De acordo com a 2ª edição da pesquisa de Avaliação do Governo Municipal do Rio de Janeiro, realizada pelo Instituto Rio21 em parceira com o DIÁRIO DO RIO, 74,9% dos cariocas entrevistados que moram no Centro esperam que a gestão municipal nos próximos seis meses seja ótima ou boa. Dentre os moradores das quatro regiões da capital, os da região central foram os que se mostram mais otimistas quanto ao futuro da cidade.
Em contraste, os menos otimistas foram os entrevistados da Zona Oeste: 51,3% declararam acreditar que os próximos seis meses de gestão municipal serão ótimos ou bons, apresentando uma diferença de 23,6 pontos percentuais em relação aos moradores do Centro.
O lançamento de projetos como o Reviver Centro e o Conjunto de Estratégias de Prevenção (CEP) impactaram consideravelmente o otimismo dos residentes do Centro para o futuro. Há uma grande expectativa de melhora da região nos próximos meses graças aos diversos esforços da Prefeitura do Rio de Janeiro para revitalizar a área.
Ao analisar a expectativa para a gestão municipal nos próximos seis meses por sexo, percebe-se que os homens entrevistados estavam levemente mais otimistas do que as mulheres. O percentual de respondentes do sexo masculino que afirmaram acreditar que a atual gestão será ótima ou boa foi de 60,3%, e do sexo feminino, 56,9%.
Na categoria idade, houve uma divergência significativa entre as faixas etárias. Enquanto cerca de 70% dos mais jovens (de 16 a 24 anos e de 25 a 29 anos) esperam que os próximos seis meses da gestão do Prefeito Eduardo Paes sejam ótimos ou bons, entre os mais velhos (de 50 a 59 anos e acima de 60 anos) essa expectativa é de, aproximadamente, 50% dos entrevistados.
Por sua vez, outra tendência indicada pelos dados é um menor nível de otimismo para com o governo municipal entre os entrevistados pretos e pardos. Cerca de 54% dos entrevistados que se identificaram dessas cores acreditam que o Governo Municipal irá gerir de forma ótima ou boa nos próximos seis meses.
Por fim, a pesquisa também constatou uma diferença abismal na expectativa para a gestão municipal nos próximos meses entre os extremos sociais. Ao passo que somente 22,6% dos entrevistados que possuíam uma renda familiar mensal de até 1 salário mínimo afirmaram que esperam que a gestão nos meses seguintes seja ótima ou boa, esse percentual foi 2,6 vezes maior entre aqueles que possuem uma renda familiar mensal acima de 16 salários mínimos.
Em novembro, foram ouvidos 1032 moradores da cidade do Rio de Janeiro, entre 03 e 16 de novembro de 2021, de forma presencial e online.
A próxima avaliação está prevista para ser realizada no mês de fevereiro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas trimestrais, que deverá perdurar até o final desta gestão.
Confira mais informações sobre essa pesquisa nos links abaixo:
- Popularidade de Eduardo Paes cai em 3 meses
- Pesquisa mostra carioca mais feliz com o Rio de Janeiro
- Expectativa do Carioca com a gestão Eduardo Paes e otimismo com o Rio
- Pesquisa mostra otimismo do carioca com a cidade em queda
- Avaliação do Governo Eduardo Paes melhora quanto mais rico e jovem for o carioca