Vem se tornando cada vez mais comum a ideia de que as escolas não devem ser apenas espaços onde os alunos aprendem disciplinas, mas também onde socializam com outros indivíduos e têm acesso a serviços diversos, como alimentação, acompanhamento psicológico, de assistência social, entre outros.
O Censo Escolar 2022, recentemente divulgado pelo Inep e pelo MEC, traz algumas informações sobre a equipe de profissionais das escolas em todo o país. Em particular, o Instituto Rio21 fez uma análise dessas informações para as escolas cariocas.
De forma geral, a maioria das escolas públicas da cidade oferecem alimentação para seus alunos. O mesmo não é verdade para as escolas particulares, onde apenas 39,31% oferecem esse serviço para seus alunos:
No entanto, apesar de a esmagadora maioria das escolas públicas oferecer alimentação, um percentual extremamente baixo das municipais e estaduais têm algum(a) nutricionista na equipe:
Ainda que percentualmente menos escolas particulares ofereçam alimentação, o percentual de oferta de profissionais de Nutrição na equipe é bem mais alto em relação às outras escolas, atrás somente das escolas federais.
Um serviço pouco oferecido de forma geral é a de acompanhamento psicológico com um profissional especializado. Somente entre as federais o percentual é de mais de 50% das escolas:
Principalmente com a ampliação do sistema de ensino de turno único, em que os alunos passam mais tempo no ambiente escolar, é urgente que os demais serviços ofertados pela escola, para além do ensino das disciplinas, sejam aprimorados.
Outras matérias publicadas pelo Instituto Rio21 sobre o assunto estão nos links abaixo: