Eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), em assembleia nesta segunda-feira (17), para o biênio 2024/2026, José Domingo Bouzon, pretende investir em novas tecnologias para aumentar as vendas dos hotéis, além de apoiar as prefeituras fluminenses a promoverem os seus destinos turísticos. Com as medidas, o novo presidente visa modernizar o setor, além de tornar os hotéis mais competitivos.
Para otimizar as comercializações hoteleiras, Bouzon investirá em plataformas de reservas mais eficientes e integradas. Elas contarão com sistemas de gestão de propriedade (PMS), além de opções de personalizações de ofertas para ampliar e melhorar a experiência dos hóspedes.
Quanto à parceria com as prefeituras, por meio das secretarias de turismo, José Domingo Bouzon planeja o uso intensivo de plataformas de mídias sociais e ferramentas de marketing digital, com base na criação de uma cartilha com informações sobre o destino, focadas em aspectos como eventos locais, infraestrutura, hospitalidade e marketing turístico. Ele também pretende ampliar a linha de projetos bem-sucedidos da ABIH-RJ: PROHENS, Procaps, workshops, seminários e famtours, voltadas para a capacitação da mão de obra envolvida com o turismo.
“Nossa gestão terá como objetivo dar continuidade ao trabalho realizado pelo Paulo Michel e acrescentar um foco adicional, a inserção de tecnologia e o uso de novas ferramentas digitais, para gestão e divulgação dos hotéis. Vamos organizar também seminários em gestão das ferramentas das OTAS e do Google”, afirma Bouzon, acrescentando que a implantação das 12 zonas turísticas fluminenses, e a divulgação sistemática e continuada do turismo da capital e do interior promoveram grandes mudanças no mercado de turismo, abrindo janelas de oportunidades a médio e longo prazo.
Formado em engenharia civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e com mestrado em engenharia industrial e análise de investimentos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), José Domingo Bouzon é natural de uma aldeia na Galícia, Espanha. Bouzon tem experiência no segmento de hospedagem. Entre 1986 e 2000, atuou no mercado financeiro. Em 2002 comprou, em parceria com o pai, o antigo Hotel Castro Alves, da Hotéis Othon. Em 2006, adquiriu, com outros sócios, o antigo Hotel Trocadero, da mesma rede. A unidade deu lugar ao Arena Copacabana Hotel.
“Agradeço a Alfredo Lopes e Paulo Michel pela parceria, com a qual continuo contando. Afinal, temos muitos desafios pela frente, como a Lei Geral do Turismo que, se entrar em vigor do jeito que está, tornará duradoura a desleal concorrência que as plataformas de locação vêm nos causando. Por isso, temos que reforçar nossa atuação como entidade, abordando políticos para mostrar o quanto nosso pleito é legítimo. Outro ponto de atenção é a questão da liberação dos jogos de azar, que poderá nos causar perdas de receita se for aprovada como está”, disse José Domingo Bouzon, que também é diretor do Arena Hotéis.
À frente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro há quatro anos, o agora ex-presidente Paulo Michel enfrentou o pior momento do setor turístico no mundo durante a pandemia, que foi ultrapassada graças ao foco de Michel na retomada dos negócios por meio da celebração de diversas parcerias com os setores público e privado.
“Presenciamos a união dos atores do segmento turístico no sentido de recuperar empreendimentos e postos de trabalho e a Setur-RJ foi uma grande aliada nesse esforço, nossa parceira na realização de eventos como os Procaps, que percorreram diversos destinos do interior do estado em um modelo tão bem-sucedido que vem sendo replicado pelo Brasil, e os PROENHs, em parceria com a Fecomércio-RJ, que levaram palestras sobre gestão e serviço aos gestores de empreendimentos turísticos por alguns municípios indutores do turismo. Foram mais de 28 eventos, entre eles Procaps, PROENHs e roadshows, e 90 reuniões com representantes do setor e de órgãos públicos. Também registramos a chegada de 29 novos associados”, disse Paulo Michel, que é CEO da rede Louvre Hotéis Group Brazil. Michel teve uma destacada atuação, em Brasília, junta à ABIH Nacional, defendendo a manutenção dos hoteis no Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).