Governo Federal divulga plano de ações para lidar com a mendicância nas ruas

Plano de ação para moradores de rua foi uma determinação do Alexandre de Moraes, ministro do STF, enquanto o Rio sofre com cada vez mais crimes cometidos por esta população

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Mendigo no Rio de Janeiro - Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

O Governo Federal anunciou que investirá, inicialmente, R$ 982 milhões, em um plano de ações para a população de rua. O programa, que supostamente deve ocorrer até o fim de 2026, é uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e colocaria em prática uma política pública voltada aos mendigos, que foi instituída há 14 anos. Enquanto isso, o Rio de Janeiro sofre com uma alta taxa de crimes cometidos por esta população.

Moraes também determinou que estados e municípios efetivem medidas que garantam a segurança pessoal e dos bens das pessoas nas ruas dentro dos abrigos institucionais existentes, inclusive com apoio para seus animais. Além disso, devem proibir o recolhimento forçado de bens e pertences, a remoção e o transporte compulsório de pessoas em situação de rua e o emprego de técnicas de arquitetura hostil pelo Estado contra essa população.

Entre as medidas já divulgadas desde segunda-feira, quando o plano de ações foi lançado, está um programa de moradia; reforço no atendimento médico, prioridade para as moradoras de rua no programa Brasil Sem Fome; a criação de um programa nacional de alimentação no sistema único de assistência social; mutirões para a emissão de documentos; maior acesso a programas de capacitação profissional; Regulamentação da Lei Padre Júlio Lancelotti, que proíbe a criação pela administração pública de obstáculos em espaços públicos para moradores de rua; conclusão de um censo da população de rua até o fim de 2025.

Em setembro, Segundo dados divulgados pela União, hoje a estimativa é que 221 mil pessoas estejam vivendo nas ruas em todo país. O Rio enfrenta graves problemas com esta população, que vem cometendo crimes e desordenando a cidade. São constantes as apreensões de armas durante as buscas efetuadas diariamente pelas autoridades.

Advertisement

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Governo Federal divulga plano de ações para lidar com a mendicância nas ruas
VIAAmanda Raiter
Avatar photo
Formada em Comunicação Social desde 2004, com bacharelado em jornalismo, tem extensão de Jornalismo e Políticas Públicas pela UFRJ. É apaixonada por política e economia, coleciona experiências que vão desde jornais populares às editorias de mercado. Além de gastar sola de sapato também com muita carioquice.
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O Ministro Alexandre de Moraes determinou várias ações que na verdade, protege e busca atender várias necessidades dos moradores de rua. Porém não vi qualquer determinação visando proteger o cidadão, o trabalhador, o morador, pessoas que transitam nas ruas e tem na Constituição a garantia de ir e vir com segurança. Precisamos de equilíbrio nas ações de Estado.

  2. E tome lei social, custeada pela arrecadação de impostos (absurdos) pagos pela população que produz!
    Com a economia nesse molde, quem irá custear a vida social de quem produz?
    Fiquei com essa dúvida….

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui