Mais de 98% das escolas municipais oferecem alimentação para os alunos, mas poucas têm nutricionistas

O Censo Escolar 2022, recentemente divulgado pelo Inep e pelo MEC, trouxe algumas informações sobre a equipe de profissionais das escolas em todo o país

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

Vem se tornando cada vez mais comum a ideia de que as escolas não devem ser apenas espaços onde os alunos aprendem disciplinas, mas também onde socializam com outros indivíduos e têm acesso a serviços diversos, como alimentação, acompanhamento psicológico, de assistência social, entre outros.

O Censo Escolar 2022, recentemente divulgado pelo Inep e pelo MEC, traz algumas informações sobre a equipe de profissionais das escolas em todo o país. Em particular, o Instituto Rio21 fez uma análise dessas informações para as escolas cariocas.

De forma geral, a maioria das escolas públicas da cidade oferecem alimentação para seus alunos. O mesmo não é verdade para as escolas particulares, onde apenas 39,31% oferecem esse serviço para seus alunos:

image 15 Mais de 98% das escolas municipais oferecem alimentação para os alunos, mas poucas têm nutricionistas
Oferta de alimentação, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

No entanto, apesar de a esmagadora maioria das escolas públicas oferecer alimentação, um percentual extremamente baixo das municipais e estaduais têm algum(a) nutricionista na equipe:

Advertisement
image 16 Mais de 98% das escolas municipais oferecem alimentação para os alunos, mas poucas têm nutricionistas
Profissional de Nutrição na equipe escolar, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Ainda que percentualmente menos escolas particulares ofereçam alimentação, o percentual de oferta de profissionais de Nutrição na equipe é bem mais alto em relação às outras escolas, atrás somente das escolas federais.

Um serviço pouco oferecido de forma geral é a de acompanhamento psicológico com um profissional especializado. Somente entre as federais o percentual é de mais de 50% das escolas:

image 17 Mais de 98% das escolas municipais oferecem alimentação para os alunos, mas poucas têm nutricionistas
Psicólogo(a) na equipe escolar, por tipo de dependência escolar na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Censo Escolar 2022. Elaboração: Instituto Rio21.

Principalmente com a ampliação do sistema de ensino de turno único, em que os alunos passam mais tempo no ambiente escolar, é urgente que os demais serviços ofertados pela escola, para além do ensino das disciplinas, sejam aprimorados.

Outras matérias publicadas pelo Instituto Rio21 sobre o assunto estão nos links abaixo:

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mais de 98% das escolas municipais oferecem alimentação para os alunos, mas poucas têm nutricionistas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui