Onde hoje fica o Hotel Glória havia uma praia. Eram outros tempos e as praias não tinham a adesão popular que têm atualmente. Contudo, essa era específica demais. Antes de 1869, a Praia do Russel já tinha seu nome dedicado a um homem. Nesse caso, D. Pedro I.
A partir de 1869, com a chegada da City Improvements Limited (a primeira empresa responsável pelo tratamento de esgotos na cidade do Rio), as coisas mudaram.
A City Improvements Limited adquiriu os direitos para explorar os serviços de tratamento de esgoto no Rio de Janeiro, que antes pertenciam ao engenheiro, filho de ingleses, João Frederico Russel.
“Relatos apontam que João Frederico Russel era o dono da concessão para cuidar do esgoto da cidade, direito adquirido com o Imperador, mas ele, em dez anos, não conseguiu capitalizar dinheiro suficiente para criar uma empresa e colocar os trabalhos em prática”, destaca Luiz Lemos, pesquisador.
João Frederico Russel perdeu a disputa para a City Improvements Limited, no entanto, “ganhou” uma praia com seu nome.
Russel, “o dono do pedaço”, morava isolado, em uma casa onde hoje fica o Hotel Glória, exatamente onde existia a praia, que era uma continuação da do Flamengo.
Como ficou um pouco conhecido e morava em uma casa na praia – o que não era muito comum na época – Russel teve a área ser batizada com seu nome.
Décadas depois, em 1920, a casa onde Russel morava foi demolida para a construção do Hotel Glória. A Praia do Russel desapareceu com a criação do Aterro do Flamengo, na década de 1960.
Vi no livro A Estrela Solitária, e vim pesquisar na internet
Muito bom, adorei saber!