Um dos estabelecimentos mais tradicionais do âmbito literário no Rio de Janeiro está encerrando suas atividades. Existente há 41 anos no charmoso Shopping da Gávea, na Zona Sul da capital fluminense, a Livraria Timbre é mais uma vítima da crise econômica ocasionada pela pandemia do Coronavírus e fechará suas portas no próximo dia 31/01. A informação foi publicada pela loja em suas redes sociais na última quinta-feira (21/01).
Famosa por sediar lançamentos de autores brasileiros, pela ótima opção de catálogo de livros e pela simpatia e gentileza de seus funcionários, além de total correlação com a atmosfera cultural do shopping, a Livraria Timbre foi fundada em 1979 por Cristina Machado, mais conhecida como Kiki.
”É um momento difícil. Todo o setor livreiro está sofrendo com a pandemia, especialmente as livrarias pequenas. No nosso caso, a maior dificuldade é não ter um comércio on-line forte. Diante da previsão de que faltaria fôlego em 2021, decidimos encerrar da mesma forma que começamos, com o mesmo cuidado pelos livros. Meu coração está despedaçado”, diz Kiki.
Vale ressaltar que a Timbre não é a única livraria a encerrar atividades em solo carioca recentemente. Em meados de 2020, você leu aqui no DIÁRIO DO RIO que a Saraiva, famosa rede a nível nacional, fechou suas lojas na Rua do Ouvidor, no NewYorkCityCenter e no Shopping RioSul. Já no início deste ano, foi a vez da Argumento fechar suas portas no Rio Design Barra.