Um novo leilão para determinar a administração do antigo Canecão, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, vai ser realizado nesta quinta-feira, (02/02). O evento está previsto para acontecer, às 16h, no Centro de Convenções do Edifício Ventura, no Centro da cidade, sob organização da UFRJ com apoio do BNDES.
A outorga mínima é de R$ 625 mil. A concessão tem prazo de 30 anos, além deste valor, o concessionário terá que construir uma casa de shows e realizar investimentos em infraestruturas acadêmicas que no total somam R$ 180 milhões de reais nos próximos três anos.
História
Foi construído em 1967, pelo empresário Mario Priolli, como uma grande cervejaria – por isso o nome “Canecão”. O projeto foi do arquiteto José Vasquez Ponte. Mas, o espaço ganhou outro rumo, uma força no cenário musical brasileiro, em 1969 após o histórico espetáculo de Maysa, marcando o retorno da cantora aos palcos.
Nos anos 1970, foi a vez de Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Miúcha e tantos outros brilharem no palco do Canecão. Além de artistas internacionais. E até a banda carioca, Los Hermanos, fez apresentações, em meados dos anos 2000, no local.
Em 2009, entretanto, o espaço, após uma disputa judicial, passou a ser administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E desde 2010, como noticiado pelo DIÁRIO DO RIO, o Canecão passa por abandonado. A ideia era que ali passaria a funcionar um centro cultural, mas não foi adiante por falta de recursos.