/imposto-sobre-heranca-e-desigualdade/

        • Infelizmente, isto acontecerá por culpa dos governantes sim estaduais ,quem vai pagar a conta será nós meros funcionários que depende do salário mensal por dias trabalhados ou aqueles q são autônomos , quarentena e bom para quem é funcionário público e quem é classe média que são 10% da população estes a quarentena está sendo como ferias , temos sim que nos cuidar mas não fazer como estes governantes ditatoriais como Doria , Wiesel e outros estão fazendo isto já virou politicagem que só trouxa q não enxerga , tem q haver sim isolamento mas não como está sendo desses governantes !Se o carnaval fosse daqui a 1 mês estes vermes já estariam inventando desculpas para reabrir os comércio tds bando de canalhas .. para não falar q sou gado de Bolsonaro ao contrário votei nele no 2 turno pq com pt ou qqr esquerda no controle estaria pior ainda ..

  102. A empresa tem lucro mês a mês, ano apos ano, ai devido a uma PANDEMIA MUNDIAL tem 2, 3 meses de prejuízo, ai ja quer mandar td mundo embora??? Será q uma empresa desse porte nao tem estrutura bara valorizar seus funcionários 3,4, 5 meses?? Enquanto tinham lucro sim, bas 2 meses de prejuiso e jiga a conta de uma crise mundial nos funcionario e vem culpar o governo.. Para de caçar desculpa para incompetência da empresa,

    • Você é um tópico aluno Paulo freire, aprendeu que lucrar é ganância e o empresário é aproveitador. E que é melhor perder a liberdade por uma” segurança “temporária. Tenho desprezo por pessoas como você. Sua passividade estimula o surgimento de novos ditadores todos os dias.

  103. Cala sua boca Daniel.
    Vai pra frente de trabalho, ser empresário em uma situação como está.
    As pessoas acham quem tem dinheiro são os empresários.
    Pede para reduzir os salários dos funcionários públicos, babaca

  104. Aqui em São Paulo ,essa rede de restaurante está cuidando dos seus funcionários e da famílias deles porque sabe que seus funcionários são parte da empresa e que sera difícil suprir o quadro caso percam o melhor do restaurante os seus funcionários .

  105. Estão o governo se apropria dos bens da empresa, inclusive os imóveis, vende pelo valor venal através de leilão e paga os funcionários, pois os mesmos estarão vivos para receber. Si
    mples assim!

  106. a culpa é do bolsonaro. se ele ajudasse no combate da pandemia, já teriamos saido dessa quarentena. mas em vez de ajudar , ele marca churrasco e anda de jet ski. enquanto isso temos quase 15 mil mortos e uma crise economica na qual o governo nao sabe o que fazer.

  107. Se tantas mortes por contágio, desse Vírus Maligno, não é uma razão justa pra o Governo estadual e outros, tomarem essa atitude, então ha mesmo, algo muito doentio na cabeça das pessoas contrárias ao isolamento ate,total, nessas circunstâncias!!!
    Que Deus perdoe esses fanáticos seguidores desse Presidente srm noção!

  108. Gente sem caráter, querem pressionar o governo. Vão ser cobrados na justiça e vão pagar todos os direitos trabalhistas. Agora cabe a nós consumidores quando.a crise acabar, saber se eles merecem ou não que continuemos frequentando seus estabelecimentos. Aí sim, eles terão que fechar as portas, mas em definitivo

  109. Eita Brasil que só dá corrupto. Governador ou talvez enganador arrombando o Estado que já estava arrombado, empresário canalhas tirando de quem até o momento lhe serviu de corpo e alma, os outros do ramo da farmácia, quando o povo precisou de álcool gel e máscara roubaram sem dó nem piedade. Soltem Cabral e Cunha, soltem Beira Mar e Marcola. Pezão está no bar, Lula em Paris. Collor voltou como Senador e Maluf envelheceu indo comprar pão de Ferrari. Gilmar Mendes, Maia resolvem o problema do Brasil. Bolsonaros foi um erro de plural.

  110. Sr Newton, se a morte de 302.025 e 4.437.442 contaminadas no mundo, não é embasamento científico, não sei o que pode ser. A estimativa é de que morram no mínimo 100mil pessoas no Brasil. “Quanto mais o Brasil respeitar o isolamento social, mais cedo o Brasil sai do isolamento social e retoma a economia”.

  111. Lamentável, nunca mais frequentarei essa churrascaria na minha vida ou qualquer produto ligado a esse fundo, tudo anotado e salvo aqui.Sugiro que todos os brasileiros boicotem esse Fogo de chão e demais empresas do grupo.

    • Tem gente fazendo comentarios que precisam receber bolsa familia de tão pequenos que são. Serão funcionarios, marionetes o resto da vida. Aposto que suas diaristas eles não estão pagando, mas querem receber e acham que os outros devem pagar.

  112. Enfim, acho que se eu fosse funcionário desses caras, creio que a vida deles teria o valor da minha rescisão de contrato… Algumas pessoas preferem pagar em dinheiro, outras em sangue.

  113. Essa conta deveria ser descontada do salário do próprio governador que fez a burrada de fechar todos os comércios sem nenhum estudo de impacto econômico ou social! É óbvio que o MT não irá transferir essa dívida para o Estado, e mesmo que isso aconteça o Estado vai recorrer o máximo, pode levar anos para os funcionários receberem ainda mais de um Estado já falido como o Rio de Janeiro!

  114. Lamentável, vergonhoso e petulante o comportamento da diretoria da Fogo de Chão.
    Que as rescisões sejam devidamente quitadas. Ao mesmo tempo, que a Justiça do Trabalho, tome providências. Que os clientes, tenham vergonha e não frequente mais este lugar.

  115. Bom….falar que não há embasamento científico para que o governo estadual decrete a paralização de atividades não essenciais, é viver em Nárnia, não é mesmo? Mas como é comum, atualmente, distorcer tudo a favor de um grupo ou familiares….

  116. Acredito que se os funcionários foram induzidos a uma má interpretação sobre o conteúdo assinado, há chances de sentença favorável na justiça, pois de um lado estão os funcionários que são hissuficientes e de outro lado a empresa que tem em seu próprio negócio o risco empresarial…

  117. Nossa como tem EMPRESÁRIO de mä fé ..e incrível aproveitar de uma pandemia mundial e fazer essa canalhice !!
    Um fato tão absurdo qto o preço que cobram em seus restaurantes…
    Se querem cobrar de alguém ..cobrem da china …mais não dos humildes trabalhadores q fazem parte do time , q ajudou a ser a empresa que é famosa no mundo todo !!
    Empresários estão com medo de ficar um pouco pobre vendendo seus investimentos investimentos e ações ..e reclamando de contas cheias de dinheiro ajudados pelos seus funcionários q dao a vida pra levantar a empresa !!!

  118. Ué… não tem nada de errado… a CLT é bem clara nisso… se os funcionários são demitidos, a conta é do governo estadual mesmo. Tão com raivinha? Vão cobrar dos governadores lindos que mandam vocês ficarem em casa, e que vocês tanto adoram, oras.

  119. Um dia tudo volta ao normal está não é a primeira crise e nem será a última agora guardem o nome dessa pseudo empresa e outras que fazem uso do mesmo expediente . Boicote nesses canalhas.

  120. Que absurdo. Se a Rhone que gerencia a Fogo de Chão tem mais de 50 bilhões de reais em fundos e investimentos como diz a reportagem, pagar a rescisão de 600 ou 1000 funcionários não vai deixar a empresa em desfalque nenhum! Tomem vergonha na cara e paguem o que é devido aos funcionários que cumpriram com o seu papel, nos tempos de crise se deve fazer o que é certo e justo. Aposto que a gerência e investidores da casa e empresa tem seus salários de 5000, 7000, dez mil intactos nesse tempo de crise. Canalhas!

  121. Materiazinha tendenciosa e mal escrita. Pra começar, só são comercializadas na Nasdaq acoesde empresa de tecnologia. Nem eu teria respondido.

  122. É muito triste, mas infelizmente por decisões equívocadas do governo estadual se alcançou esse estaddo de calamidade. Não há nenhum embasamento científico para se decretar uma parada total de uma economia.

    • Decisões equivocadas do governo uma ova! Você é uma besta quadrada?
      O ato de isolamento começou em 23 de março.
      Não tem nem dois meses.
      Por acaso uma empresa não poderia colocar os empregados em férias, e, na sequência, suspensão do contrato de trabalho?
      Mas não! Ela não abre mão de nenhuma perda nos seus lucros.
      E falo de um grande grupo. Com bilhões de dólares.

      Nos EUA, esses grupos pagam enormes impostos – claro que o custo da burocracia é menor lá do que aqui.

      E nem falo ainda paga em reais – e não em dólar.
      Nossa moeda se desvalorizou muito.
      Será que isso tornou o negócio mesmo atrativo no Brasil (?)

    • Não há nenhum motivo para não pagar aos empregados, pois, dinheiro a empresa tem, então conclui-se que é mau caratismo mesmo, atrelado ao oportunismo da situação. Se isso retornar a operar, não irei mais frequentar, assim como também o Madeiro e outras empresas que que eu tomar conhecimento que se aproveitaram do momento para passar a perna em seus empregados.

    • Vc é igual a politica do presidente da republica ,nao tem projeto ,nao tem governo, nao tem ministro , nao tem saida,a única coisa que tem é rachadinha é dolar subindo igual foguete.

      • Leandro deixa de ser petista.
        Toma vergonha na cara!!!! Vai culpar o pangolim e o morcego e os 40 ladores e meio que roubaram o País.
        Bolsonaro.e honesto e íntegro!

      • Será que na filial de Dubai também não vão pagar os funcionários? Enaa filiado dos EUA ? Desde 2012 que essa rede pertence a um fundo de investimento Americano que ADM restaurantes no mundo todo. Ainda colocam restaurante Brasileiro sendo que possui mais unidades fora do Brasil e pertence a fundo americano vai entender !

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui