ARTIGOS MAIS RECENTES

Rua do Lavradio incorpora o Jazz à sua programação para retomar o movimento

0

A histórica Feira Rio Antigo, que acontece há mais de duas décadas na Rua do Lavradio, no Centro do Rio de Janeiro, teve a sua programação reestruturada para voltar a ser o epicentro da vida carioca. Tendo como principais atrações culturais as rodas de samba e o choro, agora a Rio Antigo incorporou o Jazz ao seu portfólio para enfrentar a concorrência da vizinha Rua do Senado, atração mais hype da cidade, no momento. A mudança é resultado de uma parceria inédita entre os donos da Galeria Scenarium, do Celeste e do Mooyo, para transformar a Feira em um ponto de encontro para os amantes do estilo musical.

As apresentações jazzísticas tiveram início no último fim de semana, com um show de Ney Conceição, que comandou o Baile do Ney. A ideia é oferecer tardes com música instrumental aos domingos, do meio-dia às 18h, com destaque para o Baile do Ney, combinando música de qualidade, ambiente descontraído, cadeiras de praia e mesas de bar, além de gastronomia variada de restaurantes criativos.

“A ideia é revitalizar a Rua do Lavradio, um lugar tão importante para a história do Rio e oferecer uma opção cultural e agradável aos domingos. Estávamos vendo que, no domingo, a rua não tinha movimento de pessoal vindo para cá, e pensamos que, juntos, pudéssemos conseguir fazer algo”, disse ao Globo, Cláudio Franco, dono do Mooyo e idealizador do evento.

No Baile do Ney, o artista reúne os seus companheiros de estrada para fazer um show de música instrumental, com muita MPB e música americana, tocadas com swing e solo de Jazz. No repertório, clássicos de Gilberto Gil, João Donato, Gal Costa, Rita Lee, Orlandivo, Azymuth, João Bosco e Stevie Wonder, entre outros músicos.

“Agora o público poderá curtir o som do Ney no fim de semana com uma banda que já está junta há muito tempo e que tem alguns dos maiores músicos do Rio. Voltei para o Brasil há pouco tempo, depois de uma temporada no Azerbaijão, e abri o Mooyo, uma casa colaborativa que também tem palestras, cursos, comida com sustentabilidade, além da música e tudo que envolve esse conceito da música instrumental carioca e do jazz brasileiro”, disse Cláudio Franco ao jornal.

História, arte e cultura

Declarada patrimônio imaterial em 2021, a Feira Rio Antigo, com os seus casarões e atmosfera boêmia, é um verdadeiro tesouro cultural, realizado na Rua do Lavradio, via aberta no século XVIII e que abrigou a alta sociedade carioca. Na atualidade, o local reúne história, arte e cultura. Segundo Cláudio Franco, o CarnaJazz, evento promovido pelo Rio Scenarium, aponta que o estilo já é parte da região.

“Trazemos mais um dia para uma rua que é tão linda, e que tem tantas possibilidades de ser explorada, com esse evento que junta as três casas, em uma das ruas históricas do Rio. Pode ser algo que funcione, assim como funcionou o Armazém do Senado, aos sábados”, afirmou Franco.

O Galeria Scenarium, que ficou fechada por quatro anos por conta da pandemia, retomou as suas atividades recentemente, com uma programação oferecida gratuitamente aos sábados, das 10h às 18h. No momento, o espaço está com três exposições em cartaz: “Pinceladas Afetivas, Pintura Realista, Moderna e Expressionista”, de artistas mineiros; “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”; e “Mostra É Você Que Me Vê”, de Charles Barreto.

Assim como muitos prédios da Lavradio, o da Galeria Scenarium guarda uma história importantíssima do Rio de Janeiro. Na edificação do século XIX residiram uma prima da Princesa Isabel, e José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, cujas iniciais do nome enfeitam o topo da fachada do prédio.

“Nós conseguimos reunir 300 obras de arte nesse espaço, e isso nos dá muita alegria. Conseguimos resgatar o trabalho de vários artistas plásticos da nossa cidade, o que é muito importante. A “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias” reúne mais de 600 azulejos antigos que vieram dos casarões que foram demolidos no Rio. A galeria é muito visitada, e eu confesso até que não esperava tanta gente. As pessoas realmente vêm de longe”, celebrou o empresário Plínio Fróes, proprietário da galeria, de acordo com o Globo.

Prestes a completar 25 anos este mês, o Rio Scenarium chegou a ser a terceira atração mais visitada no Rio, antes da pandemia, segundo dados da plataforma Trip Advisor. A atração perdeu apenas para os imbatíveis Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Pelo espaço passaram estrelas nacionais e internacionais, como os atores John Travolta, Will Smith, Bradley Cooper e Liza Minnelli, além do príncipe Albert de Mônaco.

“Neste aniversário, estamos comemoramos o fato de termos sobrevivido à pandemia e a uma recuperação judicial. Nós tínhamos acabado de abrir a galeria, eram três exposições prontas e fomos surpreendidos pela Covid-19. Foi muito triste ter que pausar tudo. Depois disso, fomos obrigados a fazer a feira, que funcionava uma vez por mês, todos os sábados porque os expositores estavam com dificuldades financeiras. Agora é como se nós estivéssemos acordando de um tempo em que ficamos hibernados. Além da feira, nós tínhamos a nossa feijoada do Rio Scenarium, que acontecia uma vez por mês e agora lota a casa todos os sábados, das 13h às 18h, sempre com um samba diferente”, contou Plínio Fróes ao veículo.

A agitação e qualidade das instalações e programação do Rio Scenarium colocaram a casa no top 10 dos melhores bares do mundo no ranking elaborada pelo jornal inglês The Guardian, em 2006. As noites da casa, estão ainda mais animadas, com a companhia do Dolores Clube, que, às quintas e sextas-feiras, faz o público  se divertir ao som de Jazz, MPB e Bossa Nova.

Centro gastronômico

Colado à Lavradio, foi inaugurado em agosto, nos casarões históricos da antiga fábrica da Granado, na Rua do Senado, o Mercado Central RJ onde funcionará um novo centro gastronômico. Há quase dois anos, o conjunto arquitetônico de seis prédios está sendo requalificado pela perfumaria, para dar novos usos aos imóveis.

O primeiro prédio revitalizado e entregue foi o vizinho ao consagrado Armazém do Senado. Com as intervenções, a região recebeu outras atrações, como o Centro de Artes Solar dos Abacaxis, onde estão em cartaz exposições prestigiadas pelo público que passa pelas atrações do Armazém e da Feira Rio Antigo, nos fins de semana.

“A fábrica da Granado está num momento importante de renovação. Existe ali uma área livre muito grande com um potencial enorme. É o cenário perfeito para o carioca porque traz tudo que a nossa cidade gosta, essa mistura que é gostosa e surge de várias influências que temos. Essa reforma vem nessa fase de renascimento e vai contribuir para aumentar ainda mais o fluxo de pessoas que frequentam a região”, comentou Plínio Fróes.

Construção de fábrica de fertilizantes em Macaé pode colocar economia do Rio no topo do Brasil

0

A Fundação São Francisco de Assis realiza um estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Socioambiental (EVTESA) para a construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), em Macaé, cidade do norte fluminense. Segundo a empresa, o município reúne as condições ideais para se tornar um centro produtivo de fertilizantes no Brasil, além de abrigar polos de gás-químicos, a partir da produção de metanol; como repercutiu o site Click Petróleo e Gás.

A aprovação do estudo de viabilidade e do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert) são essenciais para viabilizar a construção da fábrica de maneira sustentável e eficiente. A cidade, por sua vez, reúne infraestrutura e recursos, como matéria-prima; além de concentrar um grande potencial para atender à indústria agrícola brasileira e às atividades industriais.

Na última segunda-feira (2), o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), como José Carlos Polidoro, e secretários municipais e estaduais, participaram de uma reunião para a apresentação final do estudo de viabilidade da fábrica de fertilizantes, orçada em R$ 5 bilhões.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Vianna, assim como o prefeito da cidade, afirmou que o projeto é uma das iniciativas mais competitivas para o mercado brasileiro, além de ser um grande impulsionador do mercado de trabalho local e de toda a cadeia produtiva ligada ao setor de fertilizantes, incluindo o agronegócio. Uma vez em funcionamento, segundo Vianna, o potencial de atração de investimentos é elevadíssimo.  

Além da análise econômica, o estudo de viabilidade também avaliou as condições ambientais e a oferta de recursos hídricos, fundamentais para assegurar o desempenho sustentável da fábrica de fertilizantes.

O presidente do conselho Fundação São Francisco de Assis, Carlos Favoreto, afirmou que o município conta com estrutura e condições para ampliar a produção de fertilizantes, além de se consolidar como um polo gás-químico, contribuindo com o mercado nacional e diversificação da indústria fluminense.

O representante do MAPA, José Carlos Polidoro salientou que Macaé se antecipou a outras cidades, apresentando um estudo consistente para viabilizar a construção da unidade no seu território.

ALERJ realiza 1º Simpósio Sobre a História e Origem do Povo Judeu

1

Presidido pelo deputado estadual Márcio Gualberto (PL), o Primeiro Simpósio Sobre a História e Origem do Povo Judeu, Israel Ontem e Hoje aconteceu na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), nesta segunda-feira (9). O evento, que contou com a coordenação de Ana Paula Goldbach, teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre o conflito Israel/Palestina, através da discussão das suas origens históricas. Promovido em parceria com a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ), o simpósio é um esforço para combater o avanço global do antijudaísmo, do antissemitismo e do antissionismo.

Durante o evento, o deputado Márcio Gualberto e os palestrantes destacaram a força do conhecimento para enfrentar a desinformação e as narrativas preconceituosas contra o povo judeu e o Estado de Israel.

O presidente da FIERJ e palestrante, Bruno Feigelson, salientou que as autoridades têm um papel relevante no processo de integração entre a sociedade brasileira e a comunidade judaica, bem como na elaboração e execução de ações de enfrentamento de discursos distorcidos sobre a realidade.

A vice-presidente da entidade, Suzana Bennesby, falou sobre o ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, quando mulheres, crianças e famílias israelenses foram agredidas e assassinadas. Ela também lembrou das atrocidades cometidas pelo Hamas contra as pessoas sequestradas, especialmente as mulheres, que passaram por estupros coletivos e outras agressões sexuais. Suzana criticou o silêncio de muitos veículos de comunicação e de grupos ativistas pró-direitos das mulheres diante das violências impostas aos reféns.

Presente ao evento, Rafaela Triestman contou sua experiência no massacre de 07 de outubro de 2023. Em seguida foi a vez de Rolande Fichberg, sobrevivente do Holocausto, dar o seu depoimento de dor, exílio e superação. Ela lembrou, com gratidão, do amor recebido no seio de uma família adotiva. A sua história foi contada no livro O Moinho.

A diretora educacional do Memorial às Vítimas do Holocausto no Rio de Janeiro, Sofia Débora Levy, encerrou o evento discorrendo sobre os aspectos culturais, econômicos e históricos que embasam o antissemitismo. Assim como outros palestrantes, Sofia reforçou que a educação é o meio mais adequado e eficaz para combater as narrativas preconceituosas e as “guerras de informação” que criminalizam o direito do povo judeu de defender a sua existência.

Público e palestrantes puderam prestigiar uma exposição organizada pela WIZO – Women Irternational Zionism Organization.

Ney Matogrosso no “Conversa de Bar”: um bate-papo sobre a vida e a carreira

0

Ney Matogrosso, um dos maiores nomes da música brasileira, participa do projeto “Conversa de Bar”, no Teatro Rival Petrobras, no dia 16 de dezembro, às 19h30. O evento, idealizado e apresentado pelo jornalista e cineasta Pedro Henrique França, promoverá um bate-papo descontraído com o artista, que falará sobre sua carreira, sua vida e seu “Tesão pela Vida”.

Ícone da música e da liberdade:

Ney Matogrosso, que completou 83 anos, é reconhecido por sua contribuição à música brasileira e por sua irreverência e liberdade de expressão. Desde seu início no grupo Secos & Molhados, nos anos 1970, o artista vem quebrando barreiras e inspirando gerações com sua música e sua personalidade.

Conversa sobre a vida e a carreira:

No “Conversa de Bar”, Ney conversará com Pedro Henrique França sobre seus mais de 50 anos de carreira, suas experiências e o que o mantém ativo e apaixonado pela vida.

Lugares sentados e fila de espera:

O evento terá lugares sentados disponíveis por ordem de chegada. Haverá fila de espera para o caso de desistências, a partir das 19h20.

Serviço:

  • Evento: Conversa de Bar com Ney Matogrosso
  • Apresentação: Pedro Henrique França
  • Data: 16 de dezembro de 2024 (segunda-feira)
  • Horário: 19h30 (chegar com 1 hora de antecedência para retirar a senha)
  • Local: Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33 – Subsolo – Rio de Janeiro
  • Classificação: 18 anos
  • Entrada: Gratuita
  • Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/101498/d/293374/s/1997070
lapa dos mercadores 2024 Ney Matogrosso no "Conversa de Bar": um bate-papo sobre a vida e a carreira

Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre comemorando ano de grandes realizações para a Santa Casa

Caminhar pela rua Santa Luzia, no Centro do Rio de Janeiro, é uma experiência diferente para aqueles que ainda não exploraram a região do antigo Morro do Castelo, onde nasceram a civilização carioca e brasileira. No endereço 206, encontra-se um majestoso palácio do século XVI, com uma impressionante fachada esculpida em pedra, ostentando o nome “Santa Casa da Misericórdia“. Com quase meio milênio de história, esta instituição católica, estabelecida em 1582, mantém-se fiel à sua missão de auxiliar os necessitados e desfavorecidos, e completou, este ano, 442 anos de atividade ininterrupta. Mantém abrigos, educandários e hospitais dedicados aos mais pobres, e vem passando nos últimos 15 anos por uma grande crise. Porém, o ano de 2024 foi pleno de boas notícias para a histórica entidade, que recebe o povo do Rio de Janeiro nesta quinta-feira, dia 12/12, às 11:30 da manhã para uma Missa Solene em Ação de Graças agradecendo pelos bons resultados de 2024.

Durante este ano, a entidade conseguiu anular mais de 200 milhões em cobranças fraudulentas, recuperou mais de 300 milhões em ativos imobiliários, obteve a posse de dezenas de imóveis, conseguiu reorganizar sua dívida trabalhista através da venda de ativos, pagou salários atrasados e tem feito uma grande auditoria interna, tudo levado a termo pela nova administração empossada pelo Provedor Francisco Horta. “O caminho a ser percorrido é longo mas foi um ano de muitos avanços”, explica o Mordomo dos Prédios – responsável pela parte imobiliária – Claudio André de Castro. A entidade, através do Diretor Geral André Horta, também passou a realizar constante manutenção das dependências do Hospital Geral, o que tem melhorado a sensação de quem circula no imóvel histórico.

Para festejar as importantes conquistas, a Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel, entidade católica que fundou e dirige a Santa Casa, vai reabrir sua monumental Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso ao público para uma Missa Solene que será presidida pelo Bispo Jeremias de Jesus, na manhã de quinta-feira, que promete ser festiva.

O Provedor da Irmandade que tem cerca de 280 membros e é dirigida por uma mesa conjunta de 45 “irmãos de Mesa e Junta” é o magistrado Francisco Horta, que vai receber autoridades, médicos e demais admiradores da quatrocentona instituição no templo dedicado à Virgem do Bonsucesso, invocação mariana presente no Brasil desde 1637, data em que o padre Miguel Costa trouxe para o Largo da Misericórdia a imagem até hoje venerada na Igreja da entidade famosa por ter administrado por um século quase todos os cemitérios da cidade. A Igreja do Bonsucesso é a mais antiga do Centro do Rio de Janeiro, e guarda preciosidades: os altares, retábulos e púlpitos maneiristas do século XVII que decoravam a demolida Igreja do Colégio dos Jesuítas, no Morro do Castelo, se encontram lá, lindamente dispostos.

Um dos únicos templos da cidade com farto estacionamento, a Igreja do Bonsucesso vai abrir suas monumentais portas da frente, que dão para o histórico Largo da Misericórdia, para receber os fiéis e admiradores do quadricentenário trabalho social da irmandade da Misericórdia. A Polícia Militar dará segurança ao evento, que promete atrair muitos interessados em rever a histórica edificação que fica atrás do Museu Histórico Nacional.

A cantora soprano Juliana Sucupira e seu Coral Astorga vão acompanhar a cerimônia solene, entoando músicas tradicionais católicas durante toda a celebração eucarística. Serão pelo menos 15 músicos que voltarão a ocupar o belo coro da igreja dedicada à Misericórdia, entre cantores e instrumentistas. É uma boa ocasião para se ouvir, durante a semana, o belo trabalho cultural e musical realizado pelos mesmos músicos na Igrejinha dos Mercadores, onde se apresentam todos os sábados e domingos ao meio-dia, acompanhando as Missas Solenes celebradas em latim no templo da rua do Ouvidor.

De Nossa Senhora da Misericórdia à do Bonsucesso

A Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia foi erguida no século XVII aos pés do Morro do Castelo – arrasado nos anos 20 – e permanece como um marco histórico no mesmo local onde repousa atualmente. No início do século XVIII, foi rebatizada como Nossa Senhora do Bonsucesso. A fachada atual da igreja, datada de 1780, preserva elementos originais complementados por adições mais recentes, como a imponente portada esculpida em lioz português e a torre sineira, adornada por volutas e pináculos, coroando o frontão triangular típico do século XVIII. A Irmandade da Misericórdia contratou o profissional Manoel dos Sinos para recolocar os seus gigantes de bronze para tocar, o que deve estar concluído em 3 meses, segundo informa a Santa Casa.

Em seu interior, tesouros artísticos da primeira metade do século XIX, em estilo rococó, encantam os visitantes. Os três retábulos e um púlpito, provenientes da antiga igreja do Colégio dos Jesuítas no Morro do Castelo – agora um capítulo perdido da história – foram meticulosamente preservados. Deste púlpito, pregaram José de Anchieta e Manoel da Nóbrega. Na sacristia – onde os irmãos cantarão os parabéns para a instituição fundada em 1582, – há um impressionante lavabo de mármore e suas arcas guardam segredos do passado, enquanto os estandartes do século XVIII, atribuídos a Manoel da Cunha, evocam a paixão de Cristo durante as procissões dos “fogaréus”. O acervo é enriquecido por imagens de qualidade excepcional, incluindo imensas telas sacras representando o batismo de Cristo, cujo autor permanece desconhecido.

A atmosfera sagrada da igreja é acentuada pela iluminação proveniente de onze grandes lustres de cristal da Boêmia, que lançam um brilho celestial sobre os fiéis e os artefatos religiosos que testemunham séculos de devoção e fé.

Contrariando muitas percepções, a instituição está aberta ao público, oferecendo serviços médicos de alta qualidade para as camadas mais carentes da população. Na rua Santa Luzia, alguns dos mais renomados profissionais médicos do país proporcionam consultas acessíveis, a partir de 70 reais. Sob a direção do célebre ex-presidente do Fluminense, a Irmandade administra um grande Hospital Geral, que oferece atendimento diário em uma ampla gama de especialidades. Desde Psiquiatria até Acupuntura, passando por Alergia e Imunologia, Ortopedia, Endocrinologia, Nefrologia e muitas outras áreas, incluindo Hepatologia, Dermatologia e cirurgia plástica.

O evento, como outras iniciativas de revitalização e reavivamento do Centro do Rio e Janeiro tem o apoio cultural da Sergio Castro Imóveis e do DIÁRIO DO RIO.

C963EE04 44B9 4EA9 9DC8 5D3B2E92FC23 Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre comemorando ano de grandes realizações para a Santa Casa

Serviço

MISSA SOLENE COM CORAL E GRANDE ORQUESTRA

Quinta-feira, 12 de dezembro, às 11:30 da manhã
Entrada Franca

Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso
Largo da Misericórdia, 6 – Centro
Estacionamento (pago) na Rua Santa Luzia, 206
Santa Casa da Misericórdia

20E788DB 6265 4D0B BA19 4CABD7A049E3 Igreja mais antiga do Centro do Rio reabre comemorando ano de grandes realizações para a Santa Casa
O belíssimo consistório (sala de reuniões) da Irmandade da Misericórdia, no Centro do Rio de Janeiro / FOTO: Diário do Rio

Lapa terá feira permanente de produtos orgânicos e artesanais

0

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 131/2023, que cria a Feira Permanente de Produtos Orgânicos e Artesanais na Praça Cardeal Câmara, nos Arcos da Lapa. A proposta, de autoria do vereador Matheus Gabriel (Mob), foi aprovada em segunda discussão e agora segue para sanção ou veto do prefeito.

O que a feira oferecerá:

A feira comercializará alimentos e bebidas orgânicos e artesanais, que poderão ser vendidos prontos ou preparados na hora. Também será permitida a venda de bebidas enlatadas e chope artesanal.

Objetivo do projeto:

O objetivo da feira é:

  • Criar um novo atrativo para a população e para os turistas.
  • Legalizar a atividade dos barraqueiros que já atuam na região.
  • Gerar oportunidades de emprego e renda.
  • Contribuir para o aquecimento comercial e turístico do Centro do Rio, especialmente no âmbito do Programa Reviver Centro.

Benefícios para a região:

A feira permanente deverá trazer diversos benefícios para a região da Lapa, como:

  • Valorização do espaço público: a Praça Cardeal Câmara será revitalizada e ocupada com uma atividade cultural e econômica.
  • Promoção da alimentação saudável: a feira incentivará o consumo de produtos orgânicos e artesanais.
  • Geração de emprego e renda: a feira criará oportunidades de trabalho para produtores e comerciantes locais.
  • Aumento do fluxo de pessoas: a feira atrairá mais visitantes para a região, beneficiando o comércio local.

Próximos passos:

A proposta agora segue para análise do prefeito, que poderá sancioná-la ou vetá-la. Caso seja sancionada, a lei entrará em vigor e a feira permanente poderá ser implementada.

Fluminense Sub-13 segue invicto na Copa Internacional Sub-14 na Arábia Saudita

0

O Fluminense Sub-13 continua imbatível na Mahd Intercontinental Cup Sub-14, em Riade, na Arábia Saudita. Após estrear com uma goleada por 3 a 0 sobre o Mamelodi Sundowns (África do Sul), o Tricolor venceu o Mahd Sports Academy por 2 a 0, com dois gols de Marcus Vinícius.

Gols no segundo tempo:

Os gols da vitória saíram no segundo tempo. Aos 32 minutos, Marcus Vinícius abriu o placar após passe de Samuell. Dois minutos depois, o meia ampliou a vantagem, aproveitando um cruzamento de Luiz Eduardo.

Líder isolado:

Com duas vitórias em dois jogos, o Fluminense é o único time com 100% de aproveitamento na competição e lidera a tabela de classificação com seis pontos.

Próximo desafio:

O próximo adversário do Fluminense será o Manchester City, nesta quarta-feira (11), às 8h (horário de Brasília). A partida será válida pela terceira e penúltima rodada da fase de classificação.

Destaque para Marcus Vinícius:

O meia Marcus Vinícius é o artilheiro do Fluminense na competição, com três gols marcados. Ele tem se destacado pela sua habilidade e visão de jogo.

Campanha invictar:

O Fluminense Sub-13 segue mostrando sua força e seu potencial na competição internacional. A equipe comandada pelo técnico Pedro Sanchez busca manter a invencibilidade e garantir a classificação para a final.

Mulheres de Chico anuncia tema do Carnaval 2025 em show no Teatro Rival

0

O Bloco Mulheres de Chico, que completa 19 anos em 2025, anuncia o tema de seu próximo desfile de Carnaval em um show especial no Teatro Rival Petrobras, no dia 13 de dezembro, às 19h30. Com o tema “O Carnaval Delas”, o bloco celebrará o universo feminino e a força da mulher, com um repertório repleto de sucessos de Chico Buarque e homenagens a grandes divas da música brasileira.

Homenagem às mulheres:

O show “O Carnaval Delas” será um tributo à união, à força e ao empoderamento das mulheres, com homenagens a Alcione e Leci Brandão, duas grandes vozes da música brasileira.

Música e alegria:

O público pode esperar uma noite de muita alegria, emoção e boa música, com o melhor do repertório de Chico Buarque e homenagens a grandes mulheres da cultura brasileira.

Serviço:

  • Show: Mulheres de Chico – “O Carnaval Delas”
  • Data: 13 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
  • Horário: 19h30
  • Local: Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33 – Subsolo – Cinelândia – Rio de Janeiro
  • Classificação: 18 anos
  • Ingressos: A partir de R$ 50 – compras pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/98544/d/279429
lapa dos mercadores 2024 Mulheres de Chico anuncia tema do Carnaval 2025 em show no Teatro Rival

Motorista de Kombi irregular e foragido da justiça é preso no Leme

Um motorista de Kombi foi preso no Leme, Zona Sul do Rio, após tentar fugir de uma abordagem de agentes do programa Rio em Ordem, uma iniciativa da Subprefeitura da Zona Sul em parceria com a Guarda Municipal. O homem, que não possuía habilitação e dirigia uma Kombi irregular que anunciava compra de ferro-velho, foi detido com o apoio da Polícia Militar.

Fuga e apreensão:

O motorista tentou fugir da abordagem, mas foi interceptado no acesso à comunidade do Chapéu Mangueira. A Kombi foi apreendida e encaminhada ao depósito público.

Prisão e antecedentes criminais:

Na 12ª DP (Copacabana), foi constatado que o motorista era foragido da justiça e possuía mais de 10 passagens pela polícia por crimes como:

  • Dano ao patrimônio público
  • Desacato
  • Exercício ilegal da profissão
  • Furto
  • Lesão corporal
  • Roubo a transeunte

Ação do Rio em Ordem:

O subprefeito da Zona Sul, Bernardo Rubião, destacou a importância do programa Rio em Ordem para o ordenamento e a segurança da cidade. “Este é um bom exemplo de ação importante para o ordenamento da cidade, mas também agrega resultados às ações de segurança”, disse.

Natascha Falcão celebra o forró no Teatro Rival com show “Universo de Paixão”

0

Natascha Falcão, cantora, compositora e atriz pernambucana radicada no Rio de Janeiro, apresenta o show “Universo de Paixão” no Teatro Rival Petrobras, no dia 14 de dezembro, às 20h30. O show celebra o forró com um repertório que inclui canções do seu novo EP, sucessos da carreira e versões em ritmo de forró de clássicos da MPB.

Homenagem ao forró:

No palco, Natascha estará acompanhada de um trio de forró com baixo, bateria, guitarra e metais, em uma apresentação que promete contagiar o público com a energia do ritmo nordestino.

Repertório diversificado:

O repertório do show inclui:

  • Canções do EP “Universo de Paixão”.
  • Sucessos do álbum “Ave Mulher”, que rendeu a Natascha uma indicação ao Grammy Latino de 2023.
  • Versões em ritmo de forró de músicas como “Farol das Estrelas” e “Medo Bobo”.

Trajetória da artista:

Natascha Falcão é conhecida por sua atuação na música e na teledramaturgia. Ela dá voz ao Bloco da Terreirada, único bloco de cultura nordestina do Rio, e recentemente participou da novela “No Rancho Fundo”, interpretando a personagem Lola.

Serviço:

  • Show: Natascha Falcão e seu “Universo de Paixão”
  • Data: 14 de dezembro de 2024 (sábado)
  • Horário: 20h30 (abertura da casa às 19h30)
  • Local: Teatro Rival Petrobras – Rua Álvaro Alvim, 33 – Subsolo – Rio de Janeiro
  • Classificação: 18 anos
  • Ingressos: A partir de R$ 39 – compras pelo link: https://bileto.sympla.com.br/event/100819/d/289299
lapa dos mercadores 2024 Natascha Falcão celebra o forró no Teatro Rival com show "Universo de Paixão"

MAM Rio conquista prêmio internacional por programa de inclusão

0

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) foi premiado com o Outstanding Museum Practice Award 2024, concedido pelo CIMAM (Comitê Internacional para Museus e Coleções de Arte Moderna). A cerimônia de premiação ocorreu em Los Angeles, nos Estados Unidos, no último domingo (8).

Programa de residência “Incluir”:

O prêmio reconhece o trabalho inovador do MAM Rio na área de acessibilidade, com destaque para o programa de residência “Incluir”, que promove a integração e a participação de pessoas com deficiência na vida do museu.

Acessibilidade e inclusão:

O programa “Incluir” oferece residências para pessoas com deficiência interessadas em arte, cultura e educação, proporcionando oportunidades de formação, criação e participação em projetos do museu.

Construindo um museu acessível:

“Ganhar o Outstanding Museum Practice Award é muito significativo, ainda mais nesse momento em que a Residência Incluir está prestes a completar 5 anos. Este prêmio afirma a relevância e a maturidade do projeto, e confirma a nossa tese de que não há melhor forma de tornar um museu acessível do que convidando as pessoas com deficiência a construí-lo, junto com a gente”, celebra Renata Sampaio, gerente de Educação e Participação do MAM Rio.

Superando barreiras:

Fernanda Costa, mentora do “Incluir”, comenta sobre a importância do programa para superar as barreiras de acessibilidade e inclusão nas instituições culturais. “Programas como a Incluir trazem resultados visíveis de impacto social a partir dos residentes que nele atuam, sendo formados para seguir disseminando essas boas práticas em espaços de educação, cultura e museus”, avalia.

lapa dos mercadores 2024 MAM Rio conquista prêmio internacional por programa de inclusão

Cláudio Castro defende polícias e cobra endurecimento de penas em reunião com governadores

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, participou da XVI Reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília, nesta terça-feira (10). O encontro teve como principais temas a PEC da Segurança Pública, a Reforma Tributária e a saúde.

Defesa das polícias:

Castro criticou a narrativa de criminalização das polícias e defendeu a necessidade de uma legislação mais rígida para o combate ao crime. “É preciso destacar que estamos vivendo um momento de criminalização das polícias, que atuam para proteger a população. Mas começar a criminalizar a polícia é entregar a chave para a bandidagem”, afirmou.

Preocupação com a PEC da Segurança:

O governador manifestou preocupação com a PEC da Segurança Pública, que pode gerar conflitos de competência entre estados e União. Ele defendeu a necessidade de um debate amplo para que a proposta seja aperfeiçoada.

Mudanças na legislação:

Castro reforçou a importância de mudanças na legislação para fortalecer o combate ao crime organizado, incluindo alterações nas regras de reincidência e na concessão de liberdade provisória.

Reforma Tributária:

Os governadores também debateram a Reforma Tributária e defenderam a manutenção da Substituição Tributária na PEC, além de discutir a possibilidade de isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês, com a devida compensação aos estados pela perda de arrecadação.

Saúde:

Os governadores também discutiram o Programa Mais Acesso a Especialistas, do Ministério da Saúde, que visa reduzir as filas de espera no SUS.

União contra o crime:

O ministro Ricardo Lewandowski participou da reunião e reforçou que a PEC da Segurança é uma proposta de Estado, e não de governo, e que todos os governantes estão unidos no combate à criminalidade.

MetrôRio se une à campanha “Natal Sem Fome” e recebe doações de alimentos

0

O MetrôRio se junta à campanha “Natal Sem Fome”, da ONG Ação da Cidadania, para arrecadar alimentos não perecíveis. A partir desta quarta-feira (11), nove estações do metrô receberão doações em caixas coletoras e totens instalados em pontos estratégicos.

Pontos de coleta:

As estações que participam da campanha são:

  • Pavuna
  • Del Castilho
  • Saens Peña/Tijuca
  • Central do Brasil/Centro
  • Carioca/Centro
  • Botafogo
  • Cantagalo/Copacabana
  • General Osório/Ipanema
  • Jardim Oceânico/Barra da Tijuca

Como doar:

As doações podem ser feitas até o dia 25 de dezembro, durante o horário de funcionamento do metrô:

  • Segunda a sábado: das 5h à meia-noite
  • Domingos e feriados: das 7h às 23h

Doações online:

Também é possível contribuir com a campanha “Natal Sem Fome” por meio do site www.natalsemfome.org.br ou via PIX: [endereço de e-mail removido]

Meta da campanha:

A campanha “Natal Sem Fome” tem como meta distribuir 2 mil toneladas de alimentos em todo o Brasil em 2024, o que equivale a 10 milhões de pratos de comida.

Combate à fome:

A Ação da Cidadania, criadora da campanha “Natal Sem Fome”, alerta que mais de 64 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave. Na cidade do Rio de Janeiro, 468 mil famílias não têm o que comer regularmente.

Lamsa intensifica ações preventivas para o verão na Linha Amarela

0

Com a aproximação do verão, a Lamsa, concessionária responsável pela Linha Amarela, intensifica as ações preventivas na via expressa. Serviços de drenagem, limpeza e manutenção estão sendo realizados para evitar alagamentos e garantir a fluidez do trânsito durante o período de chuvas.

Reforço na drenagem:

Para prevenir alagamentos, a Lamsa está reforçando os serviços de drenagem em trechos de Bonsucesso, Maré, Higienópolis e Jacarepaguá. As ações incluem a limpeza de bueiros, galerias e canais, além da manutenção de equipamentos de bombeamento.

Interdições e serviços noturnos:

Para realizar os serviços, uma faixa de cada sentido da via será interditada nos trechos mencionados, das 21h às 5h, entre os dias 9 e 13 de dezembro. Durante as interdições, também serão realizados serviços de varrição mecanizada e pintura de sinalização.

Manutenção diurna:

Pela manhã, das 9h às 16h, equipes da Lamsa farão roçada em trechos da Freguesia, Pechincha e Água Santa.

Monitoramento em tempo real:

Todas as atividades serão monitoradas em tempo real pelo Centro de Controle Operacional da Lamsa, que poderá fazer ajustes na programação para garantir a fluidez do trânsito.

Pousada Villa Raphael em Búzios lança cardápio assinado por chef premiada

0

A Pousada Villa Raphael, em Búzios, apresenta no dia 15 de dezembro seu novo cardápio, assinado pela renomada chef Paula Prandini. Conhecida por comandar o premiado Empório Jardim, no Rio de Janeiro, Paula trará sua culinária sofisticada e criativa para a Praia da Ferradura.

Menu inspirado na Villa Raphael:

O novo cardápio foi inspirado na atmosfera da pousada, que combina charme, elegância e uma conexão única com a natureza. “A inspiração para o cardápio veio do próprio cenário da Villa, com seu ambiente exclusivo e o mar deslumbrante da Ferradura”, explica Paula.

Pratos que unem tradição e modernidade:

A chef buscou equilibrar tradição e modernidade em seu menu, com pratos que valorizam ingredientes locais e técnicas apuradas. “A sofisticação não está em excessos, mas na simplicidade bem executada, onde cada ingrediente é valorizado”, afirma.

Destaques do cardápio:

Entre os destaques do novo cardápio, estão:

  • Spaghetti de frutos do mar: com influência da culinária siciliana.
  • Gnocchi: clássico que conquistou clientes no restaurante Stuzzi.
  • Ovos benedicts: famosos no café da manhã do Empório Jardim.
  • Crumble de maçã: sobremesa com toque nostálgico.

Experiência gastronômica completa:

Com o novo menu, a Villa Raphael oferece uma experiência gastronômica completa, que combina sabor, emoção e harmonia com o ambiente da pousada.

Serviço: