ARTIGOS MAIS RECENTES

STJ muda regras de correção monetária de dívidas judiciais

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 6 votos a 5, que as dívidas civis devem ser corrigidas pela Selic, a taxa básica de juros da economia. Na prática e na maioria dos casos, isso significa uma ótima notícia para quem tem dívidas ocasionadas por condenações judiciais. É notório que uma dívida na justiça vem rendendo mais que o dinheiro aplicado, e isso deve mudar a partir de agora.

Depois de sucessivos pedidos de vista e adiamentos, o Recurso Especial 1.795.982 voltou à pauta na quarta-feira, dia 6 de março, para debater a interpretação do artigo 406 do Código Civil, o qual prevê que, uma vez não registrado em contrato ou determinado por lei, os juros moratórios “serão fixados segundo a taxa que estiver em vigor para a mora no pagamento de impostos devidos à Fazenda Nacional”, conforme destacou o site Jota, que explica a existência de uma dúvida – até a nova decisão do STJ – se o texto tratava sobre a taxa Selic ou sobre os juros moratórios de 1% ao mês, previstos no artigo 161 do Código Tributário Nacional (CTN). Agora ficou decidido que se refere à Selic, o que, na maioria absoluta dos casos, é melhor que o juros de 1% ao mês:

O caso em julgamento diz respeito ao pedido de R$ 20 mil de indenização de uma passageira que se acidentou em um dos ônibus da Expresso Itamarati S/A. A empresa recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), que determinou a correção do valor baseada nos juros moratórios de 1% ao mês. Medida validada por Luís Felipe Salomão, que teria argumentado que a aplicação da correção via Selic “criaria uma situação em que ‘compensa dever em juízo’”, com a atualização do valor de indenizar abaixo do que seria justo. Mas ele foi voto vencido.

Segundo o veículo, no dia 6 de março, o ministro Benedito Gonçalves, assim como o ministro Raul Araújo, votou pela incidência da taxa Selic, argumentando que, desde 1995, ela é utilizada como taxa de mora para as condenações envolvendo a Fazenda Nacional. O ministro Gonçalves argumentou ainda que a aplicação da Selic foi instituída pela Emenda Constitucional (EC) 113/2021, para incidir sobre todas as condenações concernentes à Fazenda, inclusive sobre precatórios. Receber atualização superior à Selic, seria confiscatório, segundo advogados consultados pelo DIÁRIO.

O voto do ministro Benedito Gonçalves provocou empate no julgamento, e o problema foi resolvido pela presidente do colegiado, a ministra Maria Thereza de Assis Moura, que votou pela incidência da Selic. A ministra negou o pedido de Luís Felipe Salomão, para a suspender o julgamento e retomá-lo à tarde, com as presenças os ministros Francisco Falcão e Og Fernandes.

A ministra avaliou que a medida seria desnecessária, uma vez que havia quórum suficiente para concluir o julgamento. A decisão levou Luís Felipe Salomão a apresentar as três questões de ordem: nulidade do julgamento, definição sobre a base de cálculo que seria adotada para a aplicação da Selic e definição sobre o termo inicial para a correção. Muitos advogados apoiaram a irritação do ministro, até porque recebem honorários calculados sobre o valor da causa, que, se for atualizada por índice menor, ocasionará menores rendimentos aos profissionais do Direito.

As propostas geraram insatisfação nos ministros João Otávio Noronha e Nancy Andrighi. Para o primeiro, a situação colocava em xeque a “honorabilidade” da Corte do STJ. Já para Nancy Andrighi, Salomão estaria atundo como parte, já que as questões levantadas por ele poderiam ser resolvidas através dos embargos de declaração, recursos empregados para o esclarecimento de obscuridade ou omissão em decisões judiciais. A magistrada manifestou perplexidade diante da situação, afirmando que, em 24 anos na Corte, nunca havia visto algo semelhante.

O advogado Luiz Fernando Casagrande Pereira, representante do Conselho Federal da OAB, considerou prejudicial a decisão do STJ de manter a taxa Selic como índice de correção do valor de dívidas e indenizações. A decisão, segundo Casagrande Pereira, deve gerar impactos na agilidade da prestação jurisdicional.

“A decisão estimula  devedores, uma vez que os processos demorem mais e terão uma taxa reduzida de custo, por conta exatamente dessa demora”, afirmou o advogado, acrescentando que “o Conselho Federal da OAB ainda aposta que a questão de ordem do ministro Salomão seja acolhida diante do pedido de vista que houve e o resultado seja modificado com os votos dos ministros, ausentes no momento da conclusão anunciada pela presidente”, reproduziu o Jota.

Fim de semana terá café da manhã que termina com apresentação de Coral em Igreja do século XVIII

Um passeio com experiência gastronômica num café da manhã servido como no século XIX, somada a uma viagem no tempo à era Vitoriama, com odores e sabores, mas também música e muita história. Essa é a idéia do restaurante Sobrado da Cidade que vem reunindo pessoas de todas as regiões do país nas imediações da Praça XV aos finais de semana. O restaurante funciona num casarão dos anos 1800 com três andares e a fachada azulejada em azul e branco à moda portuguesa e holandesa e um interior cuja decoração é considerada uma das mais caprichadas do Centro Histórico, na área que vem ficando conhecida como Pequena Lisboa. A casa, localizada na Rua do Rosário, sempre foi um espaço de história e cultura, desde o prédio escolhido com suas paredes em pedra de mão e óleo de baleia, até os detalhes do espaço que tem, por exemplo, uma linha do tempo que conta a história do imóvel e de seu primeiro proprietário, um barão dos tempos do império. Depois disso, o mesmo prédio foi sede da Brasserie Rosário , que fez sucesso em sua época, e agora a badalação vem sendo reeditada pelo restaurante, que funciona 7 dias por semana.

O projeto Reviver Cultural, da Prefeitura, gerou a ocupação de mais de 30 imóveis junto ao Paço Imperial e ao Arco do Teles. A região da Praça XV tem recebido mais e mais novos negócios e experiências inovadoras, com inauguração de novas galerias de arte, bares e restaurantes, e foi reforçada pela recuperação da histórica Igreja dos Mercadores, de 1743, e que passou a celebrar missas com coral e grande orquestra aos sábados e domingos ao meio-dia, além das missas comuns de dia de semana, sempre no mesmo horário. A Igreja tem um carrilhão de 12 sinos que ressona em certos momentos de cada celebração e que também dá as horas.

Neste mesmo estilo de ‘revival’, o Sobrado da Cidade resolveu inovar levando o seu cliente a viajar no tempo até o século XIX. Os donos contrataram uma historiadora especializada em gastronomia antiga e promoveram um grande estudo gastronômico de receitas que eram degustadas no fim do século XIX pelos cariocas, preparando um menu diferenciado e único, para ser saboreado, na primeira refeição do dia, por quem, além de comer, quer saber mais sobre o Rio Antigo, os costumes da época e a rotina dos cariocas daquele momento histórico; cada ingrediente é explicado individualmente. Deram à refeição que é servida em louças e pratarias antigas, um nome que diz respeito ao período: Café Histórico. Mais que apropriado.

O estabelecimento oferece este Café imperial com o cardápio da época, adaptado às proporções e gostos dos dias de hoje. O menu vem escrito em francês, como era na época. É um verdadeiro banquete, como aqueles que eram compartilhados pelos cariocas de antigamente. Além disso, serão explicadas detalhadamente as escolhas do cardápio, para aumentar a imersão cultural na época em que o Rio era Capital de um Império nos trópicos. O evento tem sido realizado de quinze em quinze dias e ocorre de novo neste fim de semana. Tanto no sábado quanto no domingo.

WhatsApp Image 2023 06 12 at 12.27.33 Fim de semana terá café da manhã que termina com apresentação de Coral em Igreja do século XVIII
Foto: Divulgação do Sobrado da Cidade, que tem sede num prédio so século XIX e se localiza colado num imóvel que sediou o primeiro banco do Brasil, na rua do Rosário.

A refeição – café da manhã reforçadíssimo, diz o restaurante – terá uma duração de uma hora e meia. Mas a aventura na história termina por aí! Depois de forrar o estômago num ambiente bonito, refrigerado e de ser servidos por garçons e garçonetes com uniformes de época, chega a hora de aprender tudo sobre a região da Praça XV, ou Largo do Paço. Uma caminhada guiada pela região – que vem tendo grande melhora nos índices de segurança, além de um enorme movimento cultural e gastronômico aos sábados e domingos – se seguirá à refeição, tudo com o acompanhamento de um guia de turismo especializado, que vai contar, tintim por tintim, o que se sabe sobre a cultura e a história locais. Afinal, foi ali que o Rio se tornou a Capital do Império Português; ali o Imperador disse que ficava, e ali nasceu a nação brasileira como se conhece hoje, com suas glórias e também mazelas. O restaurante fica próximo ao histórico Arco do Teles, ao Paço Imperial e todos os Centros Culturais da Região, que incluem o dos Correios, o da Marinha, do Banco do Brasil e o Convento do Carmo, sem contar algumas das mais fantásticas igrejas barrocas do país.

O leve passeio-caminhada, que não tem subidas e nem aclives, termina exatamente às 12h em frente à histórica Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, cujos sinos voltaram a badalar recentemente, após uma reforma promovida por empresários. Na igrejinha de formato elíptico e decoração rococó, um raríssimo órgão de fole de 1873 recém-restaurado, junto com uma orquestra e coral conduzidos pela cantora lírica – soprano – Juliana Sucupira, vão encher a linda nave com suas imagens do século XVIII e cortinas de fina renda com música clássica religiosa da melhor qualidade, enquanto uma missa solene será celebrada, em latim, no ritual do Papa Paulo VI. Fotos são permitidas e o evento – um verdadeiro espetáculo de música erudita – é aberto ao público, além dos convidados.

A missa histórica, com músicas de compositores como Handel, vai colocar os comensais – além dos frequentadores da igreja, que é aberta – numa experiência de paz e meditação, com o rico odor de incenso dos velhos turíbulos de prata dos mercadores da região, que ergueram a igrejinha com muito suor e esforço. A Igreja dos Mercadores foi reaberta no mês de junho do ano passado depois de uma grande reforma, após quase 4 anos de portas fechadas. Com iluminação profissional, a igrejinha está tinindo, e lembra a época em que seu estatuto foi assinado, por Dom Pedro II.

Com lugar cativo na cerimônia, junto ao grande público, os comensais terão acesso à estátua de Nossa Senhora da Fé, em tamanho natural, construída em mármore de lioz português, que foi derrubada junto com a antiga torre de sinos por um projétil disparado pelo encouraçado Aquidabã, numa revolta de 1893. E mais, vão conhecer a própria…bala de canhão! Como a imagem caiu de 25 metros de altura e não quebrou nada além de 2 dedinhos, o fato foi considerado um Milagre Carioca, e o artefato se encontra disponível pra visitação junto à Santa…

A recuperação da Igreja e de seu acervo contou com a contribuição do Shopping Paço do Ouvidor e da Sergio Castro Imóveis, e nas missas solenes de sábado e domingo com grande orquestra e coral a irmandade conta com o apoio do restaurante Sobrado da Cidade.

Paco do Ouvidor Fim de semana terá café da manhã que termina com apresentação de Coral em Igreja do século XVIII
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Serviço:

  • Horários do Evento:
    09h30 – Café Imperial século XIX
    11h – Visita Guiada Histórica e, ao final, às 12h, chegada à Igreja dos Mercadores, onde estará sendo celebrada uma Missa Especial com coral e orquestra.
  • Endereço: Sobrado da Cidade – Rua do Rosário 34 – Centro – Rio de Janeiro
  • Valor por pessoa: R$ 250,00 (para moradores do Rio com comprovante de residência) ou R$ 300,00 para turistas
    *No pix ou cartão de crédito.
  • Reserva e pagamento antecipado.
  • No máximo 48 participantes
  • Informações e reservas pelo WhatsApp: 21 97978 4353

[Além dos meios de transporte públicos – o restaurante fica próximo às barcas, ao Metrô Carioca e na cara do VLT-Praca XV, é possível estacionar próximo, no Terminal Garagem Menezes Côrtes, e a caminhada é de 5 minutos]

Abaixo, algumas fotos da Igreja, que é bem tombado nacional, e é protegida pelo IPHAN.

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Fim de semana terá café da manhã que termina com apresentação de Coral em Igreja do século XVIII

Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio

O lançamento do Residencial Be.in.Rio Leopoldo, localizado na rua Leopoldo Miguez, 10, quase esquina com a rua Constante Ramos, em Copacabana, foi um verdadeiro sucesso, com todas as suas unidades vendidas no dia do lançamento. O empreendimento marca o início da coleção Be in Rio, uma parceria entre os Fundos Opportunity e Brix Investimentos, destinada a oferecer residenciais de alto padrão para investidores na cobiçada Zona Sul do Rio de Janeiro.

10c1ffb1 1d9f 427f 9752 541b625af796 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Projeto do Residencial Be.in.Rio – Foto: Divulgação/Opportunity

O êxito do residencial não é apenas resultado de sua qualidade e localização privilegiada, mas também reflete a crescente procura aliado a escassez de lançamentos imobiliários em Copacabana. O icônico bairro carioca, densamente povoado e com uma construção civil consolidada desde os anos 60, enfrenta desafios únicos quando se trata de novos empreendimentos. Com poucos terrenos disponíveis, as construtoras precisam otimizar cada centímetro de espaço, muitas vezes recorrendo a terrenos de metragem reduzida para lançar novas unidades. Hoje Copacabana é um dos bairros formais de maior densidade demográfica do país, atingindo cerca de 50 mil habitantes por quilômetro quadrado, cerca do triplo de seu vizinho Ipanema.

As recentes regulamentações do novo Plano Diretor do Rio têm desempenhado um grande papel nesse cenário. Projetado para promover o crescimento e a revitalização de áreas urbanas estratégicas, o novo Plano Diretor enfatiza a importância de bairros próximos ao centro tornarem-se cada vez mais habitados. Isso se alinha com o objetivo da prefeitura de aproveitar a ampla infraestrutura, opções de lazer e mobilidade urbana dessas áreas, enquanto se beneficia da proximidade com o local de trabalho.

img 6413 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Vista aérea da Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro – Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

Em entrevista exclusiva com o DIÁRIO DO RIO, a direção do Opportunity Imobiliário compartilhou sua visão sobre a oportunidade de construir um residencial em um bairro tão consolidado como Copacabana: “Consideramos uma excelente oportunidade. Lançar um residencial no bairro que é um dos mais famosos do Brasil e do mundo é um privilégio. Muitas pessoas querem morar em Copacabana, assim como muitos turistas visitam a cidade e procuram se hospedar no bairro pela importância cultural e geográfica que ele tem. O Be.in.Rio Leopoldo, que teve 100% das unidades vendidas no dia do lançamento, realizado no dia 14 de março, no Hotel Pestana, é a prova desse potencial.”

519725e3 6c1b 4ae6 9040 af475d169c2f 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Lazer no Rooftop Be.in.Rio – Foto: Divulgação/Opportunity

O fundo de investimentos destacou ainda a parceria com o Brix Fundo de Investimento Imobiliário, que permitiu o lançamento da coleção B Rio, voltada para o investidor e para o cliente final que deseja locações de temporadas ou aquelas mais rápidas.

Sobre os desafios enfrentados ao construir em uma área com terrenos cada vez mais escassos e uma urbanização consolidada, o fundo expressou sua confiança: “Na nossa avaliação, não há desafios em construir em Copacabana. Muito pelo contrário, novos empreendimentos, principalmente os de unidades compactas, são muito procurados, pois são uma alternativa de hospedagem e uma excelente forma de investimento para quem compra um imóvel com esse perfil.”

A direção também discutiu como as regulações do novo Plano Diretor do Rio impactaram o projeto do Be.in.Rio Leopoldo em Copacabana: “Este belo projeto e sucesso de vendas só foram possíveis graças aos benefícios que essas regulamentações trouxeram para a cidade, como o resgate ao gabarito original de Copacabana.”

Quanto à importância das mudanças no Plano Diretor, como a ausência de limites para construir varandas e a flexibilização do afastamento frontal, a direção explicou: “O nosso entendimento sobre o afastamento frontal é que, quanto mais afastado for a edificação da rua, mais ela se desconecta com a mesma. Urbanisticamente, olhos voltados para a rua é salutar para se ter uma calçada mais dinâmica, interessante e, consequentemente, mais segura.”

img 6415 1 Novo Plano Diretor impulsiona lançamentos imobiliários na Zona Sul do Rio
Afastamento frontal do Be.in.Rio Leopoldo – Foto: Divulgação/Opportunity

Também abordou a decisão de não exigir vagas de garagem em lançamentos imobiliários na Zona Sul e no Centro: “Diminuir a oferta de veículos de passeio dos grandes centros urbanos é mudança de paradigmas que já ocorre há tempos em países europeus. O estacionamento ocupa um espaço significativo na área total da edificação e a obrigação de vagas ainda é um fator delicado para viabilidade de novos empreendimentos.”

O Be.in.Rio Leopoldo se junta a outros lançamentos na “Princesinha do Mar”, como o Nook CopacabanaBe in Rio ArpoadorResidencial PeixotoCanto MarCanto Rio Selfie Tech Copacabana, reforçando a tendência de renovação e valorização imobiliária em um dos bairros mais emblemáticos e desejados do Rio de Janeiro.

Terreno em Guaratiba que seria sede da JMJ deve ser novo autódromo do Rio

O Rio de Janeiro pode voltar a ter um autódromo para receber corridas de carros e motos. Isso porque um projeto de lei publicado no dia 22 de março no Diário Oficial da Câmara do Rio, prevê a construção de um “autódromo parque” em Guaratiba, na Zona Oeste. O projeto estabelece o trecho do Rio Piraquê, situado entre a Avenida Dom João VI e a Estrada da Matriz, como local de construção. Trata-se do terreno onde seria a sede da JMJ, local que tem o empresário Jacob Barata como um dos sócios. A área, que é imensa, tem dois milhões de metros quadrados.

O texto propõe diversas intervenções na região para abrigar o projeto, como a criação de novas estações de BRT e incentivo a atividades culturais e shows quando não estiverem acontecendo corridas. Investidores imobiliários da região têm se mostrado animados com a possível valorização do bairro, que está com preços estagnados a décadas e sofre com invasões a imóveis e a irregularidade fundiária.

Recentemente uma casa construída em cima de uma rua na Estrada da Pedra, junto a uma antiga estação da Cetel, foi demolida. A área tem sofrido com fraudadores que vendem ilegalmente lotes de terras, o que vem sendo investigado pela polîcia. Um homem chamado “André” vem vendendo lotes com documentos falsificados.

O presidente da Câmara e da Frente Parlamentar em defesa no novo autódromo, Carlo Caiado, comentou sobre o projeto: “o automobilismo atrai turistas, gera emprego e movimenta toda uma cadeia produtiva. E essa é uma região que precisa de investimentos. Vamos debater com responsabilidade, mas entendendo a importância desse autódromo para o Rio”, disse.

O novo autódromo pode ser construído mais de 10 anos após a desativação do autódromo Nelson Piquet, que deu lugar ao Parque Olímpico em 2012. Min antigo autódromo chegou a sediar por muitos anos competições da Fórmula 1 aqui no Rio. Seu entorno era bastante deserto, e era comum ver muitos carros de auto-escolas nas ruas em volta, tendo suas cercanias se tornado um grande polo de aulas de direção.

Associação Empresarial de Campo Grande e Eduardo Paes discutem demandas do bairro

O prefeito Eduardo Paes (PSD) e uma comitiva da Prefeitura do Rio de Janeiro participaram de uma reunião de trabalho no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. O evento aconteceu, na manhã desta quinta-feira (18), no salão Monte Záion, na Associação Empresarial de Campo Grande (AECG Rio), onde o prefeito, integrantes da equipe municipal e da AECG Rio abordaram as principais demandas do bairro e os meios mais adequados para atendê-las.

Atualmente presidida por Samir Nehme, a gestão da Associação Empresarial de Campo Grande tem sido marcada pelo compromisso com o desenvolvimento sustentável do bairro, que somente será viabilizado por meio de uma parceria entre as lideranças locais e o poder público municipal, previamente acionado pela AECG por meio de um ofício, no qual foram apresentados os principais gargalos de Campo Grande:

– Áreas de cultura, esporte e eventos: a Associação ressaltou que, em termos de estrutura, falta uma rede hoteleira local, um centro de convenções, além de equipamentos culturais. No que diz respeito ao setor de eventos, Campo Grande é carente de feiras e eventos culturais.

– Mobilidade urbana: Melhorias nas Estrada do Iaraquã e na região do Rio da Prata são necessárias, para a criação de um polo gastronômico.

– Distrito Industrial de Campo Grande: as lideranças da Associação Comercial solicitaram ao prefeito do Rio, o agendamento de uma visita e um reunião com representantes das empresas do distrito, para a discussão das demandas da região.

– Saúde: O foco principal é a carência de hospitais. Também são necessários investimentos na rede primária de atendimento, como intervenções no PAM da Comari.

O prefeito Eduardo Paes ressaltou que muitas ações foram postas em prática para mitigar as carências de Campo Grande. Entre elas, os investimentos em centros esportivos, como o Miécimo da Silva, e a construção de uma Vila Olímpica, em Guaratiba; a concessão de incentivos fiscais para a área de cultura na Zona Oeste; e a construção do Super Centro de Saúde no Hospital Municipal Rocha Faria.

O chefe de Executivo municipal ressaltou que, no que diz respeito às ações futuras, a Prefeitura tem planos para construir o Parque Oeste Inhoaíba e novos equipamentos culturais. Investimentos para a concretização do Polo do Rio da Prata, bem como para as obras nas estradas do Cabuçu, Cachamorra e Monteiro e construção de ciclovias, também estão previstos.

Pela importância de Campo Grande, como o maior bairro da Zona Oeste, Eduardo Paes reforçou a necessidade de contenção do crescimento territorial desordenado e da consolidação e melhoria das áreas urbanas locais, como o anel viário, em construção com mais de R$ 1 bilhão em recursos do BNDES e com prazo de finalização em até três anos. Por fim, o prefeito o Rio lembrou ainda da proposta de construção de um autódromo em Guaratiba.

Participaram do encontro as seguintes autoridades: Eduardo Cavalieri, da Secretaria Municipal da Casa Civil; Jessick Isabelle, da Secretaria Municipal de Infraestrutura; Brenno Carnevale, da Secretaria Municipal de Ordem Pública; Ricardo Martins, da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento; José Ricardo Soares, da Guarda Municipal; Armando José, da RIO-URBE; Rodrigo Prado, da Secretaria Municipal de Saúde; Joaquim Dinis, Presidente da CETRio; Marco Aurélio, da Secretaria Municipal de Conservação; Mariana Calero, da Secretaria Municipal de Cultura; Chicão Bulhões, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico; Diogo Borba, Subprefeito da Zona Oeste; e Welington Dias, vereador.

Central de Atendimento em Libras do INSS expande serviço para tornar atendimento no Rio mais inclusivo

0

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá um atendimento mais inclusivo no Rio de Janeiro. O órgão vai prestar serviços a pessoas surdas no estado usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da Central de Atendimento em Libras (CAL). A medida será adotada em dois locais: a Agência da Previdência Social (APS) Niterói Bairro de Fátima, na Região Metropolitana, e no Centro Integrado de Atenção às Pessoas com Deficiência (Ciad), no Centro do Rio. Os serviços em Libras estarão disponíveis a partir do dia 29.

A iniciativa é um projeto experimental da Diretoria de Benefícios (Dirben) para expandir a Central de Atendimento em Libras (CAL), de acordo com a Portaria Dirben/INSS 1.178, de 22 de novembro de 2023. Entre os dias 22 e 26 de abril, uma equipe da central estará presente no Rio de Janeiro, envolvida no processo de treinamento de servidores do INSS, sensibilização de gestores e fará visitas a entidades (instituições de ensino e associações), ligadas à comunidade das pessoas surdas.

No dia 24 de abril, em comemoração ao Dia Nacional de Educação de Surdos, está programada uma palestra no Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), onde serão oferecidos serviços previdenciários no local para os participantes.

“A Central de Atendimento em Libras é um projeto idealizado por vários servidores do INSS com o objetivo de promover a inclusão previdenciária da pessoa surda no INSS. Germinado há mais de dez anos, atualmente utiliza tecnologias da informação e comunicação para viabilizar o atendimento humanizado, acessível e efetivo à pessoa surda. O apoio dos gestores, em nível estratégico do INSS, transformou este sonho em realidade”, afirmou José Wilker, coordenador da CAL e chefe do Serviço de Gerenciamento de Benefícios Gerência João Pessoa (PB) do INSS.

De acordo com Wilker, os serviços em Libras serão oferecidos nas terças-feiras em ambos os locais. Cada agência do projeto-piloto disponibilizará quatro vagas por semana. Os usuários poderão agendar esses serviços por meio da Central 135 ou pessoalmente nas duas agências do INSS no Rio.

“Projetos-piloto para atendimento de segurados surdos utilizando Libras são essenciais para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os cidadãos ao sistema de seguridade social. Ao oferecer suporte na língua de sinais, tais iniciativas promovem a igualdade de acesso aos serviços e fortalecem os laços de comunidade e respeito à diversidade”, afirma o superintendente regional do INSS/RJ, Marcos Fernandes.

Segundo Wilker, durante o agendamento, o segurado será designado para um atendimento com um servidor capacitado em Libras, em uma sala equipada com computador e câmera, utilizando o aplicativo Teams para videochamadas. Atualmente, dez servidores de diversas regiões do país estão preparados para esse tipo de atendimento.

A pessoa deverá levar os documentos na agência do INSS escolhida para ser atendida. O serviço é restrito à pessoa surda agendada que conversará em Libras com o servidor. Assuntos relacionados a outros cidadãos não serão abordados.

“O servidor do INSS fará o atendimento remoto. Prestará todas as orientações aos cidadãos que terão acesso a todo tipo de serviço que o INSS oferece, como aposentadorias e pensões, entre outros”, explica o coordenador.

Além do Rio de Janeiro, o INSS já oferece o atendimento em Libras para pessoas surdas na cidade de São Paulo (SP) e em Sorocaba, no interior paulista. Desde dezembro do ano passado, outras duas agências do INSS em Alagoas, também já fazem o atendimento em Libras.

Michelle Bolsonaro critica a Segurança Pública do Rio – Bastidores do Rio

Comunicação
Um vídeo no TikTok mostra o prefeito do Rio, Eduardo Paes, aparecendo do nada para beber um shot com um grupo de jovens. Se esse for o ritmo de campanha dele, será complicado para os adversários.

Comunicação II
Claro que o vídeo viralizou e está cheio de comentários elogiosos.

Intervalo do Flamengo
Na primeira inserção do PL do Rio no intervalo do jogo do Flamengo, Michelle Bolsonaro fala sobre os problemas de segurança do Rio, mas o governador é do próprio PL.

Intervalo do Flamengo II
Na segunda inserção, Michelle e Índia Armelau comentam sobre a importância da representatividade feminina. No entanto, Índia apoia a candidatura de seu marido a vereador do Rio, que é um homem heterossexual.

Briga inútil
A briga entre Eduardo Paes e Talita Galhardo foi causada pelo vereador de poucos votos Marcelo Diniz, devido à distribuição de quiosques na Isabel Domingues, no Gardênia, região eleitoral de Diniz e dos Brazão.

Briga inútil II
Passado mais de um ano, os 100 quiosques que estavam prontos para funcionar mal operam, e a lista de quem os receberia se perdeu.

Batismo de Fogo
O novo comandante da PM, Coronel Marcelo de Menezes Nogueira, já tem seu “batismo de fogo” marcado: o show de Madonna no dia 4 de maio.

Batismo de Fogo II
Nos últimos grandes eventos do Rio, como Réveillon e Carnaval, sob o comando do Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, a Polícia Militar do Rio teve grande sucesso.

Em Mãos Comunistas
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, redistribuiu a ação penal em que Washington Reis foi condenado a 7 anos de prisão em regime semiaberto para o Ministro Flávio Dino, indicado por Lula para ocupar a vaga de Rosa Weber.

Em Mãos Comunistas II
Para muitos, isso pode ser um sinal negativo agora, já que Reis se posiciona como um bolsonarista de primeira linha. O Ministério Público já negou os pedidos de indulto natalino e de não persecução penal do ex-prefeito de Caxias.

Em Defesa da Guarda
O deputado estadual Marcelo Dino apresentou um requerimento para a formação de uma Comissão Especial para acompanhar de perto as condições laborais das Guardas Civis Municipais.

Em Defesa da Guarda II
Marcelo pretende realizar na comissão um diagnóstico das condições de trabalho dos guardas municipais no estado do Rio de Janeiro, avaliando, em especial, os planos de cargos e salários.

Em Defesa da Guarda III
A comissão, após ser aprovada em plenário, contará com sete membros e terá um prazo de cento e vinte dias para concluir os trabalhos.

Web Summit deve gerar R$ 1 bilhão em acordos de cooperação para o Rio

0

A segunda edição do Web Summit Rio chegou ao fim atraindo um público impressionante e fechando acordos substanciais para o futuro da cidade. Com quase 35 mil pessoas por dia, o evento registrou um aumento de 61% em comparação com sua estreia em 2023, quando 21.367 pessoas participaram diariamente. Representando 102 países, o público contou com uma forte presença feminina, com 47,5% dos participantes e 39% dos palestrantes e debatedores sendo mulheres.

Os acordos de cooperação firmados durante os três dias do evento pela Invest.Rio, a agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura do Rio, estão estimados em gerar cerca de R$ 1 bilhão (US$ 200 milhões) em negócios para a cidade nos próximos quatro anos. A prefeitura espera, ainda, que o Web Summit injete R$ 1,5 bilhão na cidade ao longo de seis edições até 2028, de acordo com um estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.

Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, expressou sua satisfação com os resultados, destacando o potencial de crescimento futuro do evento. “Estamos super satisfeitos e animados, esperando até que a edição do ano que vem seja ainda maior que essa. Tivemos cerca de 35 mil pessoas por dia no evento. Acho que temos capacidade de chegar aos números parecidos com Lisboa, atingindo 70 mil, até porque temos a América Latina toda querendo aportar e a chegar aqui no nosso evento”.

Com 1.066 startups presentes, representando 42 países e 31 indústrias, o Web Summit Rio também contou com uma presença significativa de investidores e empresas parceiras, incluindo gigantes como IBM, Huawei e Salesforce. Segundo a organização, 45% dos fundadores de startups eram mulheres, enquanto 22% eram negros. Além disso, 844 veículos de comunicação cobriram o evento, que apresentou 518 palestrantes.

Pelo menos 10 acordos de cooperação foram fechados, prometendo um influxo substancial de investimentos para a cidade.

Incêndio atinge Parte Alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio

0

Nesta quarta-feira (17), um incêndio atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, localizado no Rio de Janeiro. A Equipe de Brigada da Reserva foi responsável pelo trabalho de contenção das chamas, que foram detectadas pelas câmeras de monitoramento do parque.

Conforme relatos da coordenação, a equipe iniciou os trabalhos no final da tarde e encerrou por volta das 22h.

A administração da reserva informou que está investigando a extensão do incêndio e a origem. Até o momento, não foram fornecidas mais informações.

O Parque Nacional de Itatiaia é considerado como o primeiro parque nacional criado no Brasil, conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estabelecido em 14 de junho de 1937, está situado no sul fluminense, na Serra da Mantiqueira, entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites incluem os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Em comemoração ao aniversário de 80 anos da reserva, em 2017, o parque recebeu a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Tiradentes e São Jorge: confira o que funciona no Rio neste feriadão

0

Apesar do feriado de Tiradentes (21) ocorrer no domingo este ano, o funcionamento dos órgãos públicos e serviços na Região Metropolitana do Rio será afetado pelo feriadão, que se estende até terça-feira (23) devido ao Dia de São Jorge. O Governo e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo na segunda-feira (22).

Devido às celebrações do Dia de São Jorge, a CET-Rio anunciou um esquema especial de trânsito para várias vias do Centro do Rio. As equipes da CET-Rio, Guarda Municipal e agentes terceirizados estarão mobilizadas para garantir a fluidez do tráfego, combater o estacionamento irregular, coordenar os cruzamentos, orientar os pedestres e implementar bloqueios viários conforme necessário.

Enquanto isso, a Ecoponte projeta que mais de um milhão de veículos cruzarão a Ponte Rio-Niterói entre os dias 18 e 24. No trajeto em direção à Região dos Lagos, os dias de maior movimento são previstos para quinta-feira (18), com mais de 81 mil veículos, e sexta-feira (19), contabilizando 82 mil veículos. No sentido oposto, em direção ao Rio, espera-se o maior fluxo na quarta-feira (24), com cerca de 84 mil veículos.

Confira o que funciona no feriadão:

  • Transporte

Trens

Na segunda (22), o funcionamento acontecerá normalmente, das 5h30 às 22h. Já na terça (23), a Supervia informou que a circulação dos trens seguirá de acordo com a grade horária de domingos e feriados, das 6h às 20h. Os trens operam em horários fixos, e os clientes podem se programar planejando a viagem.

A concessionária orienta os passageiros a planejarem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo e site da Supervia. Em caso de dúvidas, eles podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Barcas

Segunda-feira terá funcionamento regular. Durante os dois dias do feriado, a CCR Barcas adotará o horário de domingos e feriados na linha Araribóia, com travessias a cada hora. As partidas de Niterói para o Rio ocorrerão das 5h30 às 23h30, e no sentido oposto, das 6h às 23h.

As linhas Charitas e Cocotá não operarão nos feriados de Tiradentes (21) e São Jorge (23).

No domingo (21) e na terça-feira (23), a linha Paquetá seguirá o horário de domingos e feriados. Para informações detalhadas sobre os horários de funcionamento, consulte o site da concessionária.

Metrô

Na segunda-feira (22), o Metrô Rio operará normalmente, das 5h à 0h. No domingo (21) e na terça-feira (23), a operação dos trens e do metrô na superfície seguirá um esquema de feriado, das 7h às 23h.

Durante os feriados, as transferências entre as linhas 1 e 2 serão realizadas no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.

BRT

A MOBI-Rio informa que o planejamento da operação do feriado de São Jorge (23) será igual ao dos sábados.

  • Serviços

Bancos: As agências bancárias do Estado do Rio não funcionarão durante o feriado de São Jorge. Contas (água, energia, telefone, etc.) e carnês vencidos na terça-feira (23) poderão ser pagos sem acréscimo no dia 24. Os clientes podem utilizar os canais digitais e caixas eletrônicos para realizar transações financeiras.

INSS: As unidades de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas no dia 23 e o atendimento será retomado na quarta-feira (24). Os usuários podem acessar os serviços do instituto pelo aplicativo Meu INSS, onde é possível requerer benefícios, emitir documentos e extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Informações adicionais podem ser obtidas pela Central 135, que estará disponível eletronicamente 24 horas por dia durante todo o feriado.

Escolas públicas: Devido ao ponto facultativo na segunda-feira (22), as escolas das redes municipal e estadual de ensino não abrirão.

  • Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) assegura que hospitais e unidades de pronto atendimento (UPAs) operarão normalmente durante os feriados de Tiradentes e São Jorge. O atendimento ambulatorial seguirá os agendamentos previamente definidos para cada paciente. O serviço do Samu 192 na capital permanecerá ativo 24 horas por dia.

O Hemorio estará aberto para doações de sangue das 7h às 18h, na Rua Frei Caneca 8, no Centro. A RioFarmes não estará em operação e retornará na quarta-feira (24).

Os dois centros de diagnóstico por imagem do Governo do Estado funcionarão normalmente durante o feriado. O Rio Imagem do Centro do Rio estará aberto na segunda-feira (22) e terça-feira (23), das 7h às 19h, para a realização de exames de mamografia, raios-x, tomografia e ressonância. O Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, também manterá o atendimento normal nestes dias.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que as unidades de saúde 24 horas da rede municipal, incluindo UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III, estarão funcionando sem interrupção entre os dias 20 e 23. O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, estará aberto todos os dias, das 8h às 22h.

O Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, funcionará normalmente no sábado (20) e na segunda-feira (22), mas estará fechado no dia 23. O Super Centro Carioca de Vacinação no Park Shopping Campo Grande seguirá o horário de funcionamento do centro comercial.

As unidades de Atenção Primária, como centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação, funcionarão das 8h às 12h na segunda-feira (22) e sábado (20). No dia 23, essas unidades não estarão abertas.

  • – Comércio

O comércio no Saara, no Centro do Rio, não vai funcionar no feriado de São Jorge.

Shoppings

  • Caxias Shopping – as lojas e quiosques funcionam das 13h às 21h, e as áreas de alimentação e lazer, das 11h às 22h no domingo (21) e na terça (23). Na segunda (22), o shopping funciona das 10h às 22h.
  • Pátio Alcantara – Não abrirá no domingo (21). Na terça (23), as lojas e quiosques funcionam das 9h às 15h, e a praça de alimentação das 10h às 15h.
  • São Gonçalo Shopping – nos dias 21 e 23, as lojas e quiosques terão funcionamento opcional das 13h às 15h e funcionamento obrigatório a partir das 15h até 21h. Alimentação e lazer funcionam das 11 às 21h.
  • Shopping Rio Sul – no dia 23, as lojas do shopping funcionam das 13h às 21h, e a praça de alimentação, das 12h às 21h.

Supermercados

  • Mundial – As lojas do Supermercados Mundial funcionarão na segunda-feira normalmente das 7h30 às 21h. Domingo (21) e terça (23) abrem até as 14h, com exceção das lojas de Copacabana (7h30 às 18h), Recreio, Abelardo Bueno e Jardim Icaraí (Niterói), que ficarão abertas até as 21h.
  • Guanabara – O Guanabara funcionará normalmente no feriado de São Jorge, das 7h às 18h.
  • Rede Supermarket – Durante os feriados, o horário de funcionamento das lojas varia de acordo com cada unidade. Clientes podem consultar os horários no site.
  • – Interdições:

Festa de São Jorge – Praça da República:

Interdição das 19h do dia 22 às 3h do dia 24 nas seguintes vias:

Avenida Presidente Vargas, pista lateral sentido Candelária, ao longo do Campo de Santana até a interseção com a Rua Tomé de Souza;

Praça da República, no trecho compreendido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Buenos Aires.

Será invertido o sentido de tráfego da Rua Buenos Aires, no trecho entre a República do Líbano e Praça da República, devendo funcionar no sentido Praça da República, entre 19h do dia 22 e 3h do dia 24.

Festa de São Jorge – Rua do Senado:

Interdição da Rua do Senado, no trecho compreendido entre a Avenida Gomes Freire e a Rua dos Inválidos no dia 23, das 11h às 19h.

Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Na cidade Rio, onde a história se entrelaça com a modernidade, uma tendência tem movimentado o comércio imobiliário nos últimos anos. A transformação de hotéis icônicos em residenciais tem se tornado cada vez mais comum, especialmente na Zona Sul do Rio. Com o encerramento de várias unidades hoteleiras ao longo dos anos, construtoras viram uma oportunidade única de revitalizar esses edifícios e oferecer novos lares aos cariocas.

O DIÁRIO DO RIO selecionou cinco unidades espalhadas pela Zona Sul e pela Barra da Tijuca:

Hotel Glória: O lendário Hotel Glória, com seus 100 anos de história, está sendo transformado em um residencial de 266 unidades e quatro lojas no térreo, sob a égide do fundo de investimento imobiliário do Opportunity. Localizado estrategicamente com vista para o Aterro do Flamengo, o projeto preserva a arquitetura original enquanto acrescenta um edifício anexo para complementar o complexo.

img 6781 1 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Hotel Paysandu: Na charmosa Rua Paissandu, no Flamengo, o antigo Hotel Paysandu deu lugar a um residencial com 50 apartamentos e um rooftop de lazer após uma reforma meticulosa. Com um toque de modernidade, o edifício oferece também um espaço de coworking para atender às necessidades dos residentes que trabalham em casa.

img 6777 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Hotel Flamengo Palace: À beira da Praia do Flamengo, o Hotel Flamengo Palace foi reimaginado como o Insight Praia do Flamengo pela D2J Construtora. Com 42 unidades, este retrofit oferece comodidades modernas, como portaria virtual e aplicativos exclusivos, além de serviços compartilhados, como coworking, mercado, lavanderia e spa, em parceria com a plataforma de moradia por assinatura Housi.

img 6778 1 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Hotel Praia Linda:
Na Barra da Tijuca, o antigo Hotel Praia Linda será substituído pelo Praia Residencial Mar, um empreendimento com 34 apartamentos luxuosos. Com uma área de lazer completa, incluindo piscinas, espaço kids, salão multiuso e academia, este residencial promete elevar o estilo de vida à beira-mar.

img 6779 1 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Hotel Novo Mundo:
Localizado em uma posição privilegiada com vista para a Baía de Guanabara e o Corcovado, o Hotel Novo Mundo foi escolhido pela Uliving para sua rede de moradia estudantil. Com um investimento total de R$ 60 milhões, o prédio passou por uma reforma impressionante, mantendo sua herança histórica enquanto oferece aos estudantes uma experiência residencial moderna e confortável.

img 6780 1 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Conheça 5 hotéis que viraram residenciais no Rio

Turista é indiciada por dar jujuba com droga para camareira de hotel

0

A 110ª DP (Teresópolis) indiciou por tráfico uma mulher que deu jujuba com droga para camareira de um hotel em Teresópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Três filhos da vítima consumiram o doce e tiveram que ser encaminhadas a um hospital por intoxicação.

O fato aconteceu no dia 4 de novembro do ano passado. De acordo com as investigações, a autora mora na Califórnia, nos Estados Unidos, e se hospedou em um hotel de Teresópolis. Ela ofereceu alguns presentes para a camareira pelos “bons serviços”, entre eles, um saco de jujubas. Sem saber das substâncias contidas no doce, a mulher levou para casa e deu para os filhos, de 2, 5 e 6 anos. Pouco tempo depois, as crianças começaram a passar mal e a mãe as levou a um hospital. Elas foram submetidas a uma lavagem gástrica e hidratação, tendo em vista o suposto quadro de intoxicação. 

Desconfiada, a mãe registrou ocorrência na delegacia e levou as jujubas, que foram submetidas a exame de perícia. O resultado do laudo constatou que o doce continha tetrahidrocanabinol e canabidiol, substâncias encontradas na cannabis sativa (maconha). O exame também constatou que o produto é impróprio para consumo e nocivo à saúde, principalmente para crianças.

As jujubas possuíam em seus componentes drogas proibidas no Brasil. Em outros países, como nos Estados Unidos, a comercialização e consumo das substâncias encontradas no doce são liberados. Desta forma, considerando as diligências realizadas, depoimentos coletados, apreensão do produto e o laudo da perícia, constatamos a existência de crime e, consequentemente, a autora foi indiciada por tráfico de drogas. O caso foi encaminhado ao Ministério Público, que já ofereceu denúncia contra a mulher“, declara o titular da 110ª DP, delegado Marcio Mendonça Dubugras, responsável pela investigação.

RJ tem 5 entre as 50 melhores pizzarias da América Latina; confira

O renomado guia italiano ”50 Top Pizza”, que elege as melhores do mundo, realizou sua primeira edição voltada à América Latina, premiando cinco estabelecimentos do Rio de Janeiro. São eles Ferro e Farinha (9º lugar), Capricciosa (19º), Coltivi (21º), Locale (28º) e Piccola Fattoria (46º).

Além dessas, outras 17 pizzarias brasileiras integram a lista, incluindo a vencedora, Leggera Napoletana, e a vice-colocada, QT Pizza Bar, ambas de São Paulo.

A cerimônia de premiação foi realizada na última quarta-feira (17/04), no Instituto Cultural Italiano, na região central do Rio.

50 Top Pizza América Latina

  1. Leggera Pizza Napoletana (São Paulo-SP)
  2. QT Pizza Bar (São Paulo-SP)
  3. Ti Amo (Adrogué – Argentina)
  4. A Pizza da Mooca (São Paulo-SP)
  5. Allería (Providencia – Chile)
  6. Ardente (Cidade do México – México)
  7. Pizzaria Unica (São Paulo-SP)
  8. Imilla Alzada (La Paz – Bolívia)
  9. Ferro e Farinha (Rio de Janeiro-RJ)
  10. Atte. Pizzaria Napoletana (Buenos Aires – Argentina)
  11. Flama (Miraflores – Peru)
  12. Veridiana (São Paulo-SP)
  13. Grazie Pizzaria Napoletana (Maceió-AL)
  14. 400 Pizzaria (Las Condes – Chile)
  15. Chichilo’s (Santa Fé – Argentina)
  16. Siamo nel Forno (Buenos Aires – Argentina)
  17. Baco Pizzaria (Brasília-DF)
  18. Grazie Napoli (Santo André-SP)
  19. Capricciosa (Rio de Janeiro-RJ)
  20. Domani Pizza Napoletana (Providencia – Chile)
  21. Coltivi (Rio de Janeiro-RJ)
  22. Davvero Pizzería (Ñuñoa – Chile)
  23. Luigia (Foz do Iguaçu-PR)
  24. Ciao Pizzeria Napoletana (Porto Alegre-RS)
  25. Núvola (Buenos Aires – Argentina)
  26. Otto e Mezzo Pizza Verace (Bento Gonçalves-RS)
  27. Cincinnati (Buenos Aires – Argentina)
  28. Locale Pizza (Rio de Janeiro-RJ)
  29. Capri (Lo Barnechea – Chile)
  30. Quintal 333 (Governador Valadares-MG)
  31. ST Giovanni’s (Las Condes – Chile)
  32. Frasca (Carlos Barbosa-RS)
  33. Vinny’s (Brasília-DF)
  34. Carlos (São Paulo-SP)
  35. Francisca del Fuego (Buenos Aires – Argentina)
  36. Pizzaiolo (Medellín – Colômbia)
  37. Portarossa (Pampatar – Venezuela)
  38. Paradiso (Pedro Juan Caballero – Paraguai)
  39. Pizzeria La Clásica (San Salvador – El Salvador)
  40. L’Incanto (Punta del Este – Uruguai)
  41. Di Bari Pizza (São Paulo-SP)
  42. Il Caminetto (Santo Domingo – República Dominicana)
  43. Seba’s (Uvita – Costa Rica)
  44. Dopodomani (Naguanagua – Venezuela)
  45. Pizza di Casabona (Santos-SP)
  46. Piccola Fattoria (Rio de Janeiro-RJ)
  47. L’Aperó Pizza (Cidade da Guatemala – Guatemala)
  48. Wilma’s Pizza (São Paulo-SP)
  49. Vallino Pizzaria Napoletana (Domingos Martins-ES)
  50. Paesano (La Plata – Argentina)

Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

Na última terça-feira (16/04), a Organização das Nações Unidas inaugurou, em Genebra, na Suíça, a exposição “Atlântico Vermelho”, com 60 obras de 22 artistas afrodescendentes brasileiros. A mostra tem curadoria de Marcelo Campos, Curador-Chefe do Museu de Arte do Rio (MAR) e expografia de Gisele de Paula, arquiteta que também atua no MAR.

A exposição acontece durante o 3º Fórum Permanente de Afrodescendentes. A cantora Teresa Cristina fez uma apresentação durante a abertura do evento, que também contou com a presença da Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco e outras autoridades.

É a primeira vez que uma exposição é realizada durante o Fórum Permanente de Afrodescendentes, considerado o evento mais importante das Nações Unidas sobre a questão étnico-racial. Simbolicamente, celebra a riqueza cultural e amplifica vozes historicamente silenciadas, dando maior projeção internacional aos artistas selecionados. A exposição é uma ação conjunta entre o Instituto Luiz Gama, a ONG Paramar e o Instituto Guimarães Rosa. O Museu de Arte do Rio e a Organização de Estados Ibero-americanos são corealizadores da mostra.

A exposição fica em cartaz até o dia 26 de abril, e está sendo realizada em um dos espaços mais nobres da ONU: no mezanino ao lado da Sala do Conselho de Direitos Humanos e da Aliança das Civilizações. Artistas brasileiros como Antônio Obá, Nádia Taquary, Maria Macêdo, Jaime Lauriano, Bqueer, Yhuri Cruz, Thais Iroko, Ayrson Heráclito, Sônia Gomes, Rosana Paulino, entre outros, estão expondo obras que pretendem reverberar no público a importância da luta antirracista.

Atlântico Vermelho é uma exposição especialmente pensada para o 3o Fórum Afrodescendente que contou com diversas plenárias e sessões de debates. Por ali, passaram importantes líderes mundiais. Na exposição, trouxemos 22 artistas contemporâneos brasileiros que tratam das relações afrodiasporicas. Assim, artistas de vários estados do Brasil, como, Paraíba, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Goiânia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Nas obras, as travessias atlânticas aparecem. Contudo, não se trata, apenas, de uma exposição, mas, o projeto tem a ambição de criar cláusulas que possam judicializar os direitos de artistas afrodescendentes”, destaca Marcelo Campos, Curador-Chefe do MAR.

Para além da mostra, estão previstos debates sobre direitos humanos, racismo, arte e cultura na agenda do evento.

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Museu de Arte do Rio participa de exposição na ONU

PM apreende 120 máquinas de bingo em cassino ilegal no Recreio

0

Um cassino ilegal localizado na Avenida Baltazar da Silveira, no Recreio dos Bandeirantes, foi alvo de uma operação policial, na noite desta última quarta-feira (17/04). No total, foram apreendidas cento e vinte máquinas de vídeo bingo, além de quase R$ 6 mil em dinheiro. Funcionários, apostadores e máquinas de cartão foram levados para a 42ª DP (Taquara).

A ação foi realizada com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar do Rio (SSI) e contou com a participação do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), além do apoio operacional da Diretoria de Transportes da PMERJ.

De acordo com o Disque Denúncia, todas as máquinas estavam em pleno funcionamento. O órgão reforça a importância da colaboração da população e disponibiliza canais para denúncias, garantindo o anonimato dos informantes conforme previsto em lei. As informações podem ser repassadas através da central de atendimento pelo telefone (021) – 2253 1177 ou 0300-253-1177, pelo WhatsApp Anonimizado no número (021) – 2253-1177, ou ainda pelo aplicativo Disque Denúncia RJ.

Rio fora do óbvio: conheça a Capela Magdalena em Guaratiba

0

Localizada em Guaratiba, no extremo da Zona Oeste do Rio, a Capela Magdalena é uma joia desconhecida da capital. Construída dentro do Sítio São Pedro de Guaratiba, esse local, que está mais para um tesouro escondido, oferece uma experiência cultural e gastronômica única para quem busca fugir do óbvio sem sair aqui do município.

Idealizado e construído pelo artista Roberto de Regina, de 97 anos, o conjunto é mantido por recursos próprios, tornando necessário agendar a visita. O passeio começa com a audição de música barroca em um magnífico cravo, uma reprodução fiel de um instrumento do século XVIII.

img 6768 1 1 1 Rio fora do óbvio: conheça a Capela Magdalena em Guaratiba
Roberto de Regina – Foto: Reprodução

Roberto de Regina foi o primeiro cravista do Brasil. O cravo é um instrumento que lembra bem o piano. De tamanho imponente e feito de madeira, é a peça protagonista do passeio.

Os visitantes são então convidados a saborear os delicados e exóticos pratos preparados por um chef, acompanhados de bons vinhos. Após a sobremesa, café e licor em copinhos de chocolate, é hora de conhecer o espetacular acervo do museu anexo. Com cerca de 500 peças em rigorosa escala, o museu apresenta réplicas perfeitas de maravilhas criadas pelo homem ao longo dos séculos, desde meios de transporte até impressionantes castelos e catedrais.

Apesar do nome de capela, o local não é um espaço religioso. As programações acontecem aos domingos, com recitais de cravo, almoço, passeio pelo jardim e entrada para o museu de réplicas. Anualmente, o sítio ainda recebe um encontros de cravistas de todo o Brasil para mesas redondas e concertos.

Cada recital tem duração de uma hora, e o passeio completo leva aproximadamente quatro horas. O projeto do sítio começou em 1970 e desde então tem encantado visitantes com sua beleza e cultura. A entrada para essa experiência única custa 179 reais por pessoa.

Endereço: Estrada do Mato Alto, 6024 – Guaratiba.

img 6769 1 Rio fora do óbvio: conheça a Capela Magdalena em Guaratiba

Hoteis do Rio pedem ajuda a Claudio Castro para show de Madonna em Copacabana; saiba o motivo

1

O setor hoteleiro do Rio de Janeiro tem celebrado o show da cantora Madonna, ao mesmo tempo em que nutre um certo receio com a apresentação da estrela da música. Tanto que a categoria encaminhou uma carta ao governador Claudio Castro pedindo empenho das autoridades para garantir a segurança do público durante a passagem da rainha do pop em terras cariocas. .

Devemos estar plenamente conscientes de que qualquer falha na segurança durante este evento, assim como no período pré e pós-evento, terá repercussões devastadoras para nossa cidade e para o setor turístico como um todo. A confiança dos visitantes e a reputação da nossa cidade como um destino seguro e acolhedor estarão em jogo“, diz um trecho do comunicado.

A carta foi enviada nessa quarta-feira (17/04) e é assinada pelo Paulo Michel, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ e por Alfredo Lopes, Sindicato Patronal dos Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro – SINDHOTÉIS RJ.

A PM do Rio prevê público de mais de dois milhões de pessoas na praia de Copacabana durante a apresentação no dia 4 de maio. A quantidade de pessoas esperada é a mesma registrada no último réveillon na área. Serão empregados cerca de três mil PMs, divididos em grupos de motociclistas, cavalaria, pontos de bloqueio e revista, batalhão de ações com cães e batalhão de choque.

Só a estrutura de apoio montada para o show na praia ocupar área de 28.900 metros quadrados, o que equivale a cerca de quatro campos de futebol. O palco já está sendo montado na altura do Copacabana Palace.

Josier Vilar – Queremos o Jardim de Alah de Volta

1

Em decisão recente, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acatou solicitação feita pelo Ministério Público Estadual e decidiu suspender temporariamente o início da obra de revitalização do Jardim de Alah, um dos parques mais icônicos da cidade do Rio de Janeiro e que sofre de abandono há mais de 30 anos.

A restauração daquele parque e entrega aos cariocas em condições de ser usado adequadamente resultou do processo de concessão do espaço público pela Prefeitura do Rio a um consórcio de empresas privadas, feita através de processo licitatório. Foi a melhor maneira encontrada pelo poder público para reviver o Jardim, garantindo que o projeto contemple um espaço público confortável, socialmente inclusivo e economicamente sustentável.

Nas últimas décadas, o Jardim de Alah, uma belíssima obra construída entre Ipanema e Leblon pelo prefeito Henrique Dodsworth e inaugurada em 1938 como uma joia da Art Decó, vem sofrendo uma total degradação e abandono. Lá não se vê, há mais de 30 anos, crianças brincando ou andando de bicicleta, moradores praticando esportes, casais enamorados olhando estrelas durante a noite, idosos passeando e contando experiências para netos ou famílias promovendo piqueniques.

O nosso Jardim de Alah virou um jardim fantasma escuro e perigoso, sem gente, sem vida, sem segurança, servindo apenas como estacionamento exclusivo de alguns poucos restaurantes do seu entorno.

Um jardim ou praça, em todo o mundo, é o local de encontro da cidadania com a vida, com o sol, é o local de lazer, da alegria, do esporte, da música e da arte, da gastronomia e do compartilhamento dos prazeres, gerando oportunidades de negócios em seu entorno, gerando empregos, riqueza e prosperidade.

Aqui não pode ser diferente. Modernizar aquele espaço, dar um tratamento paisagístico adequado, garantir a segurança de todos que ali frequentam, ser um espaço atrativo para se visitar, caminhar e divertir é o que todos os cariocas esperam e exigem da gestão pública da nossa cidade.

O novo Jardim de Alah pode ser um marco de revitalização econômica e de impulso ao ambiente de negócios que o Rio tanto necessita.

Temos absoluta convicção que o Ministério Público e o Judiciário terão a sensibilidade necessária para responderem rápida e positivamente ao clamor da sociedade carioca e autorizarem o início da tão necessária obra para os cidadãos do Rio de Janeiro.

O Rio tem pressa de voltar a ser um lugar atrativo e seguro para se viver, trabalhar, empreender, investir e visitar.

Por Josier Vilar, Presidente da ACRJ

Governo do RJ proíbe planos de saúde de exigirem aval do cônjuge para métodos contraceptivos

0

O Governo do Rio de Janeiro sancionou uma lei que proíbe planos de saúde e profissionais da área em todo o estado de exigirem consentimento do cônjuge para uso de métodos contraceptivos em mulheres, incluindo inserção de dispositivo intrauterino (DIU) e injeção anticoncepcional.

A norma, número 10.336/2024 e de autoria original da deputada Franciane Motta (União Brasil), foi publicada em Diário Oficial na última quarta-feira (17/04).

Em caso de descumprimento, o infrator sofrerá sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. Os valores das multas serão revertidos para o Fundo Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

Vale ressaltar que, nas unidades públicas de saúde, esse aval do companheiro não é exigido, ficando exclusivamente relacionado à rede privada.

”A participação dos homens nesse processo decisório representa a alienação da autonomia reprodutiva das mulheres, podendo agravar a condição daquelas que vivem em contexto de violência”, diz Franciane.

”Essa lei é um passo importante, pois era um absurdo que planos de saúde privados não respeitassem o direito da mulher de decidir sobre o seu próprio corpo e os métodos contraceptivos, sem depender do consentimento do companheiro. Isso sempre foi garantido na rede pública de saúde. Nosso corpo, nossas regras”, complementa a também deputada Renata Souza (PSOL), coautora da nova norma. Além delas, assinam o texto os deputados Carlos Minc (PSB), Flávio Serafini (PSOL) e Marina do MST (PT).