A taxa de ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no município do Rio de Janeiro, anteriormente de 93%, chegou a 96% no último domingo (07/03), conforme divulgado pelo Painel Coronavírus, do Governo Estadual.
Vale ressaltar que, ao todo, a capital fluminense dispõe de 616 leitos de UTI para atender casos de Covid-19, enquanto que, em relação à enfermaria, são 640 vagas – mas, atualmente, 73% delas estão ocupadas.
Justamente para tentar impedir o cada vez maior avanço da Covid-19, a Prefeitura do Rio implementou, por meio de decreto oficial publicado na última quarta-feira (03/03), novas medidas restritivas para a cidade.
Elas começaram a valer na sexta (05/03) e têm previsão de término para a próxima quinta (11/03). No entanto, devido à complexidade da situação, podem acabar sendo postergadas ou até mesmo ampliadas, de acordo com o Poder Executivo Municipal.
Interior do RJ também tem situação preocupante
Paralelamente à capital, outros 8 municípios do estado do RJ também têm situação que gera grande apreensão. Bom Jesus, Miracema, Paraíba do Sul, Rio das Ostras, Saquarema, Sapucaia, Teresópolis e Três Rios não têm, no momento, nenhuma vaga disponível de UTI.