ARTIGOS MAIS RECENTES

O que é Civitas, a Central de Vigilância da Prefeitura do Rio que ajudou a polícia a prender sequestrador

1

Gustavo Oliveira de Souza, de 32 anos, foi preso na última terça-feira (23/07), na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca. Segundo a polícia, ele é integrante de uma quadrilha que pratica roubos e sequestros relâmpagos na região. A prisão do criminoso aconteceu graças à recém inaugurada Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (CIVITAS) da Prefeitura do Rio.

A Civitas conta com informações repassadas pelo serviço Disque-Denúncia que, com financiamento da prefeitura, voltou a funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana, o que não acontecia desde 2016.

Uma das estratégias de segurança implementadas pelo Civitas é o chamado cerco inteligente, que usará mais de 900 radares capazes de reconhecer placas de veículos, para monitorar o tráfego de automóveis que foram roubados ou que sejam de interesse para a polícia.

Com esse sistema, é possível ver o trajeto feito por determinado carro, a cada momento, já que sua placa será reconhecida pelos radares. Também será possível reconhecer placas clonadas. Além dos radares, são usadas pelo Civitas as 3.500 câmeras de monitoramento da prefeitura, que têm a função de checar intercorrências na cidade, como engarrafamentos, acidentes e manifestações.

As câmeras de monitoramento do COR já são usadas em investigações policiais e na detecção de flagrantes de atividades criminosas. Com a Civitas, no entanto, há sempre agentes específicos monitorando o sistema com foco nesse tipo de vigilância.

Uma vez detectadas atividades criminosas, a Civitas pode encaminhar a ocorrência para algum órgão da prefeitura ou para as forças de segurança estaduais.

Próximo às câmeras, são instaladas placas com a frase “você está sendo monitorado”, que a prefeitura espera ter um efeito de dissuasão para práticas criminosas. A ideia é, no futuro, incorporar câmeras privadas à rede de monitoramento da Civitas.

Casal sequestrado na Barra

No dia 14 de julho, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um casal foi abordado por um SUV preto, de onde desembarcaram três homens armados. Os criminosos obrigaram as vítimas a realizar diversas transferências bancárias e a sacar dinheiro por aproximadamente duas horas. O casal também teve o carro roubado.

Através da análise de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, a polícia civil descobriu que outros membros da quadrilha utilizaram um carro branco para dar cobertura aos comparsas durante a abordagem ao casal.

Ao analisar essas imagens, nós já tivemos nossa atenção despertada para o comportamento desse carro branco né, em seguida nós arrecadamos imagens dos prédios ao redor e também dos locais onde os saques foram efetivados e através dessas imagens nós verificamos que esse veículo branco também esteve nos locais onde os saques foram realizados. Então nós temos certeza da participação também desse carro na empreitada criminosa. “, disse o delegado Neilson Nogueira, responsável pelas investigações.

Já nesta terça-feira (23), enquanto alguns agentes da polícia civil participavam da Ação Integrada Ordo, eles avistaram o carro branco dos autores do crime, conseguiram abordar o veículo e prender o suspeito, que também estava em posse de um celular roubado. O homem era o condutor do carro e foi filmado por câmeras de segurança de uma drogaria no momento em que obrigava uma das vítimas a fazer os saques eletrônicos.

Na delegacia, ele confessou a participação no crime e deu informações sobre o grupo de criminosos, que é composto por pelo menos cinco moradores da Ilha do Governador.

Peças sacras são devolvidas à Catedral de Belém pela PF do Rio após ação do Iphan

O acervo da Catedral Metropolitana de Belém teve restituídas, nesta segunda-feira (22), duas grandes peças sacras que pertencem ao patrimônio histórico e cultural brasileiro e que estavam desaparecidas desde a década de 1970. A Polícia Federal e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foram os responsáveis pela devolução das pratarias, após o provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores – na rua do Ouvidor – encontrá-las indo a leilão em Copacabana.

O material tombado foi identificado pelo IPHAN nas mãos do escritório de arte Dagmar Saboya, um dos mais conceituados do país, após ser notado por Claudio André de Castro, provedor da Igreja dos Mercadores junto com peças que pertencem à sua Irmandade e à Ordem Terceira do Carmo, da rua Primeiro de Março. Após a confirmação de que se tratavam de bens tombados, o Instituto determinou a retirada imediata das peças sacras do evento. Para a verificação da procedência, o IPHAN tomou como base uma fotografia da vista interna da Catedral Metropolitana de Belém, que constava na Biblioteca Virtual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e que foi encaminhada ao provedor Castro por Flávio Miranda, um amigo paraense ligado também à igreja. A fotografia mostrava os imensos castiçais no meio de outros, igualmente desaparecidos.

Em outubro de 2023, após ser acionada pelo Instituto, a Polícia Federal deu início às investigações sobre a procedência da prataria, que depois de apreendida foi encaminhada para análise pericial, que constatou que as peças eram dois tocheiros fabricados em Lisboa, Portugal, entre 1822 e 1870. Uma fonte do DIÁRIO no Pará disse que nos anos 70 as peças foram retiradas para “restauro” e jamais devolvidas. Segundo fontes do DIÁRIO, as autoridades investigam o espólio de um famoso colecionador de arte e autor de livros sobre o assunto, já falecido, como sendo o possível detentor de parte deste acervo.

Nos tocheiros consta o selo da Catedral de Belém do Pará, escrita, bem grande, na base de ambos: a inscrição em latim SIGILLUM CAPITULI CATHEDRALIS ECCLESIAE MAGNI PARÁ – MATER GRATIAE. Em tradução livre, a inscrição significa: Selo do Cabido da Grande Igreja Catedral, Pará/Senhora da Graça. Na base dos tocheiros também consta gravada a representação de N.S. da Graça, de Belém. Especialistas consideram curioso que a renomada casa de leilões não tenha identificado os imensos selos nas bases dos tocheiros, que tem quase 1 metro de altura.

Com parecer técnico do IPHAN e laudo de perícia criminal federal, os dois tocheiros foram entregues pelo Superintendente Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa, e pela Delegada Chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Paula Mary, ao Diretor Coordenador do Círio de Nazaré, em Belém, Antônio Salame.

As peças sacras foram então recolocadas no altar-mor da Catedral Metropolitana de Belém, que foi confeccionado em Roma, Itália, pelo escultor Luca Carimini, em mármore e alabastro. O mármore de Carrara foi ofertado pelo Papa Pio IX.

Na última quinta-feira (18), o DIÁRIO DO RIO repercutiu vitória semelhante para a arte sacra do Rio de Janeiro, com a restituição de cinco peças ao acervo da capela da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio. Os objetos, que datam do século XIX e são tombados pelo IPHAN, foram localizados em um catálogo de leilão pelo provedor e benfeitor da igreja, que culminou tamném na apreensão das peças, desaparecidas há pelo menos 50 anos.

Os dois tocheiros e três “sacras” – espécie de ‘cola’ das principais orações da antiga Missa Tridentina para o sacerdote ler -, em formato de placas trabalhadas de prata, foram identificadas no mesmo escritório de arte, em Copacabana, na Zona Sul da cidade. As peças, avaliadas em mais de R$ 200 mil, ostentavam o símbolo da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

“Para a irmandade dos Mercadores, receber de volta essas cinco peças que estavam desaparecidas há mais de 50 anos é um feito significativo. Isso é apenas o começo de um trabalho que deve restituir toda a arte sacra roubada da igreja. Um trabalho que une a Polícia Federal, a Arquidiocese, a nossa Irmandade e os meios de imprensa”, celebrou o Castro.

O conjunto de valor histórico e cultural inestimável voltou a recompor o acervo da igrejinha, com a celebração de missa solene realizada ao meio-dia do último sábado (20). O evento contou com participação de coral e grande orquestra.

“Como responsável pelas celebrações, é profundamente gratificante poder oficiar a Santa Missa diante dessas peças agora restauradas ao seu lugar de direito no altar-mor da igreja”, comemorou o padre Vítor Pereira, Vice-Chanceler da Eparquia Nossa Senhora do Paraíso e celebrante das missas dos sábados na Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.

Centro do Rio de Janeiro recebe novo monumento Eucarístico

Na última quarta-feira (17/07), o Centro do Rio de Janeiro recebeu um novo monumento eucarístico, inaugurado e idealizado pelo Centro Dom Bosco (CDB). A construção comemora os 70 anos do 36º Congresso Eucarístico Internacional, realizado na cidade em 1955 pela Igreja Católica, e visa fortalecer a presença do catolicismo na esfera pública. Localizado entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Presidente Wilson, a obra é dedicada ao Santíssimo Sacramento e a Jesus Cristo.

O evento contou com uma Santa Missa e a bênção com água benta sobre o monumento, além de discursos de autoridades e apresentações musicais. A escultura de 7,4 metros, que custou aproximadamente 200 mil reais, foi inteiramente financiada por membros patrocinadores e doadores, sem qualquer participação da prefeitura.

O grupo acredita que o Brasil, como nação católica, foi adormecido pelo liberalismo e pela influência maçônica. Por meio de seu trabalho editorial e contrarrevolucionário, busca, segundo seus membros, formar uma nova geração de católicos capazes de renovar a Igreja e a Terra de Santa Cruz, conforme descrito em seu site. O CDB ganhou notoriedade ao processar um grupo abortista para impedir o uso do termo “católico”.

Segundo informações do Centro, o monumento é visível do VLT e visa lembrar aos brasileiros a importância da conversão à “verdadeira fé”, guardada e propagada pela Santa Igreja Católica.

Participaram da inauguração a atriz Cássia Kiss, as famílias Hiuchi e Carelli (que figuram entre os doadores), e alguns ex-alunos do Colégio de São Bento. O prefeito Eduardo Paes e a Câmara de Vereadores concederam todas as autorizações necessárias.

Retrofit Residencial da Pedra do Sal vende mais de 90% das unidades em apenas 5 horas

O Edifício Sal Rio, primeiro retrofit residencial da região do Porto Maravilha, vendeu 186, de suas, 192 unidades, em pouco mais de 3 horas. O mais novo condomínio do Centro do Rio, localizado na Rua Sacadura Cabral, 103, no bairro da Saúde, ocupará o antigo prédio da Cedae e do Inea, em um edifício em estilo art-déco que já abrigou as redações dos extintos “O Jornal” e “Diário da Noite”, do magnata da imprensa Assis Chateaubriand.

Batizado de Sal Rio Residencial, o empreendimento, que estava abandonado há dez anos, e teve sua venda feita pela Sérgio Castro Imóveis, conforme noticiado com exclusividade pelo DIÁRIO DO RIO, fica em uma das áreas mais bonitas, culturais e históricas do Centro do Rio. O empreendimento foi idealizado pela Progress incorporadora.

O prédio terá como vizinhos ilustres como a Pedra do Sal, santuário do Samba no Rio, o Largo da Prainha, um dos melhores points da boemia carioca, os Museus do Amanhã e de Arte do Rio, a Pequena África, com seu rico valor histórico para a humanidade, além do AquaRio, o maior aquário da América Latina.

Desenvolvido pelo grupo CTV em parceria com o fundo de investimentos Pilar Capital, o Sal Rio Residencial contará com mais de 10 mil metros quadrados distribuídos em 12 andares. O prédio ainda terá 186 unidades, variando entre studios e apartamentos de 22 a 35 metros quadrados. Sobraram pouquíssimas unidades. O empreendimento é colado na Pedra do Sal e suas lojas descortinam a história e a cultura deste icônico lugar.

A fachada segue a tendência do novo plano diretor do Rio, incluindo lojas comerciais no térreo, lazer no rooftop com piscina, um restaurante com acesso às rodas de samba, além de espaços gourmet e fitness, wellness e delivery, home box (ambiente no térreo para guardar pertences) e bicicletário.. As obras já começaram e a previsão de conclusão é de 18 meses.

Os valores das unidades começam a partir de R$ 189 mil, com 10% de entrada e 90% financiados pela Caixa Econômica Federal. O FGTS pode ser utilizado conforme as exigências do Conselho Curador do fundo. A gestão da locação das unidades e a administração do condomínio serão realizadas pela startup carioca Lobie.

Após 10 anos fechado, estamos felizes com este desafio de dar nova vida ao prédio, ajudando a estimular a moradia no Porto, que já conta com residenciais que estão sendo construídos do zero. O Sal Rio Residencial, com certeza, será um marco para o Grupo CTV e para a região”, disse Felipe Videira, CEO do Grupo CTV. 

Helicóptero da Secretaria estadual de Saúde atinge a marca de 600 órgãos transportados

0

Fundamental no transporte de órgãos e tecidos, o “Verdinho da Saúde” – como o helicóptero da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) é conhecido – acaba de alcançar a marca de 600 órgãos transportados. Em três anos de atividade, a aeronave realizou mais de mil horas de voo, percorrendo todo o Estado do Rio, que é o único do país a contar com um helicóptero exclusivo para a logística de transporte de órgãos, por meio da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer).

  • “O serviço de transporte aéreo do RJ Transplantes é um orgulho dessa gestão. Investimos nos helicópteros com tecnologia para apoiar a equipe médica. Os agentes do SOAer são como anjos e heróis. Correm contra o tempo e empregam o máximo de técnica para salvar vidas, honrando o desejo da família dos doadores e as esperanças de quem aguarda pelos órgãos. Não temos medido esforços nem investimentos em tecnologia e estrutura para priorizar a vida e a saúde da população do Rio de Janeiro”, afirma o governador Cláudio Castro.

A agilidade do transporte aéreo de órgãos deu uma nova chance para 246 pacientes renais, 159 pessoas com doenças hepáticas, 61 pacientes cardíacos, 22 pessoas com doenças pulmonares, além de 12 pacientes que precisavam de um novo pâncreas, 51 que necessitavam de transplante de córneas e 51 que contaram com outros órgãos diversos.

Cada órgão tem um prazo máximo para o transplante, que pode variar de quatro horas (como pulmão e coração) a 12 horas (fígado). O helicóptero agiliza essa logística, salvando vidas, e acelerando a chegada ao receptor em tempo hábil para o transplante, em uma verdadeira corrida contra o tempo. Não é à toa que a Superintendência de Operações Aéreas é conhecida como ‘Asas que salvam’.

Museu de Arte do Rio (MAR) abre inscrições para o segundo módulo do curso de Libras

Começou nesta quinta-feira (25/07) as inscrições para o segundo módulo do curso de Libras no MAR. O curso é oferecido pelo Museu de Arte do Rio em parceria com o Departamento de Letras-LIBRAS/UFRJ. As aulas acontecem de forma gratuita e presencial no museu.

Este segundo módulo que é indicado para pessoas que já possuem um conhecimento prévio da Língua de Sinais como por exemplo, quem já cursou o módulo introdutório ou a disciplina de Libras ofertada nas licenciaturas.

O segundo módulo contará com 35 vagas e para fazer essa seleção o curso contará com um teste de nivelamento com os inscritos, que irá acontecer nos dias 07 e 09 de agosto. Essa fase além de ser presencial também é eliminatória.

O Curso é mais um projeto da Escola do Olhar, que tem como missão unir arte e educação. O início do curso acontece no dia 21 de agosto e as aulas vão até 23 de outubro, de forma presencial as quartas e sextas, sempre das 17h às 19h. Os alunos que participarem desse segundo módulo ao final do curso receberão certificado.   

As inscrições para o curso devem ser feitas através do formulário e vão até o dia 02 de agosto.

– Serviço:

– Segundo Módulo do Curso de Libras no MAR
– Inscrições de 25 de julho a 02 de agosto
– Nivelamento dias 07 e 09 de agosto
– Início do curso: 21/08 a 23/10
– Inscrições gratuitas: Formulário   

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio (MAR) abre inscrições para o segundo módulo do curso de Libras

Sesc Rio abre inscrições para Núcleos Formativos do projeto Palavra Líquida

0

Nesta sexta-feira (26/07), o Sesc Rio anunciou novas inscrições para o projeto Palavra Líquida, que em 2024 chega aos territórios de Ramos e Tijuca. O projeto dialoga com literatura, artes cênicas, artes visuais, audiovisual e música, explorando os temas “terra” e “território”. Em agosto, os Núcleos Formativos do Palavra Líquida começam nas unidades, as oportunidades estão abertas de 26/07 a 01/08.

De acordo com a instituição, os substantivos “terra” e “território” são essenciais para compreender o contemporâneo, com múltiplos significados no imaginário comum. Um provérbio tupinambá, Iandê Aupaba, exemplifica essa complexidade: ao tentar traduzir, o sentido se dilui, revelando várias camadas de significado. A palavra “aupbaba” engloba conceitos como terra, lugar, pertencimento e território, refletindo a ideia de que somos a terra de origem, a terra da qual pertencemos e o território em que vivemos.

A rede de ensino acrescenta que, segundo Nego Bispo, havia um tempo em que não se dizia “aquela terra é minha”, mas sim “nós somos daquela terra”. Havia a compreensão de que a terra é viva, produz e também precisa descansar. Nego Bispo afirma que entender que pertencemos à terra, em vez de considerar que a terra nos pertence, é crucial para a ecologia dos territórios geográficos e para a ecologia que envolve a prática artística, os territórios afetivos e culturais ao nosso redor.

Não há projeto sem uma terra de origem, sem um território. Perguntar por essa geografia dos afetos é o convite do Palavra Líquida em 2024. 

Serviço

Núcleo Palavra Líquida 2024 | Percursos formativos Terra e Território (parceria com o Turismo Social)

  • Formato: encontros híbridos, intercalados quinzenalmente entre aula-passeio – reposicionando a forma como observamos e habitamos a cidade – e encontros online, ambos ministrados/guiados por pessoas de notório saber cultural (cultura aqui entendida como campo ampliado).
  • Período: 3 de agosto a 26 de outubro, aos sábados, 9h às 13h.
  • Aulas-passeio: serão visitados locais como Ramos, Penha, Floresta da Tijuca, Aldeia Maracanã, Madureira, Praça Mauá, Praça XI e Pequena África. Os pontos de partida acontecerão a partir das unidades Sesc Tijuca e Sesc Ramos, de onde partirão ônibus de passeio. Mais detalhes serão enviados após a confirmação das inscrições.
  • Encontros online: realizados via Plataforma Teams, transmitidos ao vivo pelo YouTube do Sesc RJ.

Inscreva-se aqui

Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar

Nada melhor do que comer apreciando a vista da Cidade Maravilhosa. Todo carioca e turista no Rio de Janeiro adora uma boa refeição e uma vista deslumbrante, especialmente das clássicas paisagens. Pensando nisso, o DIÁRIO DO RIO preparou uma lista de cinco restaurantes com vista para o charmoso Pão de Açúcar.

Além da vista, esses restaurantes oferecem um ambiente acolhedor e uma decoração sofisticada e elegante, harmonizando perfeitamente com o cenário. Pegue seu caderno, anote essas dicas e não deixe de visitar os lugares para contemplar a incrível o Pão de Açúcar, considerado um dos lugares mais encantadores da cidade.

  1. Terra Brasilis

No restaurante Terra Brasilis, a sensação é de estar em uma novela de Manoel Carlos, com um cenário digno de filme. Com um ambiente acolhedor, é possível apreciar de perto o Pão de Açúcar e o bondinho, criando o plano de fundo perfeito para seu almoço ou jantar. Além de ser um local instagramável, a boa comida e a possibilidade de fazer alguns cliques tornam a experiência ainda mais completa. O cardápio do restaurante oferece uma variedade de pratos regionais, proporcionando uma experiência gastronômica rica e diversificada.

Dividido em três ambientes, os clientes podem saborear os pratos em diferentes espaços, enquanto desfrutam de bons drinks aos pés do Pão de Açúcar. Para animar ainda mais, um happy hour ocorre de quinta a sábado a partir das 19h, com música ao vivo e um repertório clássico de MPB. Localizado na Praia da Urca, o restaurante é um destino imperdível para quem busca boa comida e uma vista incrível.

image 16 Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar
Restaurante Terra Brasilis. Reprodução: Divulgação.

2. Bar Brewteco

Localizado no Terraço Botafogo, o Brewteco é o lugar ideal para reunir amigos, petiscar e beber chope. O bar oferece uma diversidade de pratos e drinks, com uma vista de tirar o fôlego, sendo perfeito para a galera jovem, com um ambiente descontraído. Além disso, o ambiente aceita reservas para comemorações de aniversários e possui uma programação com apresentações de rodas de samba e DJs. O aniversariante ainda pode ganhar mimos do restaurante, e há também chope artesanal da casa. O Brewteco fica localizado na Praia de Botafogo.

image 17 Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar
Bar Brewteco em Botafogo. Reprodução: Tripadvisor.

3. Restaurante Assador

Para os amantes de churrasco, este restaurante é uma escolha imbatível, oferecendo um dos pratos mais apreciados do Brasil. O local une boa comida a uma vista deslumbrante, com um ambiente sofisticado e único. Inspirado no assador, especialista em preparar carnes e dominar cada detalhe do churrasco, o restaurante oferece uma experiência autêntica.

Trazendo o ritual e o conhecimento ancestral desse especialista, o local permite que você desfrute de tudo isso em um dos ambientes mais encantadores do Rio de Janeiro, com uma vista privilegiada do Pão de Açúcar. Para grupos acima de 20 pessoas, é necessário fazer reserva. Localizado no Aterro do Flamengo, este é um destino imperdível para quem busca um churrasco de qualidade com uma vista espetacular.

image 18 Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar
Restaurante Assador. Reprodução: Divulgação.

4. Restaurante Hatch

Para quem busca um ambiente autêntico e sofisticado, o restaurante Hatch é o destino ideal. Com culinária japonesa e uma vista única para o Pão de Açúcar, o local é perfeito para todas as faixas etárias e para aqueles que desejam fugir dos passeios clássicos e restaurantes convencionais.

O restaurante, administrado pelo empresário Marcel Nagayama, oferece uma culinária requintada com preços atrativos. Localizado no quinto piso do Botafogo Praia Shopping, o Hatch também conta com drinks autorais e clássicos, com uma carta assinada pelo premiado mixólogo Alex Mesquita.

image 19 Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar
Restaurante japonês. Reprodução: YouMustGo.

5. Restaurante Hills

Para quem quer estar bem próximo ao Pão de Açúcar, o restaurante Hills é a escolha perfeita. Localizado perto do bondinho, o Hills oferece uma vista privilegiada para o local, especialmente no terraço.

Instalado no 1º andar de uma casa com três ambientes, o restaurante serve entradas, pratos principais e drinks autorais, além de pratos de frutos do mar. Situado na Praça General Tibúrcio, na Praia da Urca, o ambiente oferece ainda uma vista privilegiada para a natureza. O Hills também conta com música ao vivo, que vai do samba ao sertanejo, e sobremesas especiais. Funciona como restaurante, rooftop e lounge, proporcionando uma experiência completa.

image 20 Descubra os melhores restaurantes com vista privilegiada para o Pão de Açúcar
Drink servido pelo Hills. Reprodução: Comer e beber bem.

Victor Biglione revisita Tom Jobim no show ‘Uma Guitarra no Tom’

A obra de Tom Jobim embarca na guitarra de Victor Biglione em seu novo show, “Uma Guitarra no Tom”, em duas apresentações no Rio de Janeiro, no Dolores Club, na Lapa, no dia 2 de agosto, sexta-feira, às 21h, e no Musicorum, em Botafogo, no dia 3 de agosto, sábado, também às 21h.

Guitarrista, violonista, multi-instrumentista, produtor musical, compositor, arranjador e cantor, Victor Biglione nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil há 60 anos. Em mais de quatro décadas de carreira, tocou com mais de 300 nomes da MPB e mais de 50 da música internacional. Além disso, integrou o icônico grupo “A Cor do Som”. São mais de 55 excursões internacionais por 25 países e 30 álbuns como solista.

Com carreira reconhecida mundialmente e diversas premiações, como dois Grammys e o Prêmio da Música Brasileira em 2023, Biglione vê seus caminhos cruzando com Tom pela primeira vez há quase 50 anos.

“Minha história com o nosso Maestro Maior começou em 1977, quando ele, por meio do seu baterista, Claudio Slon, me deu uma carta de recomendação para que eu fosse para a prestigiadíssima Berklee School of Music, em Boston, nos Estados Unidos”, revela Biglione.

De lá para cá, Biglione começou sistematicamente a rearranjar os grandes clássicos de Tom, como “Quebra-Pedra” em 1989 (com o qual foi finalista do Prêmio da Música Brasileira como Melhor Arranjador). Participou do seu Songbook, feito por Almir Chediak, na versão cantada (na faixa “Bonita”,com Zélia Duncan) e instrumental. Com Leo Gandelman, pouco tempo depois, consolidou suas releituras gravando o álbum “Uma Guitarra no Tom”. O repertório conta com faixas como “Look to the Sky”, “Água de Beber”, “Lígia”, “Chovendo na Roseira”, “Meditação”, “Dindi”, “Insensatez” e “Eu sei que vou te Amar”, que serão apresentadas em formato “cool” de Jazz Guitar Trio com os músicos Jorge Pescara no baixo e Vitor Vieira na bateria.

Os ingressos para o show no Dolores Club na Lapa custam R$60 e podem ser adquiridos através do Sympla. Já os ingressos para assistir o guitarrista no Musicorum em Botafogo custam R$40 o primeiro lote e podem ser adquiridos também através do Sympla

– Serviço

– Dolores Club

– Endereço: Rua do Lavradio, 10, Lapa, Rio de Janeiro – RJ

– Dia e horário: dia 02 de agosto, sexta-feira, às 21h (abertura da casa às 19h)

– Entrada: R$ 60,

– Vendas site https://bileto.sympla.com.br/event/96299/d/268009/s/1833534

– Rede social da casa: https://www.instagram.com/doloresclub/

– Musicorum 

– Endereço: Rua Farani, 18, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

– Dia e horário: dia 03 de agosto, sábado, às 21h

– Entrada: R$ 40 (1º lote),

– Vendas pelo site https://www.sympla.com.br/evento/musicorum-apresenta-soul-jazz-night-com-victor-biglione/2545587

– Rede social da casa: https://www.instagram.com/musicorumbar/

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Victor Biglione revisita Tom Jobim no show ‘Uma Guitarra no Tom’

Assessor do deputado Bebeto é preso com carro roubado, placa falsa e pistola no RJ

0

Um dos assessores do deputado federal Carlos Roberto Rodrigues (PP-RJ), conhecido como Bebeto, foi preso na noite da última quinta-feira (25/07) após ser flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) enquanto dirigia um carro roubado. Um outro homem estava no carro, mas foi liberado, de acordo com a corporação.

Rafael Oliveira foi abordado na rodovia Presidente Dutra, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a PRF, Oliveira tinha uma pistola com três carregadores e 32 munições dentro do veículo roubado.

Após abordarem o automóvel, os policiais verificaram que as placas de identificação estavam fora do padrão e que o veículo havia sido roubado em maio na Vila Isabel, também na zona norte da capital fluminense.

A polícia diz que, após ser questionado, Oliveira afirmou que era assessor de um deputado e que “desconhecia as irregularidades”. Ele alegou que o veículo era alugado. Sobre a posse da pistola, ele teria dito que não sabia da necessidade de autorização e mencionado “mudanças na legislação”.

O gabinete do deputado Carlos Roberto Rodrigues informou que desconhece qualquer envolvimento de Rafael Oliveira em atividades ilícitas. Mesmo assim, afirmou que a solicitação para o desligamento do assessor foi realizada nesta sexta-feira (26).

Reitero que jamais me envolvi em atos ilícitos e repudio qualquer tipo de crime e sempre prezei pela idoneidade dos servidores que trabalham comigo”, diz um trecho do comunicado. A nota acrescenta que o carro encontrado “não tem vínculo” com o mandato dele.

Sobre o outro homem que estava no veículo, o deputado diz que ele não é lotado em seu gabinete.

A ocorrência foi registrada na 39ª DP (Pavuna).

Zico é furtado em Paris, durante Olimpíada, e tem prejuízo de R$ 3 milhões

0

O ex-jogador Zico, foi assaltado em Paris, capital da França, durante a noite desta quinta-feira (25/07). Ele teve vários pertences levados e sofreu prejuízo de R$ 3 milhões.

A informação foi confirmada por uma fonte próxima ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Enquanto deixava o hotel onde estava hospedado em Paris e pegava um táxi, ele foi surpreendido por dois ladrões.

O ex-jogador de 71 anos havia colocado a pasta com seus pertences no banco de trás do veículo e os criminosos, não identificados, distraíram o motorista e levaram os objetos, sem que Zico percebesse. Um relógio Rolex, um colar e dinheiro em espécie foram furtados pela dupla. 

Após o ocorrido, Zico se pronunciou sobre o ocorrido: “Quero tranquilizar a todos, ressaltando que eu e Sandra estamos bem e que, apesar da perda material, o mais importante é sempre a nossa saúde e vida.” (veja a íntegra do comunicado abaixo).

A Brigada de Repressão ao Banditismo (BRB) instaurou uma investigação para apurar o crime. Segundo o jornal francês Le Parisien, o prejuízo sofrido pelo embaixador gira em torno de 500 mil euros (pouco mais de R$ 3 milhões).

Zico está em Paris acompanhando a delegação depois de receber o convite para ser o Embaixador do Time Brasil. (*Com informações do Estadão).

Veja o comunicado de Zico na íntegra

Aos amigos, fãs e admiradores,

Como amplamente noticiado pela imprensa, tive um infortúnio ontem, dia 25 de julho, no início da minha jornada como embaixador do Time Brasil.

Quero tranquilizar a todos, ressaltando que eu e Sandra estamos bem e que, apesar da perda material, o mais importante é sempre a nossa saúde e vida.

Estamos nos recuperando do choque, contando com o apoio das autoridades e do COI, e na expectativa para que consigamos resgatar nossos bens pessoais.

Hoje estaremos na abertura dos Jogos Olímpicos, sempre prestigiando nosso país e torcendo para que nossos atletas façam uma grande Olimpíada.

Agradeço todas as mensagens de apoio e solidariedade.

Um beijo e um abraço especial à minha família e fãs.

Pistola é esquecida em vagão de trem no Rio

0

Nesta sexta-feira (26/07), uma arma de fogo foi encontrada em um vagão de trem na Zona Norte do Rio. A pistola estava em um bagageiro, que fica perto do teto do trem.

Alguns passageiros, segundo informações do portal de notícias “g1”, brincaram com a situação: “se é no [ramal] Belford Roxo, meu Deus do céu, cadê o dono?” e “só no ramal Japeri isso”.

Em nota, a Supervia disse que, na estação Maracanã, o passageiro avisou da presença do armamento e a concessionária acionou autoridades policiais para o recolhimento.

Kiko Continentino comemora 40 anos de carreira com show na Lapa

O pianista mineiro Kiko Continentino, do grupo Azymuth, sobe ao palco da Casa com a Música, na Lapa, para comemorar seus 55 anos de vida e 40 de carreira. O show autoral “Kiko Continentino & Convidados” acontece no dia 31 de julho, quarta-feira, às 19h30, e contará com participações do Quarteto do Rio, Carlos Malta, Altay Veloso, Julie Wein, Robertinho Silva, Flávio Mendes, Lucynha Lima, Erivelton Silva, Adalberto Miranda, Zé Carlos Medeiros, Vinícius Oliveira, Renato Massa, Mauro Continentino, entre muitas surpresas.  

O pianista tem longa história com os artistas convidados, como o Quarteto do Rio, inclusive da época do conjunto Os Cariocas. Foram participações em discos, shows e eventos especiais. Julie Wein vem cantando em shows “Vozes do Vento” (Kiko Continentino/Milton Nascimento) e “Cem anos para amar” (Kiko Continentino/Simone Guimarães), entre outras parcerias. Já Lucynha teve seu primeiro álbum produzido por Kiko, incluindo faixas como “Sambar é Bom” (Kiko Continentino/Murilo Antunes) e “Rota de Colisão” (Kiko Continentino/Altay Veloso).

O homenageado comandará a noite no trio base formado com Erivelton Silva, baterista de extensas colaborações com nomes como Rosa Passos e Leny Andrade, e Adalberto Miranda, baixista da nova geração, integrante do grupo da cantora Ludmilla.

Os ingressos para o show custam R$ 50 e as reservas devem ser feitas através do WhatsApp (21)97362-6406

  • – Serviço:
  • – Evento: Kiko Continentino & Convidados – Show de aniversário
  • Data e horário: 31 de julho, quarta-feira, às 19h30
  • Local: Casa com a Música – Rua Joaquim Silva, 67, Lapa, Rio de Janeiro – RJ
  • Entrada: R$ 50
  • Reservas no WhatsApp: (21) 97362-6406.
  • Rede social:
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Kiko Continentino comemora 40 anos de carreira com show na Lapa

Projeto Águas da Guanabara coleta cerca de 350 pneus de manguezais da baía

0

Na manhã desta sexta-feira (26/07) cerca de 150 pescadores da Colônia Z-9, em Magé, participaram de uma ação de coleta de pneus pelo Dia Mundial de Proteção aos Manguezais. Os pneus foram direcionados a um empreendimento na própria cidade que está usando os resíduos recolhidos na Baía de Guanabara para a construção da maior cachoeira artificial da América Latina (Ecoresort Castelinho). O ecossistema, essencial para a biodiversidade e a qualidade ambiental da região, enfrenta sérios desafios devido à poluição por resíduos sólidos.

O Projeto Águas da Guanabara tem se dedicado à limpeza dos manguezais removendo toneladas de lixo acumulado. Entre os resíduos mais encontrados, destacam-se os pneus que tem se mostrado particularmente perigosos para a fauna local. Nas últimas semanas, diversas tartarugas foram resgatadas presas nesses materiais, e até mesmo em rede de pescadores, evidenciando a urgência e a importância desse trabalho.

WhatsApp Image 2024 07 26 at 12.36.31 1 1 Projeto Águas da Guanabara coleta cerca de 350 pneus de manguezais da baía
Foto: Divulgação

O trabalho do Projeto Águas da Guanabara não se resume apenas à retirada de resíduos. A iniciativa também promove ações de conscientização ambiental junto às comunidades locais, envolvendo moradores e incentivando práticas sustentáveis.

Atualmente o projeto está com a Exposição TransforMAR, no São Gonçalo Shopping. A mostra é totalmente voltada para Educação Ambiental, e tem como objetivo divulgar o incansável trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados.

Os manguezais desempenham um papel crucial na proteção costeira, prevenindo a erosão e agindo como barreiras naturais contra tempestades e marés altas. Além disso, são habitats ricos em biodiversidade, abrigando uma variedade de espécies marinhas, aves e outros animais. Sua preservação é vital não apenas para a fauna e flora, mas também para as comunidades que dependem desses recursos para sua subsistência.

Réplica do Cristo Redentor será instalada próxima a Torre Eiffel no Ano do Brasil na França

A edição de 2025 da tradicional comemoração do Ano do Brasil na França terá uma réplica da estátua do Cristo Redentor, que ficará temporariamente próxima da Torre Eiffel, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo.

O monumento, com cerca de quatro metros de altura, será levado, em seguida, para a sede da Embaixada do Brasil em Paris. A informação foi dada pelo jornalista Ancelmo Gois.

O acordo para ter o Cristo pertinho da Torre Eiffel foi costurado em um jantar promovido pelo Visit Rio que contou com a presença do Padre Omar, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, e do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.

A relação entre Brasil e França já é antiga. Em 1924, o engenheiro e arquiteto Heitor da Silva Costa, autor do projeto do monumento, foi à França para construir uma maquete no ateliê do escultor Paul Landowski, e planejar os cálculos da estrutura interna do Cristo, feita em metal e concreto armado, com Albert Caquot, engenheiro francês.

Rio adere ao Plano Brasil Sem Fome, que visa tirar o país do Mapa da Fome até 2030

0

O governador Cláudio Castro e o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, realizaram, nesta quinta-feira (25/07), o Encontro Estratégico de Combate à Fome no Estado do Rio de Janeiro. Durante o evento, que aconteceu no Palácio Guanabara, o Rio aderiu ao Plano Brasil Sem Fome, da União, que tem como um dos principais objetivos tirar o país do Mapa da Fome até 2030.

O programa do Governo Federal é importante e vem agregar ao trabalho já realizado pelo Governo do Estado. Temos trabalhado para reduzir os índices de fome e de insegurança alimentar. Essa não é uma tarefa fácil, mas estamos fazendo o dever de casa. Desde o início da minha gestão, inauguramos cinco Restaurantes do Povo, que estavam fechados desde 2016, e abrimos 46 Cafés do Trabalhador. Disponibilizamos hoje cerca de 53 mil refeições por dia em uma ação efetiva de combate à fome. Com essa parceria firmada, vamos trabalhar em conjunto e trazer ainda mais resultados nessa importante questão social“, afirmou o governador Cláudio Castro. 

Alinhado a uma das principais frentes do G20, que é o combate à fome, o Governo do Estado aderiu ao plano com vigência de 48 meses. Por meio dessa parceria com o Governo Federal, o Estado se compromete a continuar investindo na redução progressiva de pessoas afetadas por insegurança alimentar e nutricional e da pobreza; a implementar estratégias de integração e monitoramento das políticas para erradicar a fome; a ampliar o acesso da população à alimentação adequada e saudável, entre outras medidas.

Também estiveram presentes o ministro de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a secretária Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome, Valéria Burity, representantes da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), além de outras autoridades. Um painel de debate com especialistas em Segurança Alimentar e Nutricional, que apontaram os desafios e estratégias para o combate à fome finalizou o evento.

O Governo do Rio já atua com políticas públicas efetivas no combate à fome e a insegurança alimentar. Só na atual gestão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foram distribuídas mais de 30 milhões de refeições para a população, fornecidas pelos programas Restaurante do Povo, Café do Trabalhador e RJ Alimenta.

Após evento no Palácio Guanabara, as comitivas estadual e federal, estiveram no Restaurante do Povo da Central do Brasil, onde almoçaram e foi apresentado o trabalho realizado no local, que é o maior do gênero na América Latina e já ofereceu mais de meio milhão de refeições desde a sua inauguração, há menos de um ano.

Conselho de Renovação do Centro do Rio anuncia novos líderes e traça futuro promissor para a região

O Conselho Empresarial de Renovação do Centro do Rio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) se reuniu, nesta sexta-feira (26/07), para a apresentação de seus novos líderes e discutir estratégias para revitalização da região central. O encontro contou com a presença de membros ilustres da Associação, incluindo o presidente do Conselho Superior, Ruy Barreto Filho, a vice-presidente dos Conselhos, Fabiana Bentes, o benemérito Mauro Viegas Filho, representantes da Águas do Rio, da Prefeitura e dos programas Reviver Centro e Reviver Cultural.

O evento marcou a posse do novo presidente Cláudio André Padilha de Castro e do vice-presidente Raphael Barreto. Josier Vilar, presidente da ACRJ, iniciou a reunião ressaltando a importância crucial do Conselho para a Associação. Vilar descreveu o Conselho do Centro como “a joia da coroa” da ACRJ: “Queria inicialmente agradecer a Maria Izabel por seu esforço e dedicação durante o período que presidiu este Conselho do Centro da Cidade, que continua como conselheira. O Conselho do Centro, para mim, é a joia da coroa. Quando assumi a presidência, combinei com os meus pares que, ao final do meu mandato, se nós entregássemos esse Centro melhor do que o que encontramos, já teria sido um ganho extraordinário para todos nós. Eu gostaria muito de agradecer a cada um de vocês, agradecer ao Cláudio e ao Raphael por aceitarem o convite, agradecer a todos vocês que têm contribuído. É que esse Centro volte a ter vida” acrescentou Vilar.

Cláudio Padilha de Castro aproveitou a ocasião para compartilhar dados recentes do 5º Batalhão da Polícia Militar sobre a segurança no Centro. Segundo Padilha, os índices de letalidade violenta, furtos em coletivos e roubos em estabelecimentos comerciais diminuíram entre maio e junho de 2024. Apesar desses avanços, ele reconheceu que a região ainda enfrenta desafios significativos, especialmente relacionados à falta de manutenção e à concorrência da informalidade. “A Prefeitura tem feito um grande esforço na zeladoria da região, precisamos reconhecer, especialmente em relação a ordem pública. Ainda é muito menos do que a gente gostaria, mas o cenário já mudou bastante” afirmou Padilha.

Josier Vilar reiterou que o Centro do Rio é um local estratégico e privilegiado, oferecendo uma ampla gama de serviços, comércio e atrações turísticas, além de facilitar o acesso por diversos modais de transporte. No entanto, ele também apontou a segurança como um problema persistente. “Não é possível que pouca gente venha para o Centro da cidade por questões de segurança e desordem pública. Esse deve ser um dos grandes empenhos deste Conselho. Vamos ajudar a melhorar a ordem pública e a segurança” destacou Vilar. Ele também mencionou o sucesso da ampliação do programa Segurança Presente e sua disposição em servir como ponte entre o setor privado e os governos municipal e estadual para abordar essas questões.

O presidente da ACRJ enfatizou a importância de melhorias na infraestrutura, como iluminação adequada e calçadas limpas, para incentivar o retorno das pessoas e empresas ao Centro. “Aqui mesmo neste prédio da ACRJ já estamos melhorando a taxa de ocupação, que subiu de 42% para quase 70%” revelou Vilar.

Comerciantes do Centro do Rio também marcaram presença no evento, incluindo Maria Eduarda Ballesteros, uma nova empreendedora que investiu no Centro e está prestes a inaugurar um empreendimento na Rua do Ouvidor, 26. Outros temas debatidos durante o encontro incluíram problemas relacionados ao abastecimento de água e a dificuldade de realizar novas ligações em prédios que estavam fechados há muitos anos. Esses prédios, agora reocupados graças ao Projeto Reviver Centro, haviam permanecido vazios por décadas.

Segundo dados de julho de 2024 do Reviver Cultural – projeto da Prefeitura destinado à revitalização de áreas urbanas – o programa já beneficiou 43 negócios e revitalizou quase 9 mil metros quadrados no Centro, demonstrando o impacto positivo das iniciativas de revitalização.

Nova Feira de São Cristóvão terá investimento de 30 milhões de reais

Na manhã de sexta-feira, 26 de julho, ocorreu no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a mundialmente famosa Feira de São Cristovão, um café da manhã com os feirantes para apresentar os novos projetos para o local. Consiste em uma proposta de revitalização do centro cultural que inclui ações envolvendo lideranças municipais, estaduais e federais, com investimento previsto de mais de 30 milhões ao longo de 15 meses.

A proposta abrange obras pela Rio-Urbe, empresa municipal de urbanização, e um acordo com o Ministério da Previdência Social para um espaço permanente de atendimento do INSS e da Secretaria de Trabalho. Além disso, prevê a recuperação estrutural das paredes e lajes, nova pintura, melhorias no sistema de combate a incêndio, revisão hidráulica, reforma dos sanitários para melhor acessibilidade, revitalização das fachadas e palcos, novas lonas, nova programação visual e iluminação.

Aliás, a ideia da instalação de painéis solares foi especialmente aplaudida pelos presentes. Este passo rumo à sustentabilidade representa uma importante contribuição para a economia de energia, reduzindo custos operacionais a longo prazo. Como está comprovado, o uso de energia solar ajuda a proteger o meio ambiente, diminuindo a emissão de gases poluentes e promovendo uma fonte de energia limpa e renovável. Essa iniciativa reflete o compromisso da feira com práticas ecológicas, garantindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações.

A princípio, a iniciativa da nova Feira de São Cristóvão surgiu através do ativista pela educação e fundador do Construindo o Amanhã, Pedro Porto, em diálogo com a comunidade nordestina do Rio e com os comerciantes e diretores Luiz Carlos Santos, Magno Pereira e Maria da Guia Marques.

Atração turística tradicional

“Esse cantinho do Nordeste fora do Nordeste se provou um dos principais lugares do Rio de Janeiro para o próprio nordestino que está aqui, para os cariocas, e, cada vez mais, para os turistas. É o principal lugar do Nordeste fora do Nordeste. É importante resgatarmos também o fio da história da importância da Feira para esse bairro e para a cidade. Queremos que esse local seja cada vez mais um farol que encanta quem chega e defender essa cultura”, diz Pedro Porto.

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como Feira de São Cristovão, é uma das principais atrações turísticas e um reduto da cultura nordestina no Rio de Janeiro
Pedro Porto explica o projeto para os feirantes na Praça dos Repentistas (foto: Alvaro Talllarico)

O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, conhecido como Feira de São Cristovão, é uma das principais atrações turísticas e um reduto da cultura nordestina no Rio de Janeiro. Sua história começa em 1945, com a chegada de retirantes nordestinos que desembarcavam no Campo de São Cristovão para trabalhar na construção civil, transformando seus encontros em festas com músicas e comidas típicas. Durante 58 anos, a feira ocorreu ao redor do Campo, até que, em 2003, foi transferida para o Pavilhão reformado, recebendo seu nome atual.

A feira não apenas celebra a riqueza cultural do Nordeste, mas também desempenha um papel vital no turismo da cidade, atraindo visitantes de todo o Brasil e do mundo. Este novo projeto tem o potencial de revitalizar e valorizar ainda mais esse ponto tão tradicional, impulsionando a economia local e promovendo o intercâmbio cultural. Ao fortalecer a infraestrutura e a experiência dos visitantes, a feira reafirma seu papel como um pilar da identidade carioca e um destino imperdível para turistas.