Após quase 7 décadas de atividades, um dos hotéis mais tradicionais e simbólicos da cidade do Rio de Janeiro, o Novo Mundo, irá encerrar as atividades no próximo dia 23/03. O motivo do fechamento são as dívidas.
De acordo com informações do meio imobiliário, o Hotel foi vendido por 37 milhões. Soma ainda os 9,5 milhões de IPTU atrasado. No Rio de Janeiro, os hotéis têm 40% de desconto deste imposto, quando o mesmo está em dia. Sem esse desconto, o pagamento se tornou insustentável para a atual administração. Tal dívida já era sinal de que o hotel estava em situação financeira difícil.
O Hotel foi construído em 1947 e inaugurado em 1950, no período da primeira Copa do Mundo do Brasil. Localizado no Flamengo, perto do Palácio do Catete, antiga sede do Governo Federal, o Novo Mundo sempre hospedou convidados ilustres.
Em uma localização privilegiada na cidade do Rio, do outro lado da rua dos jardins do Palácio do Catete e do Parque (Aterro) do Flamengo, o Hotel tem vistas para a Baía de Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado.
Há alguns dias, o Diário do Rio mostrou um grave problema em outro histórico hotel carioca. O Glória encontra-se em estado de total abandono.
Realmente triste.
Tomara que quem o comprou faça um bom uso do prédio.
Vai o cidadão comum dever um ano de IPTU, já entra na dívida ativa, como pode isso?
Para uns a forca, para outros perdão.
Uma tristeza. Hospedamos os harpistas que vieram para o RioHarpFestival por vários anos mas agora mudamos para o Copacabana Praia Hotel.
Pela sua localização, era um local ideal para eventos no centro da cidade mas desde a obra do VLT veio decaindo.
Muito triste isso!
Enquanto isso, clubes de futebol tem aceno generoso dos governantes com pacote fiscal, perdão de multas, cessões de áreas públicas etc.